TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A INCLUSÃO EDUCACIONAL

Dissertações: A INCLUSÃO EDUCACIONAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/9/2014  •  1.656 Palavras (7 Páginas)  •  227 Visualizações

Página 1 de 7

TCC – Grupo Trio Polo Perus

O MESTRE POR EXCELENCIA

Ninguém se mostrou mais idôneo para ensinar do que Jesus. Ele foi o mestre ideal. Muitas pessoas que não aceitam a fé cristã, e que põem de lado os credos religiosos, se declaram dispostos a ouvir os ensinos D’ele.

Numa época como a nossa em que se põe em dúvida tanta coisa, é imprescindível o rigor na investigação. É admitido por todos os homens de reconhecida autoridade que Jesus é o maior mestre de religião e de moral que o mundo já viu. Até mesmo em países pagãos, como a Índia, se encontram muitos que, sem se unirem à igreja cristã, chegam, entretanto a venerar Jesus como grande mestre.

Jesus não apenas ensinou a verdade, Ele foi a encarnação viva da verdade. Ele disse: "Eu sou... a verdade" (João 14:6). Ele foi cem porcento aquilo que ensinou. Fosse qual fosse o assunto, Ele o ensinava com transbordamento de toda a sua vida. Sua alma deu lugar bem grande para que o Espírito Santo o ungisse inteira e completamente. Olhando para os olhos dele, você vê a luz em sua inteireza. Ele tinha ilimitadas reservas de verdade, de majestade, de beneficência, de entusiasmo, de paciência, de persistência, de longanimidade. Ele mostrou aos que depen¬diam de outros como deviam confiar; aos servos, como servir; aos governadores, como dirigir; aos vizinhos, como serem ami¬gos; ao necessitado, como orar; ao sofredor, como suportar; e a todos os homens, como morrer... Ele é o ensino modelar para todas as épocas. A maior coisa que seus discipulos aprenderam de seus ensinos não foi a doutrina, e, sim, sua influência.

Brilhou sempre no caráter de Jesus um interesse pro¬fundo pelo bem-estar de todos. Ele se interessava mais por pessoas do que por credos, cerimônias, organizações ou equipa¬mento. Via o povo "como ovelhas sem pastor" (Marcos 6.34). Seu coração encheu-se de afeição pe¬los escribas que viviam a criticá-lo, pelos ciumentos fariseus, pelos desprezados e odiados publicanos, pelos pecadores mal¬quistes, pelo cego, pelo surdo, pelo coxo.

O Senhor Jesus sempre amou a todos e se interessava vivamente por seus problemas. Ele encarnou e revelou todo o amor de Deus, e se compadeceu dos homens por todos os seus males e padeci¬mentos. O Mestre não só se interessou pelos problemas humanos, mas sempre buscou fazer alguma coisa para solucio¬ná-los. Revelou sempre genuíno espírito missionário, e afirma¬va repetidamente que viera para servir, e não para ser servido (Mateus 20.29).

O Senhor Jesus viu no ensino a gloriosa oportunidade de formar os ideais, as atitudes e a conduta do povo em geral. Ele não se distinguiu primeiramente como orador, como reformador, nem como chefe, mas, sim, como mestre. A principal ocupação do Senhor Jesus, conforme encontram-se registrados nos Evangelhos foi o ensino.

O grande marco caracteristico espiritual de suas maneira, no ensino, era a autoridade. Foi isso que primeiro abalou os seus ouvintes galileus, a ponto deles dizerem: “Ele fala com quem tem autoridade, e não como os escribas do povo” (Mateus 7.29).

De acordo com as Escrituras, fica evidente que Ele não pertenceu à classe dos escribas e rabinos que inter¬pretavam minuciosamente a Lei. Os escribras não ensinavam nada sem justificarem seus ensinos por citações de famosos rabinos. Jesus não apelava para ninguém, raramente argumentava. A sua certeza de conhecer a verdade era absoluta.

Temos aqui um grande contraste entre o Senhor Jesus e Socrátes, o único mestre do mundo ocidental, com quem o Senhor Jesus pode ser comparado. Socrátes não pretendia conhecer, mas procurar a verdade. Jesus nunca fala como se estivesse em dúvida, Ele tem plena certeza de todos os assuntos de que trata. O Senhor Jesus sempre falou como se Suas palavras fossem finais: “Eu vos digo”; “Na verdade eu vos digo”; “outra vez vos digo”.

No Sermao da Montanha cita mandamentos das Escrituras e, em seguida, os aprofunda ou corrige, baseado em sua propria autoridade como está escrito: “Ouvistes que foi dito aos antigos: Não matarás; mas qualquer que matar será réu de juízo. Eu, porém, vos digo que qualquer que, sem motivo, se encolerizar contra seu irmão, será réu de juízo; e qualquer que disser a seu irmão: Raca, será réu do sinédrio; e qualquer que lhe disser: Louco, será réu do fogo do inferno” (Mateus 5.21-22).

Podemos ainda colocar juntos dois elementos que, aparentemente oposto, entretanto coexistem impressionantemente na maneira do ensino de Jesus: a graciosidade e a severidade. Ele ensinava em qualquer lugar e a toda hora — no Templo, nas sinagogas, no monte, nas praias, na estrada, junto ao poço, nas casas, em reuniões sociais, em pú¬blico e em particular. Notemos a delicadeza das expressões: “Tem ânimo, filha, a tua fé te salvou. E imediatamente a mulher ficou sã” (Mateus 9.22); “Não se turbe o vosso coração; credes em deus, crede também em mim. Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito. Vou preparar-vos lugar” (João 14.1-2); “Não temais, ó pequeno rebanho, porque a vosso Pai agradou dar-vos o reino” (Lucas 12.32).

É sempre com terna graciosidade que Ele se dirige as suas palavras aos sofredores, e nos seus atos de cura. Entretanto, o Senhor também exercia sua severidade quando necessária. Quão repreensível foram suas palavras aos fariseus hipócritas, cujo refrão era o seguinte: “Aí de vós, escribas e fariseus hipócritas” (Mateus 13).

Nenhum homem, semelhante aos outros homens, poderia dizer com propriedade, num mundo atormentado pelo pecado: "Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei" (Mateus 11.28); ou neste mundo de corações insatisfeitos dizer: “E no último dia, o grande dia da festa, Jesus pôs-se em pé, e clamou, dizendo: Se alguém tem sede, venha a mim, e beba" (João 7.37).

OS MÉTODOS PEDAGÓGICOS DE JESUS

Já ouvimos falar de muitos mestres, pedagogos, luminares da arte do ensino. Já ouvimos falar de Sócrates que ensinou durante 40 anos,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com