TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A importância da participação dos colaboradores internos para o sucesso de uma organização

Trabalho acadêmico: A importância da participação dos colaboradores internos para o sucesso de uma organização. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/9/2013  •  Trabalho acadêmico  •  3.388 Palavras (14 Páginas)  •  290 Visualizações

Página 1 de 14

INTRODUÇÃO

“A importância da participação dos colaboradores internos para o sucesso de uma organização”.

Mesmo num mundo globalizado onde cada vez mais novas informações são disponibilizadas por meio de tecnologias e recursos ultras modernos para as empresas, a participação das pessoas é fundamental e indispensável no processo de evolução do mundo e porque não dizer, das organizações em geral.

Significa afirmar que tudo parte das próprias pessoas. Elas questionam, pesquisam, investem e descobrem a cada dia novas soluções para o mesmo problema. O homem é dinâmico,vive em constante transformação. Ao mesmo tempo em que provoca destruições em massa a exemplo das explosões de Hiroshima no Japão e das torres gêmeas nos Estados Unidos, possui sabedoria para descobrir como aplicar do Brasil uma cirurgia em uma pessoa que se encontra na Europa ou, ainda, pode reunir ao mesmo tempo em uma mesa de discussão, pessoas que se encontram em diferentes continentes por meio de uma teleconferência. Esta dádiva é exclusiva do homem.

De acordo com a “Teoria da Hierarquia das Necessidades” as necessidades humanas são arranjadas em hierarquia isto é, depois de satisfeita uma necessidade o homem sente imediatamente o desejo de satisfazer a outra necessidade que se encontra em um nível mais elevado da pirâmide. Por exemplo: após satisfazer as necessidades fisiológicas como (água, comida, sexo etc) ele sente carência de Segurança como (liberdade, segurança contra a violência e ausência de poluição etc).

Apesar de ser criticada por alguns teóricos da administração, esta tese defendida por MASLOW prova que o homem é um ser dinâmico e questionador da realidade a sua volta. Ele vive em constante busca por outras possibilidades de evolução, ou seja, a sua realização pessoal e/ou profissional. Acrescente-se a isso o fato de que a psicologia moderna prova que o homem para ser feliz precisa ser respeitado, acolhido, reconhecido e amado. Isso, com certeza, se refletirá no seu ambiente de trabalho onde ele passa um terço das suas horas diárias.

Nas empresas, independente do seu tamanho, modelo ou importância no contexto da comunidade em que está inserida, a participação das pessoas é fundamental. São elas que decidem os rumos das empresas. Uma decisão pode levar uma organização à falência ou à prosperidade. Isto depende do nível de comprometimento, responsabilidade e de como a pessoa se sente em relação à organização.

I - A EMPRESA.

Visão

A visão da Organização é se tornar o maior fornecer de produtos de beleza do Rio de Janeiro em vinte anos.

Missão

A sua missão é fornecer produtos de altíssima qualidade, que realcem a beleza e auto-estima dos usuários.

Objetivos

Os objetivos da Belez Praz Ltda é aumentar a participação no mercado de produtos de beleza. Em curto prazo - conquistar a fidelidade dos consumidores intensificando as ações de que levam a excelência no atendimento; Em médio prazo – Aumentar o volume de vendas em 25% do valor líquido dos negócios; Em longo prazo atingir um crescimento de 50% no volume dos negócios para ampliar o campo de atuação para outros estados e até mesmo para o exterior.

A empresa tem como política central, ouvir e observar os seus clientes, fornecedores e parceiros, visando aprimorar as suas práticas e a evolução das suas metas.

Classificação

A Belez Praz Ltda é uma micro empresa comercial, atualmente, com um quadro de 30 pessoas incluindo a direção e os trabalhadores. Atua na área de distribuição de produtos de beleza.

Descrição

Foi fundada em abril de 2000, quando possuía em seu quadro um total de quatro pessoas, incluindo a direção da empresa. Suas instalações ocupavam uma área de 100 metros quadrados em local próximo ao centro do bairro de Bangú, na cidade do Rio de Janeiro, com um capital inicial próprio de R$70.00 (setenta) mil reais.

Iniciou as suas atividades oferecendo produtos como: xampu, condicionador, tintura para cabelo, esmaltes, lixas de unha etc. A preocupação inicial era abastecer os salões de cabeleireiros, especificamente. A idéia de se criar o negócio surgiu, porque um dos sócios da Belez Praz era proprietário de um salão de beleza e tinha muita dificuldade para abastecer o seu salão com os produtos básicos. Nessa ocasião ele também buscava trazer as novidades da beleza para os seus clientes e enfrentava dificuldades, porque não havia um canal que permitisse o acesso a essas novidades.

Um fato importante da Organização foi ter, logo de cara, percebido que naquele mercado havia uma carência enorme de fornecedores dos seus principais produtos. Esse fato, com certeza, foi o responsável pela criação da oportunidade de negocio para a futura organização. Isso fez com que a mesma se transformasse na maior parceira dos salões de beleza da região. Isso se deu porque naquele momento atendia à maioria das expectativas dos seus clientes, gozando da prerrogativa de ser o único fornecedor, podendo ser este fato, também, considerado o seu ponto forte.

A partir de 2008 a empresa já contava com um quadro de 15 funcionários, transferindo a administração central para o centro do Rio de Janeiro. Essa decisão significou um salto nos negócios da empresa considerando que a localização do seu escritório no grande centro permitiu a ampliação dos negócios da empresa pela facilidade de acesso aos principais órgãos do governo e demais parceiros de negócios, proporcionando rapidez e economia de tempo e dinheiro.

Nesta época a empresa já se enquadrava nos moldes de empresa arrojada quanto ao estilo de administrar. Esse, sem dúvida, pode ser considerado como outro fator importante, da sua história, por se tratar de um progresso não só em termos de tamanho físico e patrimonial, mas também de um enorme avanço no que tange aos conceitos de empresa moderna e arrojada.

Avaliação ambiental

Forças – Faz parte de um grupo restrito de fornecedores de produtos de beleza da região, o que se torna em vantagem no estabelecimento de preços junto aos clientes; Possui alta qualidade dos produtos; Boa logística de distribuição e facilidade de acesso à empresa por parte dos clientes; Respeito as legislação trabalhista.

Fraqueza - Falta de uma política de pessoal que vise conhecer e aproveitar melhor o potencial profissional e pessoal dos funcionários

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com