TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importancia De Ter Um Colaborador Timido Em Sua Equipe

Ensaios: A Importancia De Ter Um Colaborador Timido Em Sua Equipe. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/4/2014  •  420 Palavras (2 Páginas)  •  489 Visualizações

Página 1 de 2

GESTAO EM RH

QUAL A IMPORTANCIA DE UM COLABORADOR TIMIDO EM SUA EQUIPE?

“A timidez é um padrão de comportamento em que a pessoa não exprime (ou exprime pouco) pensamentos e sentimentos e não interage ativamente. Embora não comprometa de forma significativa a realização pessoal e profissional”

Antigamente tímidos não tinha vez no mercado de trabalho, hoje por sua vez são bem quistos pois os tímidos são pessoas que observam mais e com isso conseguem analisar melhor o que fazer. São pessoas focadas que ao contrario do extrovertido não perde se numa conversa. O extrovertido por sua vez tem sua atenção desviada com facilidade .

São perfis opostos onde um completa o que falta no outro, por isso em uma empresa hoje temos os dois tipos : o Tímido e o Extrovertido.

Timidez não é crime., mesmo no ambiente corporativo. Na verdade, líderes introvertidos tendem a ser mais abertos a sugestões, mais tranquilos em momentos de pressão e, em geral, possuem maior capacidade de observação e, por isso, compreendem melhor o que acontece ao seu redor. Essas são as principais conclusões da pesquisa sobre lideranças introvertidas

A pesquisa, que revela que os quietos também têm vez em cargos decisórios, ouviu chefes de diferentes setores e níveis hierárquicos de companhias norte-americanas. A ideia inicial era identificar como a extroversão ajudava as pessoas a progredirem na carreira, mas, conforme os contatos foram ocorrendo, o foco do estudo foi alterado. “Propusemo-nos a examinar em quais condições os líderes introvertidos podem ter uma vantagem

A professora afirma que, em determinadas situações, os introvertidos podem ser, inclusive, melhores líderes do que os extrovertidos. “Em ambientes em que os membros da equipe são pró-ativos, eles são mais propensos a ouvir as idéias sugeridas e é provável que sejam mais receptivos a elas”. Ela completa dizendo que essa liberdade pode estimular os membros da equipe a desenvolverem um trabalho melhor em comparação com os seguidores de chefes extrovertidos.

O problema, entretanto, é descobrir os talentos dos profissionais mais discretos no ambiente competitivo das corporações. Como a tarefa não é fácil, Francesca insiste em que as companhias ouçam o que seus colaboradores mais calados têm a dizer. “Em uma das empresas que entrevistamos, uma simples regra foi implementada: os introvertidos, líderes ou membros de equipe, passaram a ter um tempo extra, após as reuniões de negócios, para sugerir ideias a respeito dos temas discutidos”, exemplifica. Ela explica que essa medida foi adotada porque se sabia que a maior parte da reunião era consumida pelos extrovertidos, sem que o tímidos pudessem, sequer, se manifestar..

...

Baixar como  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »