TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Importancia Das Funções Administrativas

Artigos Científicos: Importancia Das Funções Administrativas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/6/2013  •  411 Palavras (2 Páginas)  •  914 Visualizações

Página 1 de 2

Administração é o processo de trabalhar com pessoas e recursos na busca de objetivos. Em um mundo moderno, globalizado e complexo, faz-se necessário ter uma base de conhecimentos sólidos para que esse mercado continue em ascendência, nesse sentido uma análise organizacional é de muita importância. De acordo com Chiavenato (2000), a análise organizacional é o processo pelo qual se examinam os recursos financeiros, mercadológicos, produtivos e humanos da empresa como fatores conjuntos, conferindo as forças e as fraquezas e como podem ser exploradas e defrontadas as oportunidades com as ameaças que o ambiente oferece. Uma pesquisa realizada pelo SEBRAE (2005), a taxa de mortalidade das empresas brasileiras é de 46,7% no segundo ano de existência, 53,4% e 62,7% para o terceiro e quarto ano de existência. Por isso, é de extrema importância que o gestor tenha em mente as funções administrativas de planejar, organizar, dirigir e controlar, para se obter resultados eficazes.

No primeiro caso o empresário Evaldo Oliveira viu que havia uma grande demanda para produtos de alumínio e que é um mercado em crescimento já que o consumo desses produtos tem aumentado com o passar do tempo e apesar da grande competitividade com um bom planejamento foi possível se destacar. A partir dai ele passou para próxima etapa que foi a compra do maquinário e a contratação da mão-de-obra, como ele ja tinha o dinheiro para o investimento ele nao precisou de emprestimo eliminando os juros o que já é um grande passo para o sucesso da empresa. A fábrica conta com 54 funcionários liderados por ele e com uma ótima direção ele consegue uma produção de 120 mil peças por mês. Mesmo com o sucesso da empresa ele continua controlando o mercado e espera uma aumento de 20% nas vendas sendo assim será necessário o aumento de produção.

No segundo caso o planejamento foi de extrema importância para que o químico Eduardo Martinez de Almeida pudesse começar seu negócio já que ele não possuia o capital para o investimento. Decidido a começar seu próprio negócio ele precisou fazer um curso para empresários e elaborou um bom plano de negócios para convencer o banco a investir, ele também fez uma análise de mercado que durou 6 meses para elaborar seu plano de ação.

Sem um bom planejamento ele poderia até ter conseguido o empréstimo no banco, mas não conseguiria obter lucro suficiente para se manter e pagar os juros ao banco levando assim a empresa a falência com pouco tempo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com