TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROCESSO DE ENVELHECIMENTO E O PAPEL DO TRABALHADOR SOCIAL

Tese: PROCESSO DE ENVELHECIMENTO E O PAPEL DO TRABALHADOR SOCIAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/11/2013  •  Tese  •  637 Palavras (3 Páginas)  •  510 Visualizações

Página 1 de 3

IDOSO

TEMA

O PROCESSO DE ENVELHECIMENTO E O PAPEL DO ASSISTENTE SOCIAL

DELIMITAÇÃO DO TEMA

O TRABALHO DO ASSISTENTE SOCIAL COM IDOSOS NO CREAS DE MINAÇU/GO

TÍTULO

A GARANTIA DOS DIREITOS DOS IDOSOS E A CONTRIBUIÇÃO DO SERVIÇO SOCIAL.

O presente estudo abordará a questão do envelhecimento como um processo singular de cada um, como parte da vida. É um processo natural que se inicia no momento do nascimento. Não é questão a ser aceita ou tese da qual se possa discordar. O homem simplesmente envelhece. Não há, porém, limites estabelecidos para o término da caminhada neste mundo. É preciso manter sempre acesa a chama do entusiasmo, pois a vida tem encantos para aqueles que gostam dela.

O estágio foi realizado no CREAS (Centro de Referência Especializada de Assistência Social) que é uma unidade pública estatal, de abrangência municipal ou regional, referência para a oferta de trabalho social a famílias e indivíduos em situação de risco pessoal e social por violação de direitos, que demandam intervenções especializada no âmbito do SUAS (Sistema Único de Assistência Social). Está situado na cidade de Três Corações, sul de Minas Gerais. Sua gestão e funcionamento compreendem um conjunto de aspectos, tais como: infraestrutura e recursos humanos compatíveis com os serviços ofertados, trabalho em rede (informatizada), isto é, articulada com as demais unidades do município (SEDESO - Secretaria de Desenvolvimento Social de Três Corações; PAEF - Programa de Atendimento Especializado a Família e AD - Programa de Álcool e Drogas) e serviços de rede socioassistencial, das demais políticas públicas e órgãos de defesa de direitos humanos, além da organização de registros de informação e desenvolvimento de processos de monitoramento e avaliação das ações realizadas.

Nesta instituição são atendidas pessoas idosas e/ou com deficiência, crianças e adolescentes vítimas de abuso ou exploração sexual, violência intra-familiar, negligência/ abandono ou em situação de trabalho infantil; mulheres vítimas de violência doméstica; pessoas vítimas de discriminação por raça/etnia ou orientação sexual; pessoas em situação de rua ou mendicância; famílias em descumprimento de condicionalidades do PBF (Programa Bolsa Família) e do PETI (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil) em decorrência de violação de direitos; adolescentes de 12 a 18 anos incompletos, ou jovens de 18 a 21 anos, em cumprimento de medida socioeducativa de liberdade assistida e de prestação de serviços à comunidade, aplicada pela Justiça da Infância e da Juventude e de suas famílias e, famílias e indivíduos em situação e com membros usuários de álcool e outras drogas.

Na sociedade brasileira, porém, envelhecer é passar da atividade para a passividade. Isso significa deixar de fazer para que façam por si, deixar de ser cidadão, de ser família. Assim limitadas e isoladas, as pessoas perdem a razão de viver. É como se as pessoas idosas não tivessem valor, habilidades, direito à opinião própria. Algumas expressões que se ouve na sociedade e até nas famílias com relação às pessoas idosas, mostram essa mentalidade: 'lugar de velho é em casa', 'está ficando igual a criança, quer participar de tudo', 'velho não tem mais nada para aprender'.

A família, a comunidade e a sociedade precisam dignificar as pessoas idosas, assegurando sua participação na comunidade, defendendo sua liberdade, autonomia e bem-estar físico, mental e emocional, garantindo-lhes o direito à vida. No contexto social têm-se várias formas agradáveis de viver esta fase da vida, participando de grupo de idosos, de dança, artesanato, realizando viagens, fazendo caminhadas, mantendo-se atualizado, frequentando cursos e, desta forma, preenchendo significativamente o envelhecer.

O objetivo deste é discutir a questão do Serviço Social na prática com o idoso. Aqui entra o assistente social quanto a questão social do envelhecimento e a sua aceitação pela família. Tem o assistente social o objetivo de educar e orientar a todos com relação à inclusão do idoso tanto quanto na sociedade como na família, pois a maioria dos problemas relacionados com a violência contra os idosos, parte dos membros mais queridos: a família.

...

Baixar como  txt (4.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »