TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DO TRABALHO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO PARA A ORGANIZAÇÃO ESCOLAR

Dissertações: A IMPORTÂNCIA DO TRABALHO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO PARA A ORGANIZAÇÃO ESCOLAR. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/11/2014  •  1.110 Palavras (5 Páginas)  •  679 Visualizações

Página 1 de 5

A IMPORTÂNCIA DO TRABALHO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO PARA A ORGANIZAÇÃO ESCOLAR

2014

Projeto Político Pedagógico é um documento que detalha objetivos, diretrizes e ações do processo educativo a ser desenvolvido na escola, expressando as exigências legais do sistema educacional, bem como as necessidades, propósitos e expectativas da comunidade escolar. Revela os modos de pensar e agir dos atores que participam da sua elaboração, expressa a cultura da escola e, ao mesmo tempo, contribui para transformá-la.

A construção do Projeto Político Pedagógico é peça fundamental no planejamento das instituições de ensino em seus vários níveis e modalidades. É ele que irá demonstrar o que a escola idealiza, quais suas metas e objetivos e quais os possíveis caminhos para atingi-los. http://lendoerelendocl.blogspot.com.br/2013/03/a-importancia-do-projeto-politico.html

Esse projeto mais conhecido como PPP é um mecanismo eficiente e capaz de proporcionar a escola condições de se planejar, buscar meios, e reunir pessoas e recursos para a sua efetivação. Por isso é necessário o envolvimento das pessoas na sua construção e execução.

Por ser projeto apresenta propostas, ou seja, é inacabado, poderá haver mudanças frequentes. Por ter dimensão política está comprometido com a formação de cidadãos que atuarão individual e coletivamente na sociedade e serão os responsáveis pela construção de seus rumos. E por ser pedagógico possibilita a efetivação da intencionalidade da escola, permite a organização de atividades e ações educativas necessárias para o ensino e aprendizagem.

A escola tem a preocupação de observar a realidade dos sujeitos envolvidos e buscar as condições necessárias para o desenvolvimento das ações planejadas. Visa à formação de parcerias no sentido de promover a articulação dos vários segmentos e preza o respeito pela diversidade de opiniões que permitirão o crescimento coletivo. http://lendoerelendocl.blogspot.com.br/2013/03/a-importancia-do-projeto-politico.html

O PPP deve possibilitar aos membros da escola, uma tomada de consciência dos problemas e das possíveis soluções, estabelecendo as responsabilidades de todos. A presença do debate democrático possibilita a produção de critérios coletivos no seu processo de elaboração, assimilando significados comuns aos diferentes agentes educacionais e colaborando com a identificação desses com o trabalho desenvolvido na escola.

É baseado na construção de parcerias com a comunidade que mostramos o êxito de qualquer projeto educacional que tem como meta o desenvolvimento da cidadania e a construção da identidade da escola. O PPP define a intencionalidade e as estratégias da escola. Porém, só poderá ser percebido dessa maneira, se assumir uma estratégia de gestão democrática, ou seja, se for baseado na coletividade. Ele será eficaz na medida em que gera o compromisso dos atores da escola com a proposta educacional e com o destino da instituição.

É através dos princípios democráticos apontados pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) de 1996 que podemos encontrar o aporte legal da escola na elaboração da sua proposta pedagógica. De acordo com os artigos 12, 13 e 14 da LDB, a escola tem autonomia para elaborar e executar sua proposta pedagógica, porém, deve contar com a participação dos profissionais da educação e dos conselhos ou equivalentes na sua elaboração.

Sua característica fundamental é considerar o que já está instituído (legislação, currículos, métodos, conteúdos, clima organizacional, etc.) e, ao mesmo tempo, instituir, estabelecer e criar objetivos, procedimentos, instrumentos, modos de agir, estruturas, hábitos e valores, resinificando a própria cultura escolar.

“O projeto político-pedagógico pode ser comparado, de forma análoga, a uma árvore”. Ou seja, plantamos uma semente que brota, cria e fortalece suas raízes, produzem sombra, flores e frutos que dão origem a outras árvores, frutos... Mas, para mantê-la viva, não basta regá-la, adubá-la e podá-la apenas uma vez.”

Líbano (2004, p. 152)

Referentes aos dados coletados, na prática, a elaboração e execução do PPP não são facilmente executáveis, por exemplo, a participação da comunidade. Participar da elaboração é uma necessidade sim, mas é dificultada pela falta de informação e planejamento da instituição para que esta ocorra. Isto é agravado pela falta de tempo dos profissionais e interesse da população, o que torna a participação efetiva deles na elaboração do projeto quase que inexistente.

Os professores veem tentando se esquivar de sua participação da elaboração de um projeto mais elaborado, pois é ele quem esta na sala de aula, em contato com os alunos e ninguém melhor que ele para observar falhas e contribuir na ajuda

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com