TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO PARA A ORGANIZAÇÃO ESCOLAR

Exames: A IMPORTÂNCIA DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO PARA A ORGANIZAÇÃO ESCOLAR. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/11/2014  •  962 Palavras (4 Páginas)  •  254 Visualizações

Página 1 de 4

O Projeto Político Pedagógico (PPP) é peça fundamental, de suma importância no planejamento das instituições de ensino em seus vários níveis e modalidades. É o PPP que irá demonstrar o que a escola idealiza quais suas metas e objetivos e quais os possíveis caminhos para atingi-los, dando há elas uma direção, e uma melhor organização interior.

Refletindo opções de escolha, prioridades para a formação de cidadãos e expressa atividades pedagógicas que levam a escola a alcançar seus objetivos educacionais. O PPP é importante para a Educação Básica por ser um documento que diz não à uniformização. Deixou de ser apenas um conjunto de planos e diretrizes e se fez amplo, justamente, por ser projeto, por ser político e por ser pedagógico.

Por ser projeto apresenta propostas, ou seja, é inacabado, inconcluso, dialético. Por ter dimensão política está comprometido com a formação de cidadãos que atuarão individual e coletivamente na sociedade e serão os responsáveis pela construção de seus rumos. E por ser pedagógico possibilita a efetivação da intencionalidade da escola, permite a organização de atividades e ações educativas necessárias para o ensino e aprendizagem. O PPP preocupa-se em propor uma forma de organizar o trabalho pedagógico visando uma superação dos conflitos, buscando rechaçar as relações competitivas, corporativas e autoritárias. Na tentativa, de acabar com a rotina do mundo interno da instituição.

A Escola tem a preocupação de observar a realidade dos sujeitos envolvidos e buscar as condições necessárias para o desenvolvimento das ações planejadas. Visa à formação de parcerias no sentido de promover a articulação dos vários segmentos e preza o respeito pela diversidade de opiniões que permitirão o crescimento coletivo.

No qual entra o papel da educação, sabemos que ela é um dos fatores responsáveis pela transformação e evolução da sociedade. Ela ajuda os educandos a “abrir os olhos” no sentido de perceberem e defenderem seus direitos perante a sociedade, proporcionando-lhes uma maior visão acerca do que compete a eles desenvolver na sociedade em que estão inseridos. Aos educadores cabe a necessidade de compartilhar seus conhecimentos , visando os objetivos específicos na seleção de seus conteúdos aplicando os objetivos básicos, preparando ou visando o aluno como um sujeito culturalmente ativo no processo nas lutas sociais na transformação da realidade; procurar meios para que todos os alunos tenham um ensino de qualidade no qual se amplia o processo da escolarização formal; desenvolver o potencial de sus alunos, principalmente aqueles não consegue se envolver nas atividades nos métodos de ensinos práticos, formando assim alunos com capacidades e opiniões criticas e criativas aplicando seus conhecimentos e sua habilidades; ajudando seus alunos a terem caráter para viver em sociedade terem princípios éticos, incentivando até a terem uma vida saudável; além da própria instituição e das pessoas próximas ao aluno terem um vinculo facilitando a avaliação e progresso do aluno.

Nesta pesquisa, já é possível percebermos o quanto é importante aparticipação do professor na elaboração do Projeto Político Pedagógico, bem como o valor imensurável dos registros nele contido onde as palavras deixam por vezes de refletir os desejos, mas buscam representar as memórias de práxis educativas cotidianas em sala de aula.

A importância do professor atuante e atualizado é um dos temas mais comentados no contexto educacional, dadas as necessidades de atender um número maior de alunos e responder às inúmeras questões lançadas pelos vários meios de comunicação.

Assim, nos deparamos com os mais variados discursos entre os docentes. Alguns dizem ser impossível ocorrer a formação dos professores

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com