TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A QUESTÃO SOCIAL PERANTE AS TRANSFORMAÇÕES SOCIETÁRIA, ESPESIALMENTE VOLTADA NA JUVENTUDE DA SOCIEDADE BRASILEIRA

Ensaios: A QUESTÃO SOCIAL PERANTE AS TRANSFORMAÇÕES SOCIETÁRIA, ESPESIALMENTE VOLTADA NA JUVENTUDE DA SOCIEDADE BRASILEIRA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/5/2014  •  1.659 Palavras (7 Páginas)  •  589 Visualizações

Página 1 de 7

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

2.1 As questões sociais objetivas e subjetivas: ........................................4

2.1.1 Existe uma relação concreta entre as relações da questão social no passado e no presente? Quais são elas?...........................4

3 CONCLUSÃO 5

REFERÊNCIAS 6

1 INTRODUÇÃO

Surgiu no século XIX, na Europa, “a questão social” e iniciou para exigir a formulação de políticas sociais em benefício da classe operária. A atual questão social refere-se à ampliação do trabalho na sociedade. Que por sua vez lutava pela liberdade dos escravos, possibilitando a melhoria e oportunidade de trabalho. A questão social é muito vinculada com a desigualdade social a fim de fazer programas e projetos para auxiliar os necessitados e também auxiliar nos pedidos por mudanças para a juventude. Um profissional que lida diretamente com as questões sociais é o Assistente Social, que trabalha nesta tensão entre produção da desigualdade e produção da rebeldia e da resistência. O ser humano é um ser social, pois ninguém é autossuficiente. Dependemos da participação de outros para nossa sobrevivência, seja nas relações de produção, de comercialização, assim temos que viver em sociedade e para isso tornam-se necessário regrar comuns para manter organização e conciliar os diversos interesses. As expressões sociais da aquela época eram tratadas com violência sendo vista de forma infracional, ou seja, como um crime que sempre acabava com policia, mesmo assim mudou um pouco, pois hoje assim como antigamente temos mobilização de jovens buscando melhoria para sua cidade, melhoria no meio de transporte, grandes manifestações, greves, ate hoje os assistentes sociais vem buscando junto com os jovens certa melhoria para a nossa sociedade. É por esse motivo que a questão social representa uma área que precisa evoluir bastante no Brasil.

.

2 DESENVOLVIMENTO

o objeto do Serviço Social é sempre um desafio. O Serviço Social é uma profissão legitimada socialmente, isto significa que ele tem uma função social. As profissões são criadas para responderem às necessidades dos homens. O desenvolvimento das forças produtivas colocam as necessidades de novas profissões, assim como considera outras desnecessárias. Mas, mesmo respondendo a uma necessidade social, o que pode ser corroborado pelo número de assistentes sociais inseridos no mercado de trabalho; pelo fato de que eles, efetivamente, trabalham desenvolvendo ações que tem um produto, produto social com dimensões econômicas e políticas; ainda assim, o Serviço Social mantém, historicamente, o dilema da especificidade profissional. Especificidade, esta, que é dada pelo objeto profissional. Em termos bastante simples, a questão é: sobre o que trabalha o Serviço Social? A resposta a esta questão responde, também, com qual objetivo trabalha o Serviço Social.

O objeto do Serviço Social, neste sentido, está, intimamente, vinculado a uma visão de homem e mundo; fundamentado numa perspectiva teórica que, no modo capitalista de produção, implica em uma opção política – a teoria norteadora da ação, a ação que reconstrói a teoria, demonstra de que lado está o Serviço Social. E, desde o Movimento de Conceituação, o Serviço Social tem construído uma ação voltada para a maioria da população. Mas esta não foi sempre sua história. A questão social surgiu no século XIX, na Europa, e iniciou para exigir a formulação de políticas sociais em benefício da classe operária. A questão social é muito vinculada com a desigualdade social a fim de fazer programas e projetos para auxiliar os necessitados e também auxiliar nos pedidos por mudanças na política.

“... o Serviço Social atua na base das inter-relações do binômio indivíduo-sociedade. [...] Como prática institucionalizada, o Serviço Social se caracteriza pela atuação junto a indivíduos com desajustamentos familiares e sociais. Tais desajustamentos muitas vezes decorrem de estruturas sociais inadequadas” (Documento de Araxá, 1965, p.11).

Um profissional que lida diretamente com as questões sociais é o Assistente Social, que trabalha nesta tensão entre produção da desigualdade e produção da rebeldia e da resistência.

“diz respeito ao conjunto das expressões das desigualdades sociais

engendradas na sociedade capitalista madura, impensáveis sem a

Intermediação do Estado. Tem sua gênese no caráter coletivo da

Produção, contraposto à apropriação privada da própria atividade.

Humana – o trabalho –, das condições necessárias à sua realização,

“Assim como de seus frutos” (2001, p.10).

Vivenciamos, assim, um quadro de retração e liquidação dos direitos sociais dos cidadãos, ocasionando no aumento do número de indivíduos, famílias e comunidades que vivem em condições precárias por causa da grande desigualdade social e da redução da qualidade de vida. Com isso, temos o crescimento das desigualdades dos direitos básicos – civis políticas e sociais – de massa significativa da sociedade brasileira.

De acordo com Iamamoto (2006), “a atual desregulamentação das políticas públicas e dos direitos sociais desloca a atenção à pobreza para a iniciativa privada ou individual, impulsionada por motivações solidárias e benemerentes, submetidas ao arbítrio do indivíduo isolado’, e não à responsabilidade pública do Estado” (p.3). Isso resulta na privatização das ações de cuidado e proteção social dos indivíduos. E, falar em privatização de cuidado e proteção social é tocar na esfera do privado, do doméstico, e da família. Esse tipo de ação pode ser caracterizado como uma “volta ao passado”, uma vez que estabelece um retorno a formas de proteção social articuladas ao mundo.

As questões sociais objetivas e subjetivas:

→ Surgimento de novos problemas vinculados às modernas condições de trabalho urbano;

→ Aparecimento da burguesia e proletariado;

→ Introdução de uma nova forma de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com