TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importancia Do Livro Didático

Monografias: A Importancia Do Livro Didático. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/5/2014  •  2.367 Palavras (10 Páginas)  •  1.659 Visualizações

Página 1 de 10

Resumo

O presente estudo tem por objetivo lançar um olhar sobre a importância do livro didático e investigar seu papel mediador na relação entre o educando e o conhecimento, considerando que o livro didático é um instrumento de apoio aos professores na preparação e desenvolvimento de suas aulas. Reflete as opiniões de professores e alunos sobre a contribuição que o livro didático pode lhes trazer na aprendizagem e desenvolvimento e analisa a forma de utilização do livro didático pelos professores em todas as áreas. Mostra também a influência do livro didático na definição de conteúdos escolares e na proposição de propostas de ensino. Diz respeito também as preocupações das dificuldades encontradas na conservação dos livros e da entrega dos mesmos pelos alunos que evadem durante o ano letivo.

Palavras-chaves: livro didático – conservação – instrumento de apoio – contribuição.

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO --------------------------------------------------------------------------------05

2. DESENVOLVIMENTO-----------------------------------------------------------------------07

3. CONCLUSÃO----------------------------------------------------------------------------------11

4. REFERÊNCIAS-------------------------------------------------------------------------------12

Introdução

O programa do livro didático contribui a cada ano para melhorar a qualidade do ensino público evidenciando a melhoria na educação brasileira.

Segundo Lajolo (1996) o livro didático assume certa importância dentro da prática de ensino brasileira nestes últimos anos, isso é notável, principalmente em países como o Brasil, onde a precaríssima situação educacional faz com que ele acabe determinando conteúdos e condicionando estratégias de ensino, pois de forma decisiva, o que se ensina e como se ensina o que se ensina.

A atenção se faz necessária uma vez que, através do uso contínuo e onipresente do livro didático, este material poderá ser visto como única fonte de ajuda ao professor, ou ainda, apresentar-se como substituto do docente, podendo comprometer a aprendizagem do aluno.

O uso do livro didático deve contribuir para que o professor organize sua prática e fornecer sugestões de aprofundamento das concepções pedagógicas desenvolvidas na escola, estes aspectos não dependem apenas de uma boa escolha do livro, mas também de um uso adequado deste instrumento em sala de aula.

O livro didático assumiu certa importância dentro da prática de ensino brasileira nos últimos anos. Isso não quer dizer que o professor deva usar somente o livro didático na preparação de suas aulas, mas sim complementá-la com outras fontes de informações que o auxiliarão dentro da sala de aula, como por exemplo uma pesquisa na Internet.

O Programa Nacional do Livro Didático – PNLD prevê ao mesmo a durabilidade de 03 (três) anos. E o livro será repassado ao aluno para uso durante o período letivo, a título de sessão temporária, sendo que o aluno, pai ou responsável se obriga a devolvê-lo ao final de cada ano letivo. Para que esta durabilidade se efetive ressalta-se a necessidade, por meio de toda a comunidade escolar, pais e responsáveis e também o próprio aluno, de ações que estimulem a conservação e a devolução dos livros, e assim possam ser devolvidos em bom estado no final do ano letivo e para que não haja falta de livros nos anos sequentes para os alunos que precisarão utilizá-los.

Busca-se neste trabalho, fazer uma análise de como o livro didático vem sendo utilizado pelos professores e alunos em sala de aula. Para isso será apresentado um pouco da trajetória do livro didático, assim como o ponto de vista de alguns professores e alunos e também pontos de vista de alguns autores, sobre a importância do livro didático e o que levou este instrumento a ser tão valorizado na prática de ação docente.

Desenvolvimento

O livro didático, segundo Silva (1998), passa a ser utilizado com mais freqüência no Brasil na segunda metade da década de 60, com a assinatura do acordo MEC-USAID em 1996, época em que são editados em grande quantidade para atender a demanda de um novo contexto escolar em surgimento.

Em 1995, criou-se o Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), que vem ao longo dos anos se aperfeiçoando para atingir seu principal objetivo: educação de qualidade. Porem, somente no inicio dos anos 90 o MEC deu os primeiros passos para participar mais direta e sistematicamente das discussões sobre a qualidade do livro escolar. Até então, não havia a preocupação acerca do controle de qualidade dos livros, o que passou a vigorar a partir de 1993, quando o MEC criou uma comissão de especialistas encarregada de duas tarefas principais: avaliar a qualidade dos livros mais solicitados ao Ministério e estabelecer critérios gerais para a avaliação das novas aquisições.

O livro didático apesar de ser um instrumento impresso bastante familiar, é difícil definí-lo quanto a função que o mesmo exerce ou deveria exercer em sala de aula. Gerard e Roegiers (1998), definem o livro didático como um instrumento impresso, intencionalmente estruturado para se inscrever num processo de aprendizagem com o fim de melhorar sua eficácia. Entretanto, sua utilização assume importância diferenciada de acordo com as condições, lugares e situações em que é utilizado nos diferentes âmbitos escolares.

Realizamos uma pesquisa na escola de nossa comunidade e tivemos a oportunidade de conversarmos com os gestores, professores e alunos a respeito do programa do livro didático. Eles relataram vários aspectos positivos que vem contribuindo para o desenvolvimento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.2 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com