TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO PARA A ORGANIZAÇÃO ESCOLAR

Exames: A IMPORTÂNCIA DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO PARA A ORGANIZAÇÃO ESCOLAR. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/10/2014  •  4.707 Palavras (19 Páginas)  •  520 Visualizações

Página 1 de 19

1. INTRODUÇÃO ............................................................................................. 1

2. DESENVOLVIMENTO....................................................................................2

2.1 RELEVÂNCIA................................................................................................4

2.2 OBJETIVOS EDUCACIONAIS......................................................................7

3 CONCLUSÃO..................................................................................................10

4 REFERENCIAS................................................................................................11

1. INTRODUÇÃO 1

A escola é o lugar de concepção, realização e avaliação de seu projeto educativo, uma vez que necessita organizar seu trabalho pedagógico com base em seus alunos. Nessa perspectiva, é fundamental que ela assuma suas responsabilidades, sem esperar que as esferas administrativas superiores tomem essa iniciativa, mas que lhe dêem as condições necessárias para levá-Ia adiante. Para tanto, é importante que se fortaleçam as relações entre escola e sistema de ensino.

O PPP- Projeto Político Pedagógico dende a aprensentar a caracterização da escola, desde a documentação que conferirá certificados até os elementos internos como o diagnóstico da realidade da escola, a visão da educação/ escola e sociedade, tendências pedagógicas: organização coletiva, de atividades e de escolha do que será aplicado ou seja, as propostas metodológicas, o perfio dos educandos que se pretende formar para as áreas de conteúdos programáticos, ações e metas e os tipos de avaliações inseridas em todo o contexto. Ter um Projeto Político Pedagógico construído com cuidado é essencial para que toda a comunidade escolar conheça os objetivos educacionais que a instituição pretende atingir e os meios disponíveis para tanto.

Palavras- chaves e seguenciação: projeto, político, pedagogia, relevância do PPP, diagnóstico da realidade, visão da educação, propostas metodológicas, conteúdos programáticos, objetivos educacionais, avaliação.

2. DESENVOLVIMENTO 2

Toda escola tem objetivos que deseja alcançar, metas a cumprir e sonhos a realizar. O conjunto dessas aspirações, bem como os meios para concretizá-las, é que dá forma e vida ao chamado projeto político pedagógico - o PPP. Porém, muitos gestores têm dúvidas sobre como esquematizar o documento, que tópicos incluir e de que maneira apresentar cada informação.

Uma possível fonte de inspiração é a leitura de documentos elaborados em outras escolas - desde que sejam exemplos bem construídos, que visem em cada área descrita as reais necessidades dos alunos, descrevam com atenção a clientela, levem em consideração os dados sobre a aprendizagem, estabeleçam com cautela o relacionamento com as famílias, relatem os recursos que a escola possui para ensinar e tenham diretrizes e planos de ação claros e objetivos. No entanto, há erros muito comuns que devem ser considerados, alguns descuidos no processo de elaboração do projeto político pedagógico podem prejudicar sua eficácia e devem ser evitados.

* Comprar modelos prontos ou encomendar o PPP a consultores externos. "Se a própria comunidade escolar não participa da preparação do documento, não cria a ideia de pertencimento", diz Paulo Padilha, do Instituto Paulo Freire.

* Com o passar dos anos, revisitar o arquivo somente para enviá-lo à Secretaria de Educação sem analisar com profundidade as mudanças pelas quais a escola passou e as novidades trazidas pelos educandos.

* Deixar o PPP guardado em gavetas e em arquivos de computador. Ele deve ser acessível a todos.

* Ignorar os conflitos de ideias que surgem durante os debates. Eles devem ser considerados as decisões votadas democraticamente.

* Confundir o PPP com relatórios de projetos institucionais - portfólios devem constar no documento, mas são apenas uma parte dele.

Prestando uma maior atenção, as próprias palavras que compõem o nome do documento dizem muito sobre ele:

É projeto porque reúne propostas de ação concreta a executar durante determinado período de tempo.

3

É político por considerar a escola como um espaço de formação de cidadãos conscientes, responsáveis e críticos, que atuarão individual e coletivamente na sociedade, modificando os rumos que ela vai seguir.

É pedagógico porque define e organiza as atividades e os projetos educativos necessários ao processo de ensino e aprendizagem.

Ao juntar as três dimensões, o PPP ganha roupagem e extrutura. Ele precisa ser completo o suficiente para não deixar dúvidas sobre essa rota e flexível o bastante para se adaptar às necessidades como um guia para gestores e professores, funcionários, alunos e famílias.

"O PPP se torna um documento vivo e eficiente na

medida em que serve de parâmetro para discutir

referências, experiências e ações de curto, médio

e longo prazos", diz * Paulo Roberto Padilha,

diretor do Instituto Paulo Freire, em São Paulo.

Na última Conferência Nacional de Educação (Conae), realizada no

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.7 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com