TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Olhar do trabalhador social Abandoned children

Resenha: Olhar do trabalhador social Abandoned children. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/8/2014  •  Resenha  •  510 Palavras (3 Páginas)  •  350 Visualizações

Página 1 de 3

O olhar do assistente social Crianças abandonadas

À medida que nos aprofundamos em casos de abandono de crianças, nos deparamos diante de variadas situações e motivos que por mais cruéis que pareçam nos leva a refletir. Através de algumas pesquisas e estudos, podemos ver que o abandono de crianças, recém-nascidas ou desenvolvidas é um fato que acontece desde os primórdios da humanidade.

Hoje não tão distante de nossa realidade vivenciamos tais práticas na nossa atual sociedade, considerada moderna, mas que na busca de sobrevivência, na tentativa de ocultar uma vergonha social, ou até mesmo por parte de indivíduos mentalmente considerados como doentes, mãe vitimas de estupros, ou pedintes de rua sem nenhuma condição de dar o menor suporte ou amparo aos próprios filhos, dentre outros exemplos que podemos verificar pelo nosso país a fora. No Brasil o abandono de crianças é um problema que envolve uma série de fatores sociais e políticos, dos quais se tem registrado desde a época do Brasil Colonial.

A igreja católica foi pioneira na tentativa de amenizar tal situação com estes inocentes, porém longe de oferecer o que realmente essas crianças necessitam. A desigualdade social é um dos grandes motivos que levam até hoje uma mulher a abandonar seus filhos, no qual entristece o fato de saber que cometem tal ato, que na maioria das vezes essas mulheres o fazem sem medir nenhuma conseqüência. Através desta analise de estudo podemos relatar que por mais que aparente ser uma tentativa de justificar o ato do abandono, na verdade é só uma maquiagem para disfarçar o comportamento do homem moderno em razão de tal prática, pois visualizamos o fato de vivermos em uma época onde as abundancias de informações, apoios, projetos e ajudas, tanto por parte de entidades filantrópicas, ONGs e até mesmo dos órgãos governamentais, se fazem presentes, mesmo que de forma um tanto precária em certas regiões, pois o Brasil pode ser visto como um país atrasado, onde as condições subalterna é a mais prejudicada perante a diferença de poder, tendo como conseqüências o acumulo de miséria a carência de direitos e informações, ocasionando desesperança e pré-conceito da classe que é visada como desqualificada pela sociedade mas que se faz presente sim, favorecendo famílias de baixa renda para que não abandonem suas crianças. Menciono famílias de baixa renda por verificar neste estudo, que se trata do grupo onde é maior a incidência da pratica do abandono de crianças, principalmente dos recém-nascidos.

É neste ambiente social, político e cultural que os assistentes sociais irão atuar e para poder atuar com todas estas questões e com as que possivelmente irão aparecendo faz-se necessário que o profissional de serviço Social, tenha conhecimento necessário para atender melhor a essa demanda e suas necessidades, elaborar projetos, políticas, parcerias, estar participando de fóruns, palestras, seminários, eventos que venham incorporar conhecimentos a sua vida profissional.O profissional de serviço social precisa ampliar sua capacidade de entender a realidade e construir propostas de trabalho capazes de preservar e efetivar direitos a partir das demandas que irão surgir no cotidiano.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com