TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A INSTRUÇÃO DE APRENDIZ MAÇOM

Por:   •  25/5/2021  •  Projeto de pesquisa  •  1.295 Palavras (6 Páginas)  •  245 Visualizações

Página 1 de 6

                                          QUARTA INTRUÇÃO DE AP.´. M.´.

                                             

Iniciamos esta quarta instrução tendo com base dois eixos fundamentais , a iniciação Maçônica  e as noções de conhecimento do templo Maçônico juntamente com seus Mistérios e Alegorias.

A instrução se inicia com a explicação sobre o S.´., embora o tenhamos visto em instruções anteriores, esse é um ponto que sempre acompanhara o Maçom, até onde o meu direito de livre investigação foi exercido, penso que independente do grau que o Irmão ocupar na Ordem, esse gesto sempre será presente durante toda sua vida Maçônica, desta forma , esse é um gesto que devemos fazer com maestria e por isso entendo o motivo de o ver em diversas instruções para que possamos repeti-lo perfeitamente através do Esquadro, do Nível e do Prumo , fazendo justiça as homenagens ,proclamações e reverencias que esse gesto nos traz.

Vemos também o T.´., dado pelo irmão 2º Diácono ao irmão 1º Vig.´., e após o gesto, o 2º Diácono completa concedendo a P.´. S.´. ao 1ºVig.´., aqui o que se faz necessário perceber é o significado prático do T.´. e o sentido da P.´. S.´., é um pedido, um gesto onde um irmão solicita ao outro a P.´. S.´. e esse, se souber, lhe entrega a P.´. seguindo a devida ritualística , e assim estarão um para o outro ofertando Força para que possam trabalhar e vencer as dificuldades que a vida proporciona para todo se humano, Moral para que sustentem e sustentem um ao outro com a conduta do Justo e Perfeito, e Apoio para fazer valer a fraternidade e o amor que deve existir entre os irmãos,sendo a soma desses três fatores o significado da P.´. S.´. , Força Moral e Apoio.

 Essa P.´. não poderá ser pronunciada, apenas soletrada, já que ela também caracteriza a meninice maçônica, o primeiro grau, quando ainda não gozamos da plenitude maçônica ,quando ainda estamos dando os primeiros passos de aprendizado e trabalho, quando ainda temos 3 anos, que é quando não sabemos falar direito, nem ler e nem escrever e com alguma dificuldade sabemos apenas soletrar, o que é natural desse estado de infância.

O Avental

Nessa instrução também estudamos o Avental maçônico, pois se, quando fui recebido na Ordem, não estava nem nu nem vestido, agora porém embelezado com um avental que fica prezo e ligado ao meu corpo, que simboliza o incansável esforço pela descoberta da verdade e o aperfeiçoamento da humanidade, e é com o Avental que se trabalha em loja,todo maçom é obrigado a estar de Avental em loja, afinal, não tem como trabalhar sem o Avental, cabe ainda dizer que um Maçom jamais deve trabalhar em loja se tiver alguma rusga ou animosidade com outro ou outros irmãos, que estejam presentes na oficina, devera porém  despir-se de seu Avental, retirar-se de loja e resolver as   pendências  que estão causando tais desafetos entre os irmãos, ,para que possa voltar e se reunir fraternalmente com todos os irmãos.

Formato da Loja

A Loja tem o formato de um quadrilongo, estendendo-se do Oriente ao Ocidente, com a largura de Norte ao Sul; sua altura é da Terra ao Céu, sendo sua profundidade da superfície ao centro da terra, isso tudo significa que nosso universo é uma loja “Macro”, em cada conto do mundo onde existir civilização , lá estará presente a maçonaria, e em cada lugar do globo terrestre que o maçom for e freqüentar , ele deve se comportar como se estivesse dentro de uma loja, com os mesmos princípios que  são cultuados e estudados nas reuniões.

Nessa instrução é ensinado além das dimensões da loja, que a Abóboda Celeste possui 12 lindas colunas , sendo cada uma , uma representação de um signo do zodíaco, portanto posso afirmar que a Abóboda Celeste é sustentada pelas 12 constelações por onde o sol passa durante sua trajetória , já que também aprendemos em loja , bem como nessa instrução, que a orientação de uma loja é do Oriente para o Ocidente, como o Sol nascendo no Oriente e iniciando sua trajetória junto ao V.´. M.´. , e se pondo no Ocidente junto ao irmão 1º Vig.´., e assim o é em loja, quando vemos que a Luz da Sabedoria jamais descansa em loja, a as luzes do Ocidente e de Sul se revezam quando uma esta trabalhando a outra esta descansando.

Alem das 12 colunas zodiacais uma loja possui ainda 3 pilares que a sustentam e que são representados pelas Luzes da Loja, sendo no Oriente a da Sabedoria representada pelo V.´. M.´., no Ocidente a Força representada pelo 1º Vig.´. e no Sul a Beleza representada pelo 2º Vig.´..

Quanto ao pavimento Mosaico , é nos revelado a diversidade que há no mundo e a harmonia que habita nessa diversidade, assim não devemos tomar nosso tempo para causas separatistas de raça, cor , religião, posição social, etc e isso deve ser muito bem observado por nós maçons principalmente na hora de indicarmos alguém para fazer parte da nossa ordem, e também a dualidade representada entre as cores do pavimento mosaico, essa dualidade entre o Bem e o Mal que esta enraizada em nossas vidas desde o os primórdios Das Civilizações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)   pdf (51.2 Kb)   docx (9.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com