TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importancia Do Projeto Político Pedagógico

Casos: A Importancia Do Projeto Político Pedagógico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/11/2014  •  1.030 Palavras (5 Páginas)  •  206 Visualizações

Página 1 de 5

INTRODUÇÃO

O presente texto aborda a importância do trabalho político pedagógico na organização escolar, buscando a qualidade do ensino e suas contribuições no processo de ensino aprendizagem, sua estrutura basea-se no planejamento participativo e integrado, a qualidade de ensino, é o ponto central de qualquer proposta pedagógica e de ação concreta a ser executada a determinado tempo, que estabelece diretrizes básicas de organização e funcionamento da escola, às normas comuns do sistema nacional ou rede ao qual ela pertence coletar objetivos e metas.

Se for feito uma reflexão sobre como estão sendo desenvolvidas as ações, levando em conta a sua importância e ao mesmo tempo os desafios que surgem durante o processo de execução, visto que ainda há certa dificuldade na elaboração e na aplicação de maneira que venha beneficiar os professores, gestores, alunos e o quadro de funcionários escolar, tem como principal papel a elaboração de ações pedagógicas com intuito de solucionar os problemas de aprendizagem detectados na instituição, com a participação coletiva nesta construção, buscando sempre à melhoria da qualidade do ensino, onde todos devem fazer parte da consolidação e desenvolvimento das ações propostas no projeto.

A escola tem a preocupação de observar a realidade dos sujeitos envolvidos e buscar as condições necessárias para o desenvolvimento das ações planejadas. Visando a participação de parcerias no sentido de promover a articulação de vários segmentos e preza o respeito pela diversidade de opiniões que permitirão o crescimento coletivo, expressa a identidade da escola de acordo com sua realidade, características próprias e necessidades locais.

Buscou-se definir, uma dimensão do projeto político pedagógico. Os objetivos propostos e as hipóteses testadas possibilita o entendimento das realidades, a busca de coerência sobre o que se pretende ensinar aos alunos e o que se oferece a eles é fundamental para uma formação rodeada de descobertas de desejos, com certeza irá fazer da sala de aula um local onde circula aprendizado.

DESENVOLVIMENTO

O projeto representa a oportunidade de direção, a coordenação pedagógica, os professores e a comunidade tomaram suas escolas nas mãos, definir seu papel estratégico na educação das crianças e jovens, organizar as ações visando a atingir os objetivos que se propõe e que hoje faz parte de uma realidade escolar e não mais um mero documento burocrático, é o documento que detalha objetivos, diretrizes e ações do processo educativo a ser desenvolvido na escola, expressando a síntese das exigências sociais e legais do sistema de ensino e os propósitos e expectativas da comunidade escolar, pensar em projeto político pedagógico para qualquer escola é acima de tudo criar práticas inovadoras que contribuam para estabelecer paradigmas de gestão e de práticas pedagógicas que levem a instituição a transgredir a chamada educação tradicional.

A educação é um dos processos de formação da pessoa humana, processos através do qual as pessoas se inserem na sociedade, transformando-se e transformando a sua realidade, a escola é hoje um espaço social e democrático, composto pelos seus alunos, familiares, professores, gestores, funcionários e por demais membros da comunidade sempre apresentando sugestões de ações que são introduzidas.

De acordo com Mantoan (2003, p. 63-64)

As escolas de qualidade são espaços educativos de construção de personalidades humanas autônomas, críticas, espaços onde crianças e jovens aprendem a ser pessoas. Nesses ambientes educativos, ensinam-se os alunos a valorizar a diferença pela convivência com seus pares, pelos exemplos dos professores, pelo ensino ministrado nas salas de aula, pelo clima socioafetivo das relações estabelecidas em toda a comunidade escolar sem tensões competitivas, mais com o espírito solidário, participativo.

É primordial conscientizar a todos com clareza sobre que tipo de escola se quer e qual realidade em que ela se encontra inserida e reconheçam

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com