TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importancia Das Funçoes Administrativas

Pesquisas Acadêmicas: A Importancia Das Funçoes Administrativas. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/10/2013  •  1.705 Palavras (7 Páginas)  •  692 Visualizações

Página 1 de 7

2 A IMPORTÂNCIA DAS FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS

Entre uma decisão e uma ação deve haver planejamento, o sucesso de uma ação irá depender de seu planejamento. Assim, o planejamento é considerado a principal função administrativa a ser desenvolvida dentro dos processos administrativos. Por meio do planejamento a empresa irá se preparar, estabelecendo metas e realizando previsões futuras, é definido como a atividade pela qual administradores analisam condições presentes para determinar formas de atingir um futuro desejado. O planejamento envolve três níveis: estratégico, tático e operacional. No planejamento estratégico são tomadas decisões de acordo com os objetivos da empresa e com uma visão de longo prazo. Já o planejamento tático vai transformar as estratégias em planos mais específicos, que deverão ser executadas pelas varias áreas da organização. Enquanto no planejamento operacional serão definidos os procedimentos específicos para os níveis mais inferior da organização e com prazos mais curtos. Todos os níveis do planejamento devem se apoiar.

Organizar envolve reunir e coordenar os recursos necessários para atingir o objetivo de uma empresa é necessário para que todos os envolvidos saiam satisfeitos com o seu trabalho realizado. A estrutura da organização deve estar de acordo com a estratégia e o planejamento de desempenho da empresa que assim ela irá refletir como ocorrem as relações funcionas e pessoais da empresa. Uma vez estabelecido o planejamento e organizado os recursos dentro de uma estrutura compatível com a estratégia da empresa, será necessário tomar a direção pare que objetivo seja atingido, e o controle está diretamente relacionado com o planejamento, pois ele irá assegurar que o objetivo planejado seja atingido. A partir do desempenho desejado devera ser feita sua observação, comparando o planejamento com o que esta sendo realizado. A partir da observação, as variações ou desvios poderão ser corrigidos.

O processo administrativo é bastante direto onde você planeja estabelecer seus objetivos, e obtém e organiza os recursos necessários para transformar os planos em realidade. Emprega-se funcionários que possuem talentos, conhecimentos e habilidades para desempenhar, com sucesso, as tarefas necessárias, que geralmente são complexas. São esses os fundamentos da administração, que servem como as bases para operar uma organização eficiente e eficaz envolvem o processo de monitoramento das atividades para ter certeza de que elas estão sendo realizadas como planejado é pra corrigir qualquer desvio significativo. Os gerentes não conseguem realmente saber se as suas unidades estão ou não tendo um desempenho adequado até que tenham avaliado quais atividades foram feitas e tenham comparado o desempenho real com o padrão desejado.

A eficácia de um sistema de controle é determinada pelo quanto facilita o alcance do objetivo. Quantos mais ele ajudar os gerentes a alcançar os objetivos de suas organizações, melhor será esse sistema de controle.

Com isso podemos verificar que a sobrevivência empresarial depende, em grande parte, do conhecimento dos fatos atuais e da previsão dos acontecimentos futuros, tanto no plano nacional quanto no internacional. Esta é uma condição de trabalho inerente ao próprio estágio de desenvolvimento pelo qual está passando o Brasil. Em princípio, é uma fase de constantes ajustes e reajustes, pois qualquer trabalho atual constitui apenas um teste para o futuro, cujo alvo é a meta do desenvolvimento global. O cenário econômico e financeiro nacional repercute sempre, direta ou indiretamente, sobre as atividades da empresa. O administrador empresarial, para gerir bem os negócios e agir nas oportunidades de mercado, deve estar atento às questões como: expansão econômica, efeitos da inflação, comportamento dos preços, renda per capita, política salarial e aumento de renda, custo de vida, especialização da mão de obra e progresso tecnológico. É fundamental ter também o domínio e conhecimento sobre o fluxo de recursos, tais como: fontes externas, empréstimos a juros, fontes internas, exportações e importações, balança comercial, déficits governamentais e aumentos de impostos, cujos fatores provocam mutações na economia.

Com isso uma vez que a empresa deve operar no âmbito macroeconômico, é importante que o administrador esteja ciente de sua estrutura institucional, estando alerta para as consequências de diferentes níveis de atividade econômica e mudanças na política econômica que afetem seu próprio ambiente de decisão. Sem compreender o funcionamento do amplo ambiente econômico, o administrador não pode esperar obter sucesso para a empresa. Deve perceber as consequências de uma política monetária mais restritiva sobre a capacidade da empresa obter recursos e gerar receitas. Precisa conhecer as várias instituições que atuam na economia para poder avaliar os canais potenciais de investimento e financiamento dos seus negócios.

Os efeitos da inflação, por exemplo, sobre a vida empresarial, além de afetar, em certo grau, as relações entre empregados e empregadores é mais acentuado nos assuntos que envolvem: custos industriais, despesas com serviços em gerais, encargos financeiros, reposição de bens, renovação tecnológica e, planos de expansão a longo-prazo, métodos de gestão, reajustes salariais, etc. Estes efeitos devem ser imediatamente processados e compreendidos no processo decisório da empresa, exigindo as adequações para a sobrevivência. Quanto ao crescimento econômico tem-se dúvidas em relação a sua importância como meta principal da política econômica. Tudo porque o crescimento econômico oferta à coletividade uma quantidade de mercadorias e serviços maior que o crescimento populacional. Esse progresso econômico visa estimular a atividade produtiva a fim de aumentar o produto nacional, fato que ocorre quando existem desemprego e capacidade ociosa.

Política monetária nesta o governo pode atuar sobre a taxa de juros, pode aumentar ou diminuir o dinheiro que circula na economia podendo aumentar ou diminuir o volume de dinheiro disponível para os bancos emprestarem, e pode restringir ou facilitar o crédito.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com