TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A INSTRUÇÃO DO APRENDIZ MAÇOM

Por:   •  7/11/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.655 Palavras (7 Páginas)  •  63 Visualizações

Página 1 de 7

Á G  D  G  A  D  U

Ven  M,

Ir  1ºVig,

Ir  2ºVig,

Meus queridos IIr

2º INSTRUÇÃO DO APRENDIZ MAÇOM

O Aprendiz Maçom deve acima de tudo, humildemente saber aprender. É o primeiro contato com o Simbolismo Maçônico, momento em que aprende as funções de cada um no templo, buscando sempre o desenvolvimento das virtudes e a eliminação impregnada dos vícios.

É fato que o Aprendiz Maçom deverá se conscientizar que deverá percorrer um longo caminho, diga-se de passagem, um caminho sem fim, lembrando que ao longo da caminhada, encontrará bons e maus momentos. Entretanto, que os bons deverão ser aproveitados como incentivo, e os maus não poderão ser motivo de esmorecimento ou desistência da viagem iniciada. O painel da loja que vemos, representa exatamente isso, o caminho que estamos trilhando pela observação e o domínio de nós mesmos.

Devemos considerar que os símbolos incorporados à tradição da Maçonaria Simbólica, foram introduzidos pelos nossos IIr com um particular propósito de expressar um pensamento. Este pensamento pode ser muito valioso em nossa geração, porém devemos ter em mente que nenhuma época em especial tem o monopólio do conceito original e profundo, nem os antigos, nem os modernos maçons. O objetivo imediato é o de estudar os nossos símbolos e sobre eles especular e agregar novos significados, cada vez mais profundos.

Entendo que os símbolos da Maçonaria deverão ser escavados minuciosamente, para que assim, possamos interpretar e encontrar as grandes verdades ali existentes, pois é sabido que os resultados recompensarão o esforço e as dificuldades que existirão no caminho.

Contudo, o conhecimento dos símbolos não deverá ser mantido somente no intelecto, ou seja, se não aplicado na vida real, inexistiu êxito no desbaste da pedra bruta, colidindo, portanto, com o entendimento do aperfeiçoamento moral que nos ensina a Sublime Instituição. Em suma, o desígnio da Maçonaria é tornar o homem sábio e melhor, se tornando, consequentemente, mais feliz.

Por ocasião da formação da Maçonaria Especulativa, os Maçons se reuniam em átrios de Igrejas e em Tabernas, não possuindo templos como na atualidade. Para poderem trabalhar, representavam o Templo com um Painel ou Tapete que era estendido no chão, e assim, a Loja era composta.

No Painel, concentravam todos os símbolos necessários para o trabalho maçônico, com a facilidade de poderem constituir uma Loja em qualquer lugar, desde que preservados do olhar profano.

Por outro lado, precisamos considerar que a Maçonaria foi perseguida em praticamente toda sua história especulativa, tanto por Reis como pela Igreja Católica. Muitos IIr Morreram na fogueira da Inquisição e, posteriormente, nas mãos de monarquistas e absolutistas do Velho e Novo Mundo. Por isso, era necessário manter a identidade oculta, trabalhar em Lojas sem acesso profano e não ter endereço fixo.

Posteriormente, e, principalmente, após a Revolução Francesa e a onda Republicana, que varreu todos os recantos da Terra, somados à queda do prestígio e preponderância da Igreja sobre o Estado, os Templos passaram a ser construídos e o Painel passou a ser um acessório de grande simbologia, pelo que ele representou na época das perseguições, bem como pelo que representa hoje na Filosofia Maçônica.

O quadrilátero que compõe o Painel representa o Templo Maçônico. O Templo,  por sua vez, é inspirado no Templo de Salomão (que por sua vez foi inspirado no Tabernáculo), no formato (quadrilongo), na sua estrutura (átrio, santo e santo dos santos), e na sua orientação (Leste a Oeste), sendo a sua forma arquitetônica o comprimento do Oriente ao Ocidente, a largura de Norte ao Sul, a profundidade da Superfície ao Centro da Terra e a altura sendo da Terra ao Céu.  

As Lojas Maçônicas são sustentadas por três colunas: Sabedoria (Caminho da Vida), Força (Animo nas Dificuldades) e Beleza (Adorno nas Ações e Caráter). Podemos observar em primeiro plano as três colunas mestras dispostas, de maneira a formar um triângulo, símbolo máximo da perfeição e do equilíbrio, representando, por consequência, os três mundos inteligíveis, que correspondem pela analogia, o mundo físico ou natural representado pela coluna da força, o mundo espiritual ou metafísico, simbolizado pela coluna da beleza e o mundo divino, expresso pela coluna da sabedoria, qualificando a onipotência a onisciência e a onipresença do Grande Arquiteto do Universo, que constitui a tela de fundo para a nossa meditação, até mesmo porque, tudo está ligado e unido num mesmo todo.

Verifica-se, inclusive, paridade junto ao Evangelho de Mateus 18, 15-20 que preleciona: Em verdade vos digo, tudo o que ligardes na terra será ligado no céu, e tudo o que desligardes na terra será desligado no céu. De novo, eu vos digo: se dois de vós estiverem de acordo na terra sobre qualquer coisa que quiserem pedir, isto vos será concedido por meu Pai que está nos céus.”

A Abóbada Celeste, representada no Teto da nossa Loja e no Painel, com suas variadas nuances de cores, sendo que o caminho para o Infinito é representado pela Escada existente no Painel, conhecida como Escada de Jacó. Também representa a Luz e as Trevas, ou o caminho do conhecimento humano e da sabedoria, da escuridão à luz. O céu é a imagem do infinito, as estrelas representam a ideia que nos demonstra o mundo da realidade e da verdade, porque a perfeição é infinita, representada pelo sol que nasce no Oriente, fonte natural de luz e da sabedoria e do princípio criador;

A escada com seus múltiplos degraus, cada um representa as virtudes e a evolução exigida a um Maçom na busca da perfeição. Suportada pelo livro da lei fica a escada de Jacó, cujo topo toca os céus, descrita com propriedade no livro de Gênesis - Capítulo 28, 10-13, momento em que Jacó viu anjos que desciam e subiam por ela, dizendo Jeová: "Eu sou Jeová, Deus de teu Pai Abraão e de lsaac". "A terra em que estás deitado, a darei a ti e à tua posteridade; a tua posteridade será como o pó da terra e se dilatará para o Ocidente e para o Oriente, para o Norte e para o Sul. Por ti e por tua descendência serão benditas todas as famílias da terra". "Eis que estou contigo e te guardarei por onde quer que vá e te reconduzirei para esta terra; porque não te abandonarei até ter Eu cumprido aquilo de que te hei falado". Assim seja, pois eu creio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.2 Kb)   pdf (144.5 Kb)   docx (1.2 Mb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com