TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DO SGA NAS EMPRESAS PARA PROMOVER A SUSTENTABILIDADE

Monografias: A IMPORTÂNCIA DO SGA NAS EMPRESAS PARA PROMOVER A SUSTENTABILIDADE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/6/2014  •  2.888 Palavras (12 Páginas)  •  1.820 Visualizações

Página 1 de 12

A IMPORTÂNCIA DO SGA NAS EMPRESAS PARA

PROMOVER A SUSTENTABILIDADE

FRANCIANE SOARES

Curso de Gestão Tecnológica

Faculdade de Tecnologia Darcy Ribeiro - FTDR

Orientador (a): Magda Maia

Sinopse:

A busca pela preservação ambiental passou a ser ferramenta crucial para as empresas que desejam se manter neste mercado global. O sistema de Gestão Ambiental-SGA, permite que a empresa controle sistematicamente seu desempenho ambiental e promova uma melhoria contínua nas suas operações. No entanto, a implantação de um SGA não garante o seu gerenciamento por si só.

Assim, para garantir o sucesso nos resultados visando uma maior competitividade, faz-se necessário que as empresas monitorem continuamente indicadores de desempenho ambiental.

INTRODUÇÃO

As empresas estão vendo a relação com o meio ambiente de forma diferente de antes, e isso tem ocorrido devido às mudanças que vem acontecendo na sociedade durante as ultimas décadas, ou seja, a sociedade tem exigido mais das empresas com relação ao meio ambiente, fazendo com que essas empresas tomem consciência do seu papel para com as gerações futuras e o próprio planeta.

Essa preocupação da sociedade tem feito com que algumas empresas passem a olhar com o devido respeito às questões ambientais, e não só as empresas, como também os próprios governantes elaborando leis cada vez mais restritivas a emissão de poluentes, de resíduos sólidos e líquidos, a emissão de ruídos e a exploração de recursos naturais. Com isso surge a educação ambiental, que está em alta por uma razão simples: a necessidade de sobrevivência, as futuras gerações precisam ser educadas para a preservação e conservação do nosso meio ambiente.

As empresas têm sido consideradas uma das principais responsáveis pelos problemas ambientais, algumas empresas ainda vêem a questão ambiental como um problema financeiro, fazendo assim com que tenham dificuldades em implantar um Sistema de Gestão Ambiental. Mas o que temos visto é que na verdade não se torna um problema e sim uma solução sustentável e rentável se for bem administrado. Nesse sentido RIBEIRO & MARTINS (1998; P.5) dizem que as demonstrações contábeis podem ser o canal adequado para tais evidencias, principalmente porque nestes estão contidos todas as informações pertinentes à situação patrimonial e desempenho da empresa em um determinado período.

O Sistema de Gestão Ambiental (SGA) é uma estrutura organizacional que permite as empresas avaliarem e controlarem os impactos ambientais de suas atividades, produtos ou serviços. Ao implementar um Sistema de Gestão Ambiental (SGA), as empresas não recebem apenas benefícios financeiros e sim melhora a sua imagem perante a sociedade que está cada vez mais exigente com a questão da poluição, dentre outras vantagens.

Podemos assim refletir sobre a seguinte questão: Por que e qual a importância de implantar Sistemas de Gestão Ambiental (SGA) nas empresas de hoje?

REVISÃO DE LITERATURA

Um Sistema de Gestão Ambiental (SGA) fornece a ordem e a consistência necessária para uma organização trabalhar suas preocupações ambientais, através da alocação de recursos, atribuição de responsabilidade, e avaliação contínua de suas práticas, procedimentos e processos.

Segundo SCHERER, 1996, a Gestão Ambiental é uma parte integrante do sistema administrativo geral da organização. A formulação de um SGA é um processo interativo e contínuo. A estrutura, responsabilidade, práticas, procedimentos, processos e recursos para a implementação de políticas, objetivos e metas ambientais podem ser coordenados em conjunto com outros esforços de outras áreas administrativas.

O Sistema de Gestão Ambiental é a forma pela qual a empresa se mobiliza interna e externamente na conquista da qualidade ambiental desejada. Para atingir a meta, ao menor custo, de forma permanente, o Sistema de Gestão Ambiental (SGA) é a estratégia indicada.

Junto com a gestão ambiental, as empresas ecologicamente responsáveis têm investido na sustentabilidade, procurando aplicar o conceito de desenvolvimento sustentável. A sustentabilidade leva em conta tanto o lucro, quanto as pessoas e o planeta, trabalhando sob uma perspectiva de longevidade, garantindo o sucesso da empresa, o desenvolvimento do meio social em que ela se insere e a preservação do meio ambiente (MOURA 2004).

Nessa direção, emerge a importância e demanda de empresas em busca de um Sistema de Gestão Ambiental (SGA) que possa ser aplicado no gerenciamento e controle das ações das empresas sobre o ambiente. Assim, a implantação de um SGA, mais especificamente o SGA segundo a norma NBR ISO 14001 (a mais difundida mundialmente), faz com que o processo produtivo seja reavaliado continuamente, refletindo na busca por procedimentos, mecanismos e padrões comportamentais menos nocivos ao meio ambiente.

A exigência da conformidade, como forma voluntária de gerenciamento ambiental para a sustentabilidade, contribui de maneira efetiva na definição de parâmetros que estabeleçam princípios bem definidos para o atendimento das normas.

Tendo como finalidade a prevenção dos danos ambientais em razão dos processos produtivos e dos produtos colocados no mercado, a empresa parte em busca de sua certificação na norma ISO 14001, através de um Sistema de Gestão Ambiental (SGA).

A norma ISO 14001 se propõe a fornecer, a organizações de todos os tipos e tamanhos, elementos para um SGA efetivo, que podem ser integrados com outros sistemas gerenciais para auxiliá-los a atingir objetivos ambientais e financeiros. Esta norma é aplicável a qualquer organização que deseje:

• Implementar e manter um sistema de gestão ambiental;

• Assegurar-se da efetiva conformidade aos itens estabelecidos em sua política ambiental;

• Demonstrar a terceiros tal conformidade;

• Buscar uma certificação de seu SGA por uma organização independente;

• Elaborar uma declaração pública de conformidade à Norma.

1. A QUESTÃO AMBIENTAL NA EMPRESA

Cada vez mais, o setor produtivo em diferentes países está incorporando em seus custos àqueles relacionados com a questão ambiental, implicando necessidades de mudanças significativas nos padrões de produção, comercialização e consumo. Estas mudanças respondem a normas e dispositivos legais rígidos de controle (nacionais e internacionais), associados a um novo perfil de consumidor. É fundamental que as empresas busquem uma relação harmônica com o meio ambiente, mediante a adoção de práticas de controle sobre: os processos produtivos e o uso de recursos naturais renováveis e não renováveis (CARTILHA FIESP, 2003).

No entanto, a implantação de um SGA não garante o seu gerenciamento por si só. Na concepção de Hronec (1994) as medidas são “sinais vitais” da organização que qualificam e quantificam o modo como as atividades atingem suas metas. É preciso adotar medidas através de indicadores de desempenho do SGA para ajudar a empresa a estabelecer o grau de evolução ou estabilidade de seus processos, fornecendo informações adequadas para que possam ser tomadas ações preventivas e/ou corretivas em busca das metas e objetivos estabelecidos por ela. Por sua vez, estas informações também serão úteis para a tomada de decisão dos gestores e um melhor alinhamento dos objetivos e metas ambientais às estratégias da organização (CAMPOS, 2001; CAMPOS; SELIG, 2002). Assim, para garantir o sucesso nos resultados visando uma maior competitividade, faz-se necessário que as empresas monitorem continuamente indicadores de desempenho ambiental.

2. GESTÃO AMBIENTAL

Entende-se por gestão ambiental um processo contínuo e adaptativo, por meio do qual uma organização define e redefine seus objetivos e metas relativas à proteção do ambiente e à saúde e segurança de seus empregados, clientes e comunidade, assim como seleciona as estratégias e meios para atingir tais objetivos em determinado período de tempo, por meio da constante interação com o meio externo (Andrade et al 2000,p.113). A gestão ambiental não é um conceito novo nem uma necessidade nova. A humanidade sempre teve que interagir responsavelmente com o meio ambiente ou enfrentar as conseqüências.

3. PRINCÍPIOS DO SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL (SGA)

A implementação de um SGA constitui a estratégia para que o empresário, em um processo contínuo, identifique oportunidades de melhorias que reduzem os impactos das atividades da empresa sobre meio ambiente, melhorando, simultaneamente, sua situação no mercado e suas possibilidades de sucesso. A gestão ambiental está fundamentada em 5 princípios básicos que podem ser definidos como segue:

Princípio 1: Conhecer o que deve ser feito; assegurar comprometimento com o SGA e definir Política Ambiental.

Princípio 2: Elaborar um Plano de Ação para atender aos requisitos da política ambiental.

Princípio 3: Assegurar condições para o cumprimento dos Objetivos e Metas Ambientais e implementar as ferramentas de sustentação necessárias.

Princípio 4: Realizar avaliações quali-quantitativas periódicas da conformidade ambiental da empresa.

Princípios 5: Revisar e aperfeiçoar a política ambiental, os objetivos e metas e as ações implementadas para assegurar a melhoria contínua do desempenho ambiental da empresa.

Fiorillo e Rodrigues (1996, p. 25) afirmam que a preocupação mundial com o meio ambiente decorre de um simples fator: proteger o meio ambiente. Em última análise, proteger o meio ambiente significa proteger a própria preservação da espécie humana. Diante disto, a nova consciência ambiental, surgida no centro das transformações culturais que ocorreram nas décadas de 1960 e 1970, ganhou dimensão e situou o meio ambiente como um dos princípios fundamentais do homem moderno. Nos anos 1980 e 1990, os gastos com proteção ambiental começaram a ser vistos pelas empresas líderes não como custos, mas como investimentos para o futuro e, paradoxalmente, como possível vantagem competitiva. A atitude e a postura dos gestores das organizações em todos os segmentos econômicos nos anos 1990 passaram de defensivas e reativas para ativas e criativas e assim entram na visão estratégica das organizações (CAMPOS, 2001; LOPES, 2004).

4. SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL

Um Sistema de Gestão Ambiental (SGA) corresponde a um conjunto inter-relacionado de políticas, práticas e procedimentos organizacionais, técnicos e administrativos de uma empresa que objetiva obter melhor desempenho ambiental, bem como, controle e redução dos seus impactos ambientais. Desempenho Ambiental consiste em resultados mensuráveis da gestão de aspectos ambientais das atividades, produtos e serviços de uma organização.

Segundo Maimon (1996), pesquisas revelam que medidas de gestão ambiental alteram a imagem da empresa para fins institucionais, e estão se constituindo cada vez mais como prioridades em suas etapas futuras de gestão empresarial e de investimentos financeiros nas empresas brasileiras. Exemplos recentes de desastres ecológicos envolvendo a maior empresa do Brasil e uma das maiores do mundo do setor petrolífero, a Petrobras, provocam mudanças de estratégias e de sua alta administração, visando torná-la uma empresa de excelência em gestão ambiental integrada.

5. VANTAGENS DO SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL

Os assuntos ambientais estão crescendo em importância para a comunidade de negócios em termos de responsabilidade social, do consumidor, desenvolvimento de produtos, passivos legais e considerações contábeis. A inclusão da proteção do ambiente entre os objetivos da administração amplia substancialmente todo o conceito do setor. Os administradores cada vez mais têm que lidar com situações em que parte do patrimônio das empresas é simplesmente ceifada pelos processos que envolvem o ressarcimento de danos causados ao meio ambiente, independentemente desses danos poderem ser remediados ou não.

A gestão ambiental vem ganhando um espaço crescente no meio empresarial. O desenvolvimento da consciência ecológica em diferentes camadas e setores da sociedade mundial acaba por envolver também o setor empresarial. Naturalmente, não se pode afirmar que todos os setores empresariais já se encontram conscientizados da importância da gestão responsável pelos recursos naturais.

Com a gestão ambiental ganhando importância, as empresas constataram que demonstrar qualidade ambiental é um item considerado importante por seus clientes sendo hoje as pessoas mais informadas e motivadas para o assunto. Como estudado no histórico ambiental as empresas passou a se ter uma preocupação com a questão ambiental, a partir de problemas ocasionados ao meio ambiente a sociedade passou a cobrar mais competência e ética das organizações para minimizar danos à natureza, que conseqüentemente afetava a coletividade.

A implementação sistematizada de processos de Gestão Ambiental tem uma das respostas das empresas a este conjunto de pressões. Donaire p. 23 (1999) cita:

“A preocupação de muitas organizações com o problema da poluição tem feito com que elas reavaliem o processo produtivo, buscando a obtenção de tecnologias limpas e o reaproveitamento dos resíduos. Isso tem propiciado vultosas economias, que não teriam sido obtidas se elas não tivessem enfocado este problema”.

6. MEIO AMBIENTE X CUSTOS E BENEFÍCIOS

A preservação do meio ambiente além de um compromisso pode, se bem aplicada, ser de grande lucratividade para as empresas. Uma imensa preocupação hoje é com a escassez dos recursos naturais, que eram e ainda são simplesmente extraídos e transformados diante a necessidade da empresa. Desta forma, é preciso urgentemente, retificar as falhas que provocam desequilíbrios ambientais e prejuízos para a saúde da população.

As empresas com objetivos específicos de controle de poluição, minimização de impactos ao meio ambiente, bem como a otimização do uso de recursos naturais, controle do uso da água, energia dentre outros insumos. Uma das melhores formas de gerenciamento ambiental tem sido a implementação de um Sistema de Gestão Ambiental, segundo as normas internacionais da Série ISO 14000, visando certificação, NICOLELLA (2004).

Para a implementação de um Sistema de Gestão Ambiental segundo Nicolella (2004) o primeiro passo deve a formalização por parte da direção da empresa, perante sua corporação do deseja da organização adotar um SGA, deixando claro suas intenções e enfatizando seus benefícios. O processo de implementação do SGA pode ser resumido pela seguinte ferramenta gerencial: o ciclo PDCA, ou Ciclo de Deming. Este ciclo é composto de quatro grandes passos: Plan (Planeja), Do (Realizar), Check (Checar), Action (Atuar para corrigir). O ciclo é continuo e deve ser precedido por uma atividade de “Estabelecimento de Política Ambiental” (MOURA, 2004).

METODOLOGIA

A pesquisa será desenvolvida por meio de uma pesquisa bibliográfica onde serão descritos alguns conceitos e definições sobre o tema, buscando enfatizar os fatores relacionados com a temática proposta.

Serão utilizadas pesquisas sobre o tema disponíveis na internet assim como em outras fontes relacionadas ao assunto. No decorrer da pesquisa estaremos mostrando as vantagens de se ter um Sistema de Gestão Ambiental (SGA) nas empresas, bem como mostrar também os impactos que um sistema desses pode causar tanto na empresa como no próprio meio ambiente.

RESULTADOS E DISCUSSÕES

A gestão ambiental consiste em planejamento, direção e controle das atividades operacionais e administrativas, buscando obter resultados positivos no que diz respeito à questão ambiental.

Com a introdução do conceito de desenvolvimento sustentável, que é o que atende às necessidades do presente sem comprometer a capacidade das gerações futuras de atenderem às suas próprias necessidades, há uma maior conscientização da sociedade e das próprias empresas, para que preservem seus recursos, pois está implícito no conceito que os recursos naturais devem ser utilizados de forma racional e sem desperdícios.

O Sistema de Gestão Ambiental permite que a empresa alcance a sua excelência ambiental buscando a sua melhoria continua, que se concretizará através da otimização de seus processos, da redução dos custos de desperdício, de distribuição, de consumo de energia e materiais concomitantemente melhorando a sua imagem junto aos clientes, investidores, fornecedores e entidades regulamentadoras.

A certificação ambiental será a conseqüência da implementação bem sucedida de cada etapa do Sistema de Gestão Ambiental, principalmente no que se refere ao cumprimento das metas e objetivos propostos pela política ambiental.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

A preocupação com o meio ambiente tem apresentado uma dinâmica diferenciada nas organizações e nas nações nas quais estas se encontram. O mercado não mais aceita o descaso no tratamento dos recursos naturais. Os consumidores estão interessados em produtos limpos. A legislação torna-se mais rígida, imputando sanções aos infratores, obrigando as empresas a encarar com seriedade e responsabilidade a variável ambiental em sua estratégia operacional.

No atual contexto, a empresa que aplica o SGA com base nos requisitos da ISO 14001, passa a ter um mercado diferenciado e competitivo pelo fato de que o estado do meio ambiente já se tornou uma preocupação da maioria da população e dos principais formadores.

Aplicando práticas saudáveis de gerenciamento ambiental (produzindo sem poluir, diminuindo seus resíduos industriais ou orgânicos, utilizando eficientemente os recursos naturais, respeitando as preocupações ecológicas dos clientes, tanto internos quanto externos e as comunidades locais), estas empresas alcançarão posição de destaque no mercado que estão todos os mais exigentes e conscientes das responsabilidades organizacionais.

Toda essa exigência de certificações evidencia que a preservação e a preocupação com o meio ambiente é uma tendência indiscutível, e que aqueles que não se adequarem a elas, estarão sujeitos a ficar fora do mercado.

REFERÊNCIAS

HRONEC, S. M. Sinais Vitais. São Paulo: Makron Books, 1994.

MOURA, Luiz Antônio Abdalla de. Qualidade e Gestão Ambiental – 5ª Ed. – São Paulo: Editora Juarex de Oliveira, 2008.

NICOLELLA, Gilberto. Sistema de Gestão Ambiental: aspectos teóricos e análise de

um conjunto de empresas da região de Campina – SP / Gilberto Nicolella, João

Fernandes Marques, Ladislau Araújo Skorupa. Jaguariúna: Embrapa Meio Ambiente,

2004.

KRAEMER, M.E.P. Contabilidade Ambiental – O Passaporte para a Competitividade.

Disponivel em: <http://www.gestaoambiental.com.br/articles.php?id=51>>, Acesso em: 22 Out. 2012.

ABNT - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ISO 14001: sistema de gestão ambiental. Disponível em: <http://abnt.org.br>. Acesso em: 23/11/ 2012.

Disponível em: <http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/meio-ambiente-gestao-ambiental/gestao-ambiental-5.php, Acesso em: 22 Out 2012.

Disponível em: WWW.scielo.com.br, acesso em 23/11/2012.

Disponívelem:http://www.organizaconsultoria.com.br/artigos,acesso em 22/11/2012;

Disponível em: www.abepro.org.br, acesso em 21/11/2012;

Disponível em: http://www.ebah.com.br,acesso em 21/11/2012;

Disponível em: http://lindataua.blogspot.com.br/2010/05/sga-sistema-de-gestao-ambiental.html, acesso em 22/11/2012.

Disponível em: http://mundoambiente.eng.br/new/meio-ambiente/gestao-ambiental/, acesso em 25/11/2012.

Disponível em: http://www.webartigos.com/artigos/estrategias-e-implantacao-do-sistema-de-gestao-ambiental-iso-14001, acesso em 25/11/2012.

...

Baixar como  txt (19.7 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »