TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importancia Da Leitura Nas séries Inicias

Por:   •  29/4/2013  •  9.788 Palavras (40 Páginas)  •  275 Visualizações

Página 1 de 40

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

CURSO NORMAL SUPERIOR

MARTA VIANA DE CARVALHO RIBEIRO

VIVIANE SPÍNOLA DE OLIVEIRA

A IMPORTÂNCIA DA AQUISIÇÃO DA LEITURA E ESCRITA NAS SÉRIES INICIAIS.

ITAPETINGA

2008

MARTA VIANA DE CARVALHO RIBEIRO

VIVIANE SPÍNOLA DE OLIVEIRA

A IMPORTÂNCIA DA AQUISIÇÃO DA LEITURA E ESCRITA NAS SÉRIES INICIAIS.

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, como requisito parcial para a obtenção do título de licenciado em Normal Superior.

Orientador: Prof. Ms. Fábio Goulart de Andrade.

Tutor Eletrônico: Alessandra Regina de Oliveira.

Tutor de Sala: George Ferraz.

ITAPETINGA

2008

Dedico este trabalho a uma pessoa muito importante na minha vida, minha mãe, que com ternura e amor, através das palavras e ações, me incentivou, deu me força para que continuasse, dedico essa etapa vencida a ela.

AGRADECIMENTOS

Agradeço a Deus pelo dom da vida, pela graça de poder concluir esse trabalho.

Minha família, mãe Terezinha, irmãs Lívia, Liliane e Ananda, minha sobrinha Ana Bel, minha tia Tereza, pelo apoio, paciência, força e muito carinho nas horas difícies.

Minhas amigas Suely, Alessandia, Luciana, pela ajuda e incentivo nas dificuldades, e em especial agradeço minha colega de dupla Marta, pela confiança, compreensão e companheirismo.

Agradeço também a todos que direta ou indiretamente contribuiu para que eu concluisse esse trabalho.

OLIVEIRA, Viviane Spínola de, RIBEIRO, Marta Viana de Carvalho. A Importância da aquisição da Leitura e Escrita nas Séries Iniciais. 2008. 38 folhas. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação – Curso Normal Superior) – Sistema de Ensino Presencial Conectado, Universidade Norte do Paraná, Itapetinga, 2008.

RESUMO

O presente estudo objetiva principalmente uma breve reflexão à cerca da importância da aquisição da leitura na formação de cidadãos e leitores críticos e reflexivos. Sabe-se que através da apropriação da leitura e da escrita o indivíduo torna-se cada vez mais, sujeitos da sua própria história e que a escola sendo uma instituição que não é a única, mais uma das principais responsáveis pela apropriação dessas práticas e é nela que se dá o encontro decisivo da criança com o ler e o escrever, ela pode e deve eleger metodologias para desenvolver muito mais que a capacidade de ler mais o compromisso e o hábito pela leitura. Dessa forma, ensinar a ler e a escrever implica dar nova dimensão dos fazeres e práticas escolares. E isso deve levar a uma reflexão sobre o compromisso com o desenvolvimento da leitura e da escrita na sala de aula e, conseqüentemente vem propor o fazer de novas formas de ser e fazer, o ler, o escrever na escola, para assim, formar cidadãos para atuar-se em um mundo em permanentes mudanças nas suas escritas e cada vez mais exigente quanto à qualidade da leitura.

Palavras-chave: Leitura, leitores, conhecimento, transformação.

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO ..................................................................................................... 7

2 OBJETIVOS

...

Baixar como (para membros premium)  txt (64 Kb)  
Continuar por mais 39 páginas »