TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A INTERAÇÃO COLETIVA NA DIVERSIDADE DE CULTURAS E APRENDIZAGEM NA ESCOLA

Casos: A INTERAÇÃO COLETIVA NA DIVERSIDADE DE CULTURAS E APRENDIZAGEM NA ESCOLA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/10/2013  •  2.368 Palavras (10 Páginas)  •  589 Visualizações

Página 1 de 10

INTRODUÇAO

O presente trabalho tem por objetivo estabelecer uma relação interdisciplinar entre o texto "Uma abordagem integrada da aprendizagem" e a história do livro ”As Tranças de Bintou”, através da elaboração de uma síntese reflexiva, abordando seus aspectos teóricos, valorizando a metodologia do texto na construção de valores que visam o crescimento e aceitação do ser humano na sua integralidade, sem a roupagem de conceitos sociais que diminuam o sentimento de igualdade e liberdade que buscamos preservar.

É nessa pespectiva democrática que buscaremos evidenciar aos alunos que todos somos importantes, seja na igualdade ou nas diferenças, que temos as mesmas origens, e cada ser humano tem a sua beleza interior e exterior, que devemos valorizar a pessoa humana, não os preconceitos sociais, já que a criança está inserida em um mundo sem fronteiras e é através do reconhecimento de outras culturas e povos que ela valorizará a sua própria cultura.

Com base na leitura feita, elaborei atividades que valorize a cultura e os costumes, promovendo interação, e desenvolvendo o individualismo e o coletivo de cada um, respeitando as diversidades e os estilos dos envolvidos.

A INTERAÇÃO COLETIVA NA DIVERSIDADE DE CULTURAS E APRENDIZAGEM NA ESCOLA

A educação tem como finalidade propiciar a criança o seu desempenho diante da sociedade, e que possam assim obter condições de resolver por si própria os seus problemas. Destacamos sempre a vida social desse aluno, quais suas diferenças emocional e satisfatória, diante disso poderemos criar oportunidades de diferentes atividades pedagógicas de modo a proporcionar estímulos, organização de forma prazerosa.

As diferenças encontradas naturalmente desde cedo e vivenciadas no dia-a-dia auxiliam a criança em seu desenvolvimento, sejam elas relacionadas aos fenômenos da natureza ou ao convívio social entre outras. Notamos que podem existir diferentes estilos de aprendizagem e objetivos que requerem múltiplas opções de ensino. Cada criança aprende de acordo com o seu estilo pessoal de aprendizagem, o qual pode variar de criança para criança. A bagagem cultural que a criança traz consigo deve ser explorada, pois quando articulado o conhecimento científico às experiências e saberes da criança, ajudam na promoção do desenvolvimento integral das mesmas. Rompendo assim com o individualismo que levem a participação de cada criança e da coletividade, no meio em que ele passa a ser inserida. No texto uma Abordagem Integrada da Aprendizagem segundo parágrafo fala que: “Ao permitirmos que elas percebam conceitos mais abstratos funcionando na realidade de seu mundo familiar, forja-se outro elo significativo de aprendizagem.” Isso mostra que a criança aprendeu outro conceito fundamental para seu desenvolvimento cognitivo. Assim o ensino para a formação de uma criança tem que ser pautado em maneiras que possibilitem o desempenho mental, motor, visual, intelectual , enfim ser capaz de estimular todas as áreas dos educandos, com isso a integração das experiencias cientificas vem agregar conceitos, que além de serem observados, possibilitam as reflexões e tornão-se um apoio para a pratica educativa.

Ao iniciarmos uma proposta para ser trabalhada com os alunos, temos que entender que, existe um elo entre as matérias a serem ministradas é e preciso conhecer o conceito cientifico que se encontram embutido nas diversas disciplinas, com isso possa desenvolver de maneira mais ampla qual área queremos afetar na criança promovendo assim o rompimento das barreiras entre as disciplinas.

A matemática , a musica, a literatura , as atividades artísticas, todas elas servem para estimular alguma área do desenvolvimento da criança, seja na parte motora, o raciocínio, as expressões, com esse desenvolvimento estimula a criatividade e promove a integração do saber . Percebe-se através do texto que em cada disciplina a ser trabalhada você consegue extrair conceitos que causam nas crianças sensações que a ajudam a assimilar lembranças com maneiras de executar as tarefas propostas. Quando você estimula a criança a recontar uma estoria que antes já foi contada, atraves de desenhos, você permite que essa criança use a sua mémoria, a sua criatividade e assim você estimula as lembranças e sensaçoes com o aprendizado.

A partir da história que valoriza a diversidade cultural e dos afro-descendentes como um povo rico em conhecimento e valores, mostra que cada povo tem a sua história, sua origem, seus costumes e que estes devem ser valorizados e cultivados, sem preconceito. Essa história é uma grande lição para nós professores, que devemos nos inspirar nessa história, para ensinar e explicar o porquê daquele conteúdo, o porquê pode fazer certas coisas e porquê não pode faze-las. Desta forma, estamos ensinando com significado fazendo com que a aprendizagem ocorra de forma significativa e prazerosa.

É preciso que se explore o espaço e compreenda o habitat humano, de forma que os elementos nele contidos possam ser mais bem utilizados, permitindo e possibilitando o avanço do desenvolvimento da produção cultural. Será fundamental compreender e interpretar a natureza e a cultura como movimentos constantes da sociedade que se modifica pela produção que o ser humano desempenha por meio de seu trabalho. O espaço que se constrói nada mais é do que a apropriação que se exerce sobre a natureza, organizando-a de forma social e histórica; e o tempo, conseqüentemente, não se limita a uma compreensão restrita e imediata. É preciso entendê-lo desvendando a produção dos grupos sociais que contribuíram para a construção de uma determinada sociedade.

Diante disso, pode-se dizer que a concepção histórico-social do desenvolvimento humano evidencia a importância de compreender que o processo de elaboração do conhecimento está inter-relacionado com a emoção, a imitação e a representação, o movimento, a linguagem, e as interações, interações essa que envolve os vários métodos científicos e meio social onde está inserido, valorizando sua cultura, pois a escola é o primeiro espaço de convívio em grupos numerosos, onde se aprende a respeitar diferenças, resolver conflitos e tomar decisões em conjunto, saberes essenciais para exercer a cidadania.

Enfim, nós professores devemos conhecer a fundo a realidade de cada um, a qual cultura pertence, quais os seus costumes e explorar sempre em conteúdos esses itens, pois o atual ensino, o aluno é colocado diante de situações desafiadoras, e nelas é incentivado a encontrar soluções

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.5 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com