TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA E TAREFAS DO TRABALHADOR SOCIAL HOJE

Projeto de pesquisa: A IMPORTÂNCIA E TAREFAS DO TRABALHADOR SOCIAL HOJE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/2/2014  •  Projeto de pesquisa  •  4.529 Palavras (19 Páginas)  •  331 Visualizações

Página 1 de 19

RESUMO.

A importância do Serviço Social nos dias de hoje constitui-se em uma estratégia para minimizar as situações de desigualdade sociais na medida, que seja incorporada à uma nova concepção de assistência, voltada para o atendimento das necessidades sociais, nos dias atuais a Assistência Social é uma pratica historicamente determinada para responder as necessidades sociais e a pobreza. O trabalho do Assistente Social tem o objetivo de esclarecer as dimensões do Serviço Social enfatizando a visão do profissional e sua ação interventiva e as concepções acerca das bases teóricas que norteiam a profissão, identifica ainda, o contexto geral das praticas, o Serviço Social buscou se configurar como uma profissão que agisse de forma integral. Grandes foram às dificuldades, pois nascera do berço da caridade e filantropia e para se desfazer desses conceitos foi um alto preço para mudanças, rupturas e consolidação de uma verdadeira profissão aos olhos da sociedade.

Palavras chave: Importância do Serviço Social, Desafios do Serviço Social na atualidade, Filantropia e Assistencialismo, Mercado de Trabalho do Assistente Social.

Summary.

The importance of Social nowadays constitutes a strategy to minimize the situations of social inequality in the measure, which is incorporated into a new design assistance geared to meet the social needs, nowadays social assistance is a practice historically determined to meet social needs and poverty. The work of the Social Work aims to clarify the dimensions of social emphasizing the vision of your professional and intervening in and the conceptions about the theoretical foundations that guide the profession, also identifies the general context of the practices, social work sought to set up as a profession to act in full. There were great difficulties, because the crib born of charity and philanthropy and to dispose of these concepts was a high price for shifts, breaks and consolidation of a true profession in the eyes of society.

Keywords : Importance of Social Services, Social Service Challenges of today , Philanthropy and welfare, Labour Market Social Worker.

INTRODUÇÃO.

O presente trabalho tem como escopo principal contextualizar a atualização do assistente social e as principais tendências para sua área, no mercado de trabalho brasileiro. Vamos apresentar o surgimento da necessidade de uma nova prática do assistente e os mecanismos utilizados para o processo de renovação da profissão. Além de exemplificar as novas tendências nas áreas de atuação e identificar as diferenças entre filantropia e assistencialismos em relação ao Serviço Social e relatar a importância e as condições de trabalho desses profissionais.

Pois o campo de atuação do Assistente Social é um campo vasto, complexo e abrangente. Para atuar de forma eficaz, o Assistente Social precisa ter um grande conhecimento principalmente no que se refere à origem do Serviço Social. A Filantropia e o assistencialismo fazem parte da origem do Serviço Social, por isso há necessidade de se conhecer essas áreas e também relacioná-las ao Serviço Social, para perceber então suas igualdades e diferenças. É importante ainda conhecer as áreas de atuação do Assistente Social e a abrangência dessa atuação, incluindo assim, seus desafios, público alvo e demandas. O Serviço Social tem tido um reconhecimento muito grande, já que tem se percebido a importância do trabalho desse profissional.

Veremos, inclusive no decorrer desse trabalho, que a cada dia o campo de abrangência desse profissional tem se ampliado, mostrando como é imprescindível o trabalho do Assistente Social na orientação das pessoas em busca de seus devidos direitos.

Observaremos também que para o Serviço Social nos dias de hoje ainda existem alguns desafios. Mas, contudo a profissão do Serviço Social, ao longo de sua trajetória, foi se moldando delineada mente, e em cada momento histórico, buscou e criou bases necessárias para sua razão de ser na sociedade. Desta forma, obteve conquistas bastante avançadas no que se refere à bagagem teórica e ao Código de Ética Profissional advindas de pesquisas, lutas e persistência.

Tendo a oportunidade de ocupar novos espaços ocupacionais, e ao mesmo tempo, se deparando com uma realidade completamente antagônica aos objetivos profissionais.

A IMPORTÂNCIA E DESAFIOS DO ASSISTENTE SOCIAL NOS DIAS DE HOJE.

Na nossa atual realidade evidenciamos alterações profundas à sociedade, em decorrência do fenômeno da globalização dos mercados e do avanço do projeto neoliberal que preconiza mudanças estruturais profundas ao mundo do trabalho, nas funções do Estado e a descentralização das políticas sociais. O impacto trazido por todo esse processo acarretou o redimensionamento das profissões afetando as condições e as relações do trabalho profissional.

Neste contexto, insere-se o Serviço Social como profissão que tem a questão social e suas múltiplas expressões como objeto de trabalho, fundamentando-se na contradição da sociedade capitalista, na qual a produção e reprodução das desigualdades sociais criam tensões, vivenciadas por sujeitos que a elas resistem e se opõem. Essa realidade também é marcada pela reestruturação produtiva, que precariza as condições de trabalho por contra-reformas que empreendem a redução dos direitos sociais, por uma política econômica de juros altos, que favorece o capital financeiro em detrimento do capital produtivo.

A lógica destrutiva do capital aprofunda a concentração de renda, com isso acirram as desigualdades, aguça a pobreza e o desemprego e precariza as condições de vida e de trabalho. Assim as políticas sociais se reconfigura com tendências focalizadoras, compensatórias e regressivas. Institucionalizando a precarização da formação profissional e das relações de trabalho, assim sendo freqüentes os ataques aos direitos da pessoa idosa, da infância, da adolescência e da juventude, das pessoas com deficiência, dos trabalhadores e trabalhadoras do campo e da cidade, além da reprodução cotidiana da violência contra a mulher, lésbicas, gays, travestis e transexuais.

E perante todos esses problema é exigido do assistente social a competência de acompanhar a dinamicidade da realidade em que atua, buscando dar as respostas às contradições desta sociedade, sempre desvelando o que está posto no real aparente, levando em consideração processo histórico e contextual, de superação do imediatismo.

Atuamos predominantemente,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.2 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com