TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DO PEDAGOGO PERANTE A SOCIEDADE

Trabalho Escolar: A IMPORTÂNCIA DO PEDAGOGO PERANTE A SOCIEDADE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/11/2013  •  1.570 Palavras (7 Páginas)  •  812 Visualizações

Página 1 de 7

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

PEGOGIA

NAZARETH MELICÉGENES DE PAULA

A IMPORTÂNCIA DO PEDAGOGO PERANTE A SOCIEDADE

UM BEM NECESSÁRIO À TODOS

Uberlândia

2013

NAZARETH MELICÉGENES DE PAULA

A IMPORTÂNCIA DO PEDAGOGO PERANTE A SOCIEDADE

UM BEM NECESSÁRIO À TODOS

Trabalho apresentado ao Curso Pedagodia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplinas [O Trabalho do Pedagogo nos Espaços Educativos; Psicologia da Edução ll; Comunicação e Linguagem ; Educação e Diversidade: Relações Étnico-Raciais].

Profs. Vilze Vidote, Carlos Eduardo Gonçalves, Juliana Fogaça, Fabio Luiz da Silva.

Uberlândia

2013

Este texto tem o objetivo de apresentar uma reflexão em relação a importância dos pedagogos e educadores de nossas escolas.

Abordaremos a importância dos professores e pedagogos em nossa sociedade, o quanto eles são necessários em nossas vidas e em nossas aprendizagens, quanto é importante o respeito e a valorização desses profissionais da educação, da psicologia da educação que nos possibilita refletirmos sobre o processo de ensino e aprendizagem , da comunicação e linguagem importante em nossas leituras e interpretações, tão presente em nosso cotidiano em suas variações linguísticas dentro da nossa cultura brasileira, abordaremos tambem as relações étnico-racias, como inclusão e discriminação presentes em nossas escolas.

Cabe aos nossos pedagogos, educadores e professores , valorizar o compromisso com sua equipe profissional, com a formação do sujeito, com a educação e com a sociedade, que também faz parte de todo processo educativo.

O pedagogo deve valorizar o compromisso da equipe profissional e do professor em particular, com a educação , com a formação do sujeito, com a responsabilidade com seu próprio trabalho e com a instituição em que traballa, devemos considerar algumas atribuições específicas de maoir relevância, entre elas algumas que irei citar abaixo, conforme a descrição das atividades genéricas do professor Pedagogo nos estabelecimentos de ensino e Educação Infantil, Educação Profissional , Ensino Fundamental e Esnino Médio.

1- Participar e intervir , junto à direção, da organização do trabalho pedagógico escolar no sentido de realizar a função social e a especifidade da educação escolar.

2- Coordenar, junto à direção, o processo de distribuição de aulas e disciplinas a partir de critérios legais, pedagógicos-didático desenvolvido na escola pelo coletivo dos profissionais que nela atuam.

3- Atuar, junto ao coletivo de prefessores, na elaboração de projetos de recuperação de estudos a partir das necessidades de aprendizagem identificadas em sala de aula, de modo a garantir as condições básicas para que o processo de socialização do conhecimento científico e de construção do saber realmente se efetive.

4- Desenvolver projetos que promovam a interação escola-comunidade, de forma a ampliar os espaços de participação, de democratização das relações, de acesso ao saber e de melhoria na qualidade de vida da popolação.

5- Promover a construção de estratégias pedagógicas de superação de todas as formas de discriminação, preconceito e exclusão social e de ampliação do compromisso ético-politico com todas as categorias e classes socias. (Vidotte, Gonçalves, Fogaça, Silva, p.4, p.5, p.6, 2013 )

O trabalho do pedagogo no espaço escolar deve estar em sintonia, todos trabalhando juntos para que consigam alcançar objetivos proposto pela escola buscando ensino eficiente e formando cidadãos capacitados a fazer a diferença nos dias de hoje, é importante que a escola também possa reconhecer um bom profissional para que os dois possam caminhar juntos em sintonia promovendo a democratização nesse espaço escolar.

Através de estudos podemos destacar a ligação do pedagogo como mediador da socialização na escola, e isso reforça a teroria de Vygostshy que destaca a importância das interações sociais, que defende a cosntrução do conhecimento através da interação entre as pessoas, e neste ponto devemos tambem lembrar o quanto é importante o trabalho de pedagogos que desenvolvem projetos de densenvolvimento pessoal e social que podem acontecer em espaços não formais, como nas comunidades , organizações não governamentais, entre outros.

Falando sobre a psicologia na educação podemos dizer que ela é muito importante e fundamental para a prática pedagógica por conter teorias que possibilitam a compreensão de comportamentos, principalmente da infância, serve de apoio nos trabalhos realizados com alunos, docentes e famílias, facilitando uma reflexão sobre o desenvolvimento humano, processo de ensino-aprendizagem, as relações professor-aluno-família e as mudanças sociais que estão ocorrendo. A psicologia auxilia o professor a desenvolver conhecimentos e habilidades, atitudes e valores que possibilitam construir seus saberes docentes a partir das necessidades e desafios que o ensino lhe coloca no cotidiano.

Agora vamos falar da Comunicação e Linguagem , e da Educação e Diversidade, abordando a importância da linguagem em nosso cotidiano e na sequência falando das relações étnico-racias e discrimiçãoes dentro das escolas.

É muito importante como educador , pedagogo, utilizarmos bem a comunião e a linguagem , pois é com ela que transmitimos o nosso saber, é com ela que caminharemos por toda vida, pois sem o dialogo e sem a escrita, não que se torne impossível , mas se torna bem mais difícil a nossa comunicação e caminhada.

A lingagem é muito mais do que simplismente falar. Falando, conversando, temos a nossa liguagem verbal, da qual utilizamos todos os dias para nos comunicar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com