TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO MULTIDISCIPLINAR II A IMPORTÂNCIA O LÚDICO

Monografias: PROJETO MULTIDISCIPLINAR II A IMPORTÂNCIA O LÚDICO. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/11/2013  •  1.467 Palavras (6 Páginas)  •  659 Visualizações

Página 1 de 6

Introdução

O presente trabalho tem como objetivo realçar a grande importância do trabalho de Friedrich Froebel para a educação. Foi Froebel quem fundou o primeiro jardim-de-infância, na Alemanha. É dele a concepção de que as brincadeiras são o primeiro recurso para a aprendizagem.Não são apenas diversão, mas uma maneira de criar representações do mundo concreto e assim entendê-lo. Através do lúdico a criança cresce, se expressa e se desenvolve.

Observamos assim a importância do brincar para a criança, pois enquanto ela interage com os brinquedos, ela também desenvolve sua percepção, elabora seus conhecimentos e teoriza sobre as situações e sobre o mundo em que vive. Nesse momento de brincadeira, a criança constrói relações sociais..

Seria essencial que esses momentos de descontração, diversão e aprendizado fossem vivenciados dentro de uma Brinquedoteca, que é o espaço apropriado para isso, pois é organizado especificamente para oferecer um ambiente agradável às várias facetas das brincadeiras, jogos e atividades lúdicas. Uma ferramenta essencial para a educação.

AS CONTRIBUIÇÕES DE FROEBEL PARA A EDUCAÇÃO

O alemão Friedrich Froebel (1782-1852) foi um dos primeiros educadores a considerar o início da infância como uma fase de importância decisiva na formação das pessoas - idéia hoje consagrada pela psicologia, ciência da qual foi precursor. Ele viveu em uma época de mudança de concepções sobre as crianças e esteve à frente desse processo na área pedagógica, como fundador dos jardins-de-infância, destinado aos menores de 8 anos. Froebel foi o primeiro educador a valorizar o brinquedo e a atividade lúdica como forma de desenvolvimento intelectual na criança. Não ficando preso ao seu valor teórico, mas também em suas aplicações práticas, criando diversos tipos de brinquedos e elaborando diversas modalidades de recreação.

Idealizou recursos sistematizados para as crianças se expressarem: blocos de construção que eram utilizados pelas crianças em suas atividades criadoras, papel, papelão, argila e serragem. O desenho e as atividades que envolvem o movimento e os ritmos eram muito importantes.

Para a se conhecer, o primeiro passo seria chamar a atenção para os membros de seu próprio corpo, para depois chegar aos movimentos das partes do corpo. Valorizava também a utilização de histórias, mitos, lendas, contos de fadas e fábulas, assim como as excursões e o contato com a natureza. Froebel compartilhava um principio com outros pensadores de seu tempo: o de que a criança é como uma planta em sua fase de formação, exigindo cuidados periódicos para que cresça de maneira saudável. As técnicas utilizadas até hoje em Educação Infantil devem muito a Froebel. Para ele, as brincadeiras são o primeiro recurso no caminho da aprendizagem. Não são apenas diversão, mas um modo de criar representações do mundo concreto com a finalidade de entendê-lo.

ATIVIDADES LÚDICAS EDUCAÇAO INFANTIL

BRINCADEIRA DO ESPELHO 1: usando todo o corpo uma criança se movimenta, virando a cabeça para o lado, levantando um braço ou uma perna, etc. As outras crianças fazem o papel do espelho, reproduzindo as suas posições.

BRINCADEIRA DO ESPELHO 2: usando apenas a cabeça e o rosto, formar duplas, um em frente ao outro, um movimenta a boca, os olhos, a cabeça, fazendo uma expressão de alegria, tristeza, surpresa ou uma careta e o outro reproduz a expressão facial do primeiro (revezar as crianças).

JOGO DO ZIG-ZAG: formar dois círculos , com igual número de participantes, cada círculo será uma equipe. Os jogadores ficam em pé, deixando uma certa distância entre um e outro. A professora inicia uma contagem, cabendo a cada jogador um úmero. Dado o sinal de início, o jogador número 1 de cada círculo começa a correr entre seus companheiros em zig-zag, contornando-os, até chegar de volta ao seu lugar, aí bate no ombro do colega número2 e senta-se. Os demais procedem da mesma forma até que todos os jogadores tenham corrido e vence a equipe que terminar primeiro.

ATIVIDADES LÚDICAS ENSINO FUNDAMENTAL

BOLA AO TÚNEL: formar duas filas com o mesmo número de participantes, que deverão permanecer em pé, um atrás do outro, com as pernas afastadas. Entrega-se uma bola para o primeiro de cada fila e ao sinal combinado esses jogadores deverão passar a bola para o colega de trás por entre as pernas, quando o último da fila estiver de posse da bola, sai correndo e ocupa o primeiro lugar da coluna, repetindo a ação do primeiro jogador e assim sucessivamente. Será considerada vencedora a equipe cujo jogador inicial retornar, em primeiro lugar a posição primitiva.

BOLA AO AR: procede-se como no jogo anterior, só que a bola é passada sobre a cabeça dos participantes.

DESENHO EM GRUPO: formar pequenos grupos, sentados em círculo, cada um recebe uma folha de papel, na qual inicia um desenho. A um sinal combinado, cada criança passa a folha para o colega do lado que deverá completar o desenho e

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com