TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Importância De Projetos

Artigo: Importância De Projetos. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/6/2013  •  627 Palavras (3 Páginas)  •  302 Visualizações

Página 1 de 3

O trabalho com projetos

Trabalhar com projetos, segundo Martins (2001:82), é aprender a estudar pela busca de informações e a conseguir a aprendizagem por descoberta. Significa estudar de maneira diferente pela inovação e pela mudança na metodologia de ensinar que representa o espírito renovador da escola. Os projetos, como estratégias de aprendizagem, fazem com que os alunos sejam os criadores e os construtores de sua formação, transformando a pesquisa em centro e base de seu estudo, pela busca das respostas aos “porquês” das coisas.

Os alunos, ao reconhecerem que eles mesmos devem descobrir e buscar as respostas para o problema ou para os fatos a estudar, sentem-se completamente satisfeitos com o que fazem – e o fazem de maneira surpreendente.

Segundo Pedro Demo (apud Martins, 2001: 44), a pesquisa é a verdadeira fonte do conhecimento e pretende manter a inovação como processo permanente para poder agir na base do saber pensar. Ela é uma maneira de educar e uma estratégia que facilita a educação, uma vez que o aluno não vai à escola para assistir à aula, mas para pesquisar, compreendendo-se, por isso, que sua tarefa crucial é ser parceiro de trabalho, não ouvinte domesticado. O autor ainda enfatiza que o aprender na escola deve aparecer na vida, portanto a escola deve estar aberta à comunidade e basear-se na reflexão sobre os problemas que estão aí. Dessa forma, o professor deixa de ser o único que decide e possibilita aos alunos terem iniciativas e colaborar nas novas descobertas.

As propostas de projetos dizem respeito a situações concretas de produção e de recepção de textos. O importante nessa prática são as exigências de valor pedagógico que ela envolve:

● O aluno produz textos para um determinado público, estabelecido previamente. Há, portanto, um leitor/ interlocutor real, que exige um texto coerente, coeso e interessante.

● Por ter em vista o leitor/interlocutor, o aluno se conscientiza da necessidade de revisar com cuidado seu texto, de fazê-lo legível e compreensível e de adequá-lo a certa variedade lingüística, ao gênero e à situação.

● Para produzir os textos, o aluno sente necessidade de ler muitos outros, para saber como se organizam, quais suas características, como é sua linguagem, que tamanho normalmente têm, em que tipo de letra são apresentados, como são dispostos nas páginas, etc.

● Os projetos também favorecem determinadas práticas cotidianas de sala de aula, que normalmente, quando descontextualizadas, não fazem sentido para o aluno, mas, contextualizadas, passam a fazer sentido, como, por exemplo, cópias, ditados, reescrituras de textos, busca de coerências e coesão, ortografia, pontuação, concordância verbal e nominal de acordo com a variedade padrão, letra legível, capricho, organização, etc.

De acordo com Kaufman (1995:50), a missão da escola não consiste em formar “escritores”, mas sua responsabilidade irrefutável é contribuir para que todas as crianças egressas de suas aulas sejam convertidas em “pessoas que escrevem”. Na escola ocorre o fato de se escrever algo para ninguém, apenas é importante comprovar que se sabe escrever. No entanto, sabe¬-se que na verdade existe um destinatário dos materiais escritos. Dessa forma, é importante se beneficiar daqueles projetos que contam com algum receptor dos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com