TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTANCIA DAS FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS

Resenha: A IMPORTANCIA DAS FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/6/2013  •  Resenha  •  295 Palavras (2 Páginas)  •  687 Visualizações

Página 1 de 2

A IMPORTANCIA DAS FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS

Desde do inicio da revolução industrial o processo administrativo das empresas foi tido como foco de estudos e constantes debates, principalmente a cerca de quais seriam as funções básicas que o administrador deveria desempenhar para alcance pleno da eficiência e eficácia empresarial. A Era da informação surgiu em 1990 graças aos impactos provocado pelo desenvolvimento tecnológico e pela tecnologia da informação.

Até então, as funções administrativas, eram realizadas de forma rústica, sem o auxilio da tecnologia da informação, o que restringia a eficácia das ações gerenciais. A tecnologia influenciou poderosamente o funcionamento das organizações a partir da revolução industrial. O administrador atua em uma empresa através do processo administrativo. O processo administrativo, segundo Chiavenato, consiste nas funções de planejamento, organização, direção e controle. Essas funções são atribuídas com cargas diferenciadas para os diferentes níveis da organização que são os níveis: estratégico, tático e operacional.

A função de planejamento tem maior peso no nível estratégico e tático. Chiavenato afirma que a administração não ocorre ao acaso, pois cada ação está pautada em um plano. Esses planos são traçados na função planejamento. Apesar de haver planos operacionais, estes planos não têm grande peso nas funções administrativas, pois, lidam com variáveis bastante limitadas. Os gestores ambicionam resultados e expressam estes em seus planos, porém é necessário que cada um saiba a sua cota de responsabilidade na realização dos resultados. Os setores, grupos de trabalho ou departamentos devem ter ciência para onde e com que intensidade se direcionar. Desse modo, ainda que o trabalho seja realizado por diversas pessoas e setores. Cada um sabe a sua cota no todo e como sua cota contribui para o todo. A organização, como todas as outras funções, é realizada em cada nível de acordo com o escopo administrativo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com