TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ImportÂncia Das Funçoes Administrativas

Ensaios: A ImportÂncia Das Funçoes Administrativas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/9/2013  •  2.626 Palavras (11 Páginas)  •  569 Visualizações

Página 1 de 11

INTRODUÇÃO

Sabe-se que no mundo corporativo a informação é um dos itens mais valiosos. O poder da informação é algo inquestionável. Numa primeira estância toda organização utiliza a combinação de várias informações para definir, por exemplo, área de atuação, características de produto, quantidade a ser produzida, metas a serem atingidas e público-alvo. As informações a respeito do segmento de negócio da organização são ferramentas indispensáveis para um real posicionamento no mercado, além de diagnosticar como andam as vendas, como se encontra o caixa, qual é a carga tributária, quais os custos fixos e variáveis, quais os gastos que podem ser reduzidos ou até eliminados, e a partir destes dados tomar as decisões necessárias para a contínua melhoria dos processos.

IMPORTANCIA DAS FUNÇOES ADMINISTRATIVA

A administração é definida como o processo de trabalhar com pessoas e recursos na busca de objetivos de alguma organização. Em um mundo moderno, globalizado e complexo, faz-se necessário ter uma base de conhecimentos sólidos para que a organização continue competitiva no mercado, nesse sentido uma análise organizacional é de muita importância. Conforme Chiavenato (2000), a análise organizacional é o processo pelo qual se examinam os recursos financeiros, mercadológicos, produtivos e humanos da empresa como fatores conjuntos, verificando quais são as forças e as fraquezas e como podem ser exploradas e defrontadas as oportunidades com as ameaças que o ambiente oferece. Nesse sentido, faz-se necessário que o gestor tenha em mente as funções administrativas de planejar, organizar, dirigir e controlar, compreendendo quanto uma organização como um todo pode levar a obter resultados eficazes. Stoner (2004) afirma que planejar significa pensar antecipadamente nos objetivos e nas ações, e que os atos devem ser baseados em métodos, planos ou lógicas, e não em palpites. Organizar é o processo de arrumar e alocar o trabalho, a autoridade e os recursos entre os membros de uma organização, de modo que eles possam alcançar eficientemente os objetivos da mesma. No que se refere à liderança em Administração, Stoner (2004) ressalta que significa dirigir, influenciar e motivar os empregados a realizar tarefas essenciais. Já a função de controlar é certificar-se de que os atos dos membros da organização levam-na, de fato, em direção aos objetivos estabelecidos. O objetivo geral deste trabalho foi realizar uma análise organizacional de uma empresa do ramo de varejo de eletrodomésticos, móveis e materiais de construção, na cidade de Venâncio Aires, entre março e junho de 2012.240 Primeiramente foi realizado um estudo bibliográfico das principais áreas da administração (Finanças, Recursos Humanos, Empreendedorismo, Marketing e Serviços) e, após, foi feita uma entrevista com os gestores da empresa com a finalidade de identificar seus pontos fortes e fracos. Também foi realizado um estudo do ambiente externo relativo à área de negócios, identificando ameaças e oportunidades. Através desta pesquisa percebeu-se a importância que a empresa necessita dar às ferramentas da Administração, analisando todos os setores envolvidos no processo, tanto no ambiente interno, como de vendas, financeiro, de logística e controle de pessoas, como no ambiente externo, no que se refere a clientes, fornecedores e240 stakeholders. Observa-se que a empresa está bem estruturada, buscando inovações e melhores práticas administrativas, sempre atenta às mudanças e tendências de mercado, detectando oportunidades e precavendo-se contra ameaças, o que é 240fundamental para uma organização que busca alavancar positivamente seus resultados.

VARIAVEIS MACROECONOMICAS

As variáveis macroeconômicas não predizem o futuro, mas nos darão indícios de como a economia deverá se comportar nos próximos anos, e seus impactos no setor da construção civil. Algumas afetam mais intensamente como déficit habitacional, volume de credito, renda per capita, mão de obra, e o PIB e é a partir de sua analise que responderemos a questão apresentada.

O Brasil, hoje passa por um período em que as variáveis macroeconômicas, principalmente câmbio e juro, são destaques. O Câmbio sempre esteve "nas alturas" chegando a ser cotado a R$2,70 hoje pode ser comprado a R$1,905, baseado na cotação do dia 18/06/07, apesar das intervenções do Banco Central comprando dólares. O dólar nesta faixa é bom para quem importa, para quem quer aproveita seu dinheiro extra para uma viagem ao Estados Unidos e para empresas que possuem dívidas em moeda americana, mas por outro lado, para as empresas exportadoras a moeda americana neste patamar não é interessante já que suas margens de lucros são diminuídas. Já o Juro Brasileiro o maior do mundo(taxa selic é cotada a 12% a.a) também passa por um processo de queda. O Copom, Comitê de Política Monetária, em suas reuniões mensais vem reduzindo o juro a uma taxa de 0,5%. Apensar de tímida, essa redução já tem provocado efeitos em diversos setores da economia brasileira, como a construção civil que passa por um processo de crescimento, devido os créditos oferecidos pelos bancos estarem menos onerosos. O setor automobilístico, pelo mesmo motivo está em processo de expansão, o Mercado de ações que cada vez mais é procurado por investidores, já que investir em títulos do governo não tem mais o mesmo retorno financeiro. Podemos constatar que o Brasil passa por um momento econômico singular, junto com os países emergentes (Índia, Rússia e China), o colocando numa posição mundial mais favorável, porém longe da posição em que todos brasileiros desejam vê-lo. Afinal de contas a redução do juro e do câmbio é bom ou ruim? Pra nós brasileiros "normais" sempre é bom que esta duas váriaveis estejam desvalorizadas.

JURO: é a remuneração cobrada pelo empréstimo de dinheiro. É expresso como um percentual sobre o valor emprestado (taxa de juro) e pode ser calculado de duas formas: juros simples ou juros compostos.

O juro pode ser compreendido como uma espécie de "aluguel sobre o dinheiro". A taxa seria uma compensação paga pelo tomador do empréstimo para ter o direito de usar o dinheiro até o dia do pagamento. O credor, por outro lado, recebe uma compensação por não poder usar esse dinheiro até o dia do pagamento e por correr o risco de não receber o dinheiro de volta (risco de inadimplência).

INFLAÇÃO é a queda do valor de mercado ou poder de compra do dinheiro. Porém, é popularmente usada para se referir ao aumento geral dos preços. Inflação é o oposto de deflação. Índices de preços dentro de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.5 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com