TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO DE SUSTENTABILIDADE EM UMA EMPRESA DE MANUTENÇÃO AUTOMOTIVA EM CUIABÁ-MT

Pesquisas Acadêmicas: PROJETO DE SUSTENTABILIDADE EM UMA EMPRESA DE MANUTENÇÃO AUTOMOTIVA EM CUIABÁ-MT. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/9/2013  •  1.644 Palavras (7 Páginas)  •  478 Visualizações

Página 1 de 7

FACULDADE ANHANGUERA DE CUIABÁ

CURSO DE ENG° MECÂNICA

DISCIPLINA: RSMA

PROJETO DE SUSTENTABILIDADE EM UMA EMPRESA DE MANUTENÇÃO AUTOMOTIVA EM CUIABÁ-MT

Cuiabá-MT

Nov/2012

FACULDADE ANHANGUERA DE CUIABÁ

CURSO DE ENGENHARIA MECÂNICA

ATPS: ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

PROJETO DE SUSTENTABILIDADE EM UMA EMPRESA DE MANUTENÇÃO AUTOMOTIVA EM CUIABÁ-MT

Atividade para desenvolvimento de trabalho em equipe, como requisito parcial da disciplina de RSMA sobre orientação do professor

Cuiabá-MT

Nov/2012

2. Título do Projeto

Sustentabilidade em uma empresa de manutenção automotiva localizada em Cuiabá-MT.

3. Apresentação

As empresas estão cada vez mais adotando as práticas sustentáveis não apenas por se tratar de uma tendência de mercado, mas de uma necessidade para se manterem ou conquistarem novos espaços, através do desempenho econômico e ambiental de seus produtos e serviços.

Hoje, as questões relacionadas ao meio ambiente são de extrema importância, porém quem continua ditando as regras é a economia. Assim, em épocas de crise como custos elevados por insumos (energia, água, materiais, etc) faz com que a busca por estratégias alternativas de redução de custos seja inserida na missão e política interna da empresa.

A extração de matéria-prima destinada a produzir produtos e insumos, destrói ecossistemas, vegetação, desperdiça e polui os mananciais d’água e os resíduos que sobram da produção e do consumo, quando não é gerenciado adequadamente contamina os solos e as águas, gerando grandes prejuízos sociais e econômicos para a sociedade.

Nesse cenário, a implantação de práticas sustentáveis é a melhor forma de redução de custos, e ao mesmo tempo atende as necessidades e a preocupação com o meio ambiente.

Assim, o desafio deste projeto é conhecer as principais atividades da empresa, diagnosticar suas necessidades no campo ambiental e sugerir melhores práticas pautadas na sustentabilidade econômica, social e ambiental estabelecidas através de metas a curto, médio e longo prazo.

Este projeto tem vários públicos-alvo. O primeiro é formado pela sociedade em geral que depende diretamente dos empregos e indiretamente dos impostos das empresas na manutenção dos serviços públicos básicos. Depende ainda das boas práticas desenvolvidas pelas organizações, como por exemplo, a prevenção da poluição. Outro público-alvo são aqueles empresários que estão interessados em práticas sustentáveis, para gerar economia e melhorar a imagem da empresa no mercado.

O terceiro público alvo são os usuários de automóveis, que passarão a contar cada vez mais com empresas interessadas em oferecer produtos e serviços sustentáveis. Outro público são os funcionários da empresa, que deverão ser beneficiados pelas boas práticas sustentáveis, podendo assim levar esse conhecimento para seus lares e seus filhos, alimentando as práticas de educação ambiental.

Os recursos financeiros serão levantados através de linha de crédito bancário. Inicialmente será estabelecida a política sustentável da empresa. Essa política deverá ser difundida junto aos funcionários. Para isso, a empresa envolverá duas pessoas, que receberam treinamento específicos no SEBRAE, custeado pela empresa. Esses dois voluntários serão os responsáveis pelo treinamento dos outros funcionários e mensuração dos dados para cumprimento das metas. Serão disponibilizadas 2 horas e meia semanais para reuniões e treinamentos pertinentes.

4. Justificativa

A necessidade de se desenvolver métodos de gestão e tecnologias comprometidas com a conservação do meio ambiente e com a conservação da qualidade de vida da população atual assim como da futura, incentiva cada vez mais a inclusão das práticas sustentáveis na reflexão estratégica das empresas.

Estas práticas constituem-se uma nova e diferenciada visão de operação empresarial, resultando em grandes retornos financeiros, sociais e ambientais.

Assim, o presente projeto buscará satisfazer as necessidades da empresa em desenvolver suas operações dentro do princípio da sustentabilidade. Ou seja, suas ações, tanto internas como externas, deverão caminhar pelo princípio da economicidade, do atendimento das necessidades sociais, não apenas dos funcionários como da comunidade que está inserida, e do manejo adequado do meio ambiente, pois é disso que depende a sobrevivência humana no planeta.

5. Objetivos

Objetivo Geral

O objetivo geral deste projeto é realizar um diagnóstico de sustentabilidade em uma empresa prestadora de serviços automotivo localizada em Cuiabá-MT, para verificar os parâmetros existentes e gerar um plano de ação voltado a práticas de sustentabilidade ambiental, com foco no uso racional dos recursos naturais.

Objetivos específicos

- Identificar as práticas operacionais que mais utilizam recursos naturais e propor o uso racional dos recursos;

- Criar uma política para a empresa comprometida com as esferas econômicas, social e ambiental;

- Propor medidas, ferramentas e meios para a prevenção da poluição;

- Sugerir possíveis ações sociais e ambientais voltadas para os colaboradores, clientes e sociedade.

6. Metas

A meta principal é à preservação ambiental e redução dos impactos causados pelas atividades da empresa ao meio ambiente. Para isso a mesma deverá:

- Reduzir em 20% o consumo de energia elétrica na empresa e nas casas dos colaboradores, nos próximos 12 meses;

-

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com