TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importancia De Ler rótulos Nas Embalagens

Monografias: A Importancia De Ler rótulos Nas Embalagens. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/11/2014  •  514 Palavras (3 Páginas)  •  853 Visualizações

Página 1 de 3

A importância de ler os rótulos das embalagens.

O rótulo do alimento é uma forma de comunicação entre os produtos industrializados e os consumidores. Muitas informações estão descritas nos rótulos, como o prazo de validade, origem e lote do produto, conteúdo líquido, informação nutricional e lista de ingredientes.

Na lista de ingredientes constam todos os ingredientes do produto. Os ingredientes aparecem em ordem decrescente, isto é, o primeiro ingrediente da lista é aquele que está em maior quantidade no produto e o último, em menor quantidade. Pessoas com alergias, intolerâncias e restrições alimentares devem sempre verificar a lista de ingredientes para se certificar que o produto não contenha o alimento restrito.

Informação Nutricional Obrigatória: tabela com as propriedades nutricionais dos alimentos. No Brasil é obrigatório constar as seguintes informações nutricionais: energia (kcal), carboidrato, proteína, gorduras (total, saturada e trans), fibras e sódio; e estas se referem a uma porção do alimento, que é a quantidade do alimento que deve ser consumida em medidas caseiras (como 4 torradas, 1 copo de leite, 2 colheres de sopa de achocolatado. Opcionalmente, as indústrias podem declarar outros nutrientes, como as vitaminas e os minerais. Outra informação que contém na tabela é o percentual do valor diário de referência (%VC), que indica o quanto o produto apresenta de energia e nutrientes em relação a uma dieta de 2000 calorias (esse valor é apenas uma referência, pois as pessoas apresentam necessidades diárias de energia diferentes, de acordo com idade, gênero, prática de atividade física, entre outros).

Para ter uma alimentação mais saudável comparece a informação nutricional de dois alimentos semelhantes, como 2 marcas de pão de forma, 2 marcas de iogurte, e prefira produtos:

• Com baixo %VD para gorduras saturadas, gorduras trans e sódio (os produtos com baixo %VD indicam que o produto tem pequena quantidade desses nutrientes);

• Com alto %VD para as fibras alimentares, vitaminas e minerais (os produtos com alto %VD indicam que o produto tem grande quantidade desses nutrientes).

A declaração da informação nutricional dos alimentos industrializados contribui para um consumo adequado dos mesmos

A realidade é que os alimentos fabricados em um laboratório de alimentos são uma parte da nossa dieta, e precisamos nos tornar esclarecido sobre o que está nos alimentos que comemos para preservar a saúde e perder peso

Sempre foque primeiramente na quantidade de gorduras, sódio e fibras do produto. Esses são itens determinantes quando o assunto é qualidade.

Segundo a Anvisa, os ingredientes do alimento aparecem na ordem decrescente de quantidade. Portanto, se procura um item integral, veja se o primeiro ingrediente é realmente a farinha integral. Tenha atenção especial quando o açúcar e as gorduras constarem no topo da lista.

Pessoas com restrições alimentares precisam estar ainda mais atentas à composição dos alimentos.

Nada adianta você controlar o sódio de um alimento se for encher de sal no preparo dos outros. Equilibre sua refeição toda.

Prazo de validade: atente-se à data

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com