TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO PARA A ORGANIZAÇÃO ESCOLAR

Pesquisas Acadêmicas: A IMPORTÂNCIA DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO PARA A ORGANIZAÇÃO ESCOLAR. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/10/2014  •  1.111 Palavras (5 Páginas)  •  828 Visualizações

Página 1 de 5

A construção do Projeto Político Pedagógico (PPP) é peça fundamental no planejamento das instituições de ensino em seus vários níveis e modalidades. É o PPP que irá demonstrar o que a escola idealiza, quais suas metas e objetivos e quais os possíveis caminhos para atingi-lo.No Brasil, se intensificou a elaboração dos projetos políticos pedagógicos após a publicação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (1996), que em seus artigos 12, 13 e 14 estabeleceu a obrigatoriedade de uma proposta pedagógica para as escolas de educação básica. A mesma legislação deixa claro o caráter político da escola, pois de agra como seu principal papel a formação de cidadãos.

Para Veiga (2005) o PPP torna-se uma direção para as ações da escola. É um ato intencional que deve ser estabelecido coletivamente e, por isso, passa a ser compromisso de todos. Refletem opções de escolha, prioridades para a formação de cidadãos e expressa atividades pedagógicas que levam a escola a alcançar seus objetivos educacionais. O PPP é importante para a Educação Básica por ser um documento que diz não à uniformização. Deixou de ser apenas um conjunto de planos e diretrizes e se fez amplo, justamente, por ser projeto, por ser político e por ser pedagógico. Por ser projeto apresenta propostas, ou seja, é inacabado, inconcluso, dialético. Por ter dimensão política está comprometido com a formação de cidadãos que atuarão individual e coletivamente na sociedade e serão os responsáveis pela construção de seus rumos. E por ser pedagógico possibilita a efetivação da intencionalidade da escola, permite a organização de atividades e ações educativas necessárias para o ensino e aprendizagem.

A educação na atualidade nos impõe desafios a exemplo da violência presente em muitas escolas. Há anos os professores sofrem com este problema que tem se agravado, como podemos constatar nas falas dos professores, pedagogos, diretores e pela mídia. Neste contexto, educadores, boa parte formados em instituições tradicionais, burocráticas, tecnicistas e repressoras, tem como grande desafio ensinar às nossas crianças e jovens os conhecimentos considerados clássicos e necessários para o desenvolvimento integral do ser humano, numa sociedade contraditória e desigual, onde não há emprego para todos.O projeto da escola é sua expressão política, ou seja, é o documento base no qual estão contidas suas concepções da sociedade, da educação, e do homem. Dele faz parte o currículo que é considerado o que a escola tem de melhor para oferecer aos seus alunos. Revelando-se assim a gestão democrática na seleção dos conteúdos importantes por parte dos professores, ouvindo também os seus alunos, pais, funcionários, que por meio do trabalho coletivo, constroem suas consciências pessoais e sociais. Ao construirmos os projetos de nossas escolas, planejamos o que temos intenção de fazer, de realizar. É uma ação intencional, com compromisso definido, por isso todo projeto pedagógico da escola é um projeto político por estar articulado ao pacto sociopolítico com interesses reais e coletivos da população.O termo projeto indica plano, vem de projetar que significa lançar-se. Neste sentido, o projeto é redação preliminar das intenções da escola. Já o termo político relaciona-se ao sentido de exercer a política de cuidar do que é público, ter habilidade no trato das relações humanas. Politizar na escola é reiterar nos seus alunos e demais membros que a constitui a consciência dos direitos e deveres dos cidadãos. E o termo pedagógico, por sua vez, refere-se à efetivação da finalidade da educação, que é o ato de ensinar e de aprender.

O projeto político pedagógico tem sido objeto de estudos para professores, pesquisadores e instituições educacionais em nível nacional, estadual e municipal, em busca da melhoria da qualidade do ensino. O projeto político pedagógico deixará de ser um documento de gaveta para tornar-se um instrumento de emancipação, em que os conhecimentos nele contidos e defendidos pela comunidade escolar terão maior probabilidade de serem ensinados e aprendidos, possibilitando assim, que a escola cumpra seu papel social. Esse projeto pode ser entendido como elemento norteador das ações educativas, que vincula um projeto histórico social, trazendo uma forma especifica de compreender a escola e seu papel na sociedade.

A principal possibilidade de construção do projeto político-pedagógico passa pela relativa autonomia da escola, de sua capacidade de delinear sua própria identidade. Isto significa resgatar a escola como espaço

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com