TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO PARA A ORGANIZAÇÃO ESCOLAR

Artigo: A IMPORTÂNCIA DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO PARA A ORGANIZAÇÃO ESCOLAR. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/11/2014  •  1.100 Palavras (5 Páginas)  •  738 Visualizações

Página 1 de 5

1 INTRODUÇÃO

Este trabalho é uma produção textual individual e reflexiva sobre compreensão e estruturação do Projeto Político Pedagógico proposto na matéria de Organização do Trabalho Pedagógico do Curso de Licenciatura em Educação Física, pelo sistema presencial conectado através da UNOPAR – Universidade Norte do Paraná. O intuito desse trabalho tem apenas como objetivo a compreensão de sua divisão estrutural e na sua importância na escola e, ao mesmo tempo, refletir sobre pressupostos que devem orientar uma proposta pedagógica; tais como: Marco Referencial; Diagnóstico; Programação.

A elaboração do Projeto Político Pedagógico é de suma importância para a instituição escolar que busca qualidade, o próprio projeto deve prever as atividades escolares, do pedagógico ao administrativo, priorizando a construção de uma gestão democrática integrada às necessidades e desejos da comunidade, que participa em sua operacionalização ativamente, assim atingindo um resultado positivo referenciado por professores, pais, representantes de alunos, funcionários e demais membros da comunidade escolar.

2 DESENVOLVIMENTO

A elaboração do Projeto Político Pedagógico (PPP) é peça fundamental no planejamento de instituições de ensino para uma escola que funcione em perfeita harmonia, assim demonstrando o que a escola idealizará, prevendo e objetivando as metas a serem alcançadas.

Escola é o lugar onde se faz amigos, não se trata só de prédios, salas, quadros, programas, horários, conceitos (...). Escola é, sobretudo, gente que trabalha, que estuda, que se alegra, se conhece, se estima. O diretor é gente, o coordenador é gente, o professor é gente, o aluno é gente, cada funcionário é gente. E a escola será cada vez melhor na medida em que cada um se comporte como colega, amigo, irmão. Nada de “ilha cercada de gente por todos os lados”. Nada de conviver com as pessoas e depois descobrir que não tem amizade a ninguém, nada de ser como tijolo que forma a parede, indiferente, frio, só. Importante na escola não é só estudar, não é só trabalhar, é também criar laços de amizade, é criar ambiente de camaradagem, é conviver, é se “amarrar nela”! Ora, é lógico... Numa escola assim vai ser fácil estudar, trabalhar, crescer, fazer amigos, educar-se, ser feliz. (Paulo Freire)

.

Pensar em escola e educação é julgar os fatores de qualidade de ensino aliados aos serviços prestados a sociedade que está em constante mudança. Assim então, os pressupostos sobre o (PPP) são indispensáveis para uma instituição escolar, considerando o fato de envolver toda a comunidade, interna e externamente. Entendemos, portanto que sua construção é coletiva e deve buscar os ideais de uma escola democrática, inclusiva e para todos.

Existindo projeto pedagógico próprio, torna-se bem mais fácil planejar o ano letivo ou rever e aperfeiçoar a oferta curricular, aprimorar expedientes avaliativos, demonstrando a capacidade de evolução positiva crescente. É possível lançar desafios estratégicos como: diminuir a repetência, introduzir índices crescentes de melhoria qualitativa, experimentar didáticas alternativas, atingir posição de excelência (Demo 1998, p. 248).

É preciso ressaltar que todos, trazendo sua parcela de contribuição, refletindo, agindo, desenvolvendo e aproveitando potencialidades, podem colaborar com soluções coerentes para dificuldades encontradas, tornando possível efetivar um processo de ensino-aprendizagem de qualidade, em que todos estejam dispostos a cooperar e se emancipar para um mundo cada vez mais exigente.

Em face dos constantes desafios e transformações na sociedade, a educação, focada na qualidade de uma prática social, pode contribuir para a democratização da sociedade brasileira. É possível observar que a busca de qualidade representa o desejo de prestar um serviço eficiente para formar homens e mulheres capazes de compreender a sociedade em que vivem.

Isso tudo nos destaca a importância social do (PPP) no contexto escolar, uma vez que seu processo de construção e execução visa a melhoria dos serviços educacionais considerados relevantes para estruturar princípios que visam as práticas educativas. Mas para compreensão da construção e de como seria a estrutura do (PPP), devemos analisar seus componentes: os marcos de referência, o diagnóstico e a programação. Ressaltemos que os marcos de referência, que são correspondentes as finalidades da instituição escolar, é de fundamental importância para a realização do diagnóstico, ou seja, a representação da realidade da escola, assim este orientará a construção do Plano de Ação com vistas à construção da escola perfeita.

Ao detalhamento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com