TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância Da Aprendizagem Organizacional

Artigo: A Importância Da Aprendizagem Organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/5/2014  •  Artigo  •  803 Palavras (4 Páginas)  •  168 Visualizações

Página 1 de 4

A importância da Aprendizagem Organizacional

Na sociedade da informação, o trabalho braçal e repetitivo tem perdido espaço e o conhecimento se torna um importante diferencial. O conhecimento é capaz de gerar inovações, e o que diferencia uma organização da outra é a habilidade de utilizá-la a seu favor nos negócios.

A aprendizagem organizacional permite que a empresa absorva as novas tecnologias, melhore continuamente seus processos, desenvolva novos produtos e serviços, aumentando assim seu valor no mercado e diferencial perante as concorrentes.

O principal na aprendizagem organizacional é capturar o conhecimento existente na empresa, na cabeça das pessoas, organizá-lo, consolidá-lo e difundi-lo. Dessa maneira, os conceitos dados e as melhores práticas ficam retidos e padronizados por toda a empresa. Exemplo: Não se pode perder o risco de perder tal conhecimento com a aposentadoria de um líder.

Mesmo porque a meta das empresas é sempre cresce, e com isso gera a necessidade de novas contratações, e nem sempre aquele profissional estará alinhado com a metodologia da empresa, por isso se faz necessário um programa de aprendizagem organizacional eficiente.

A aprendizagem organizacional é vista como uma maneira de evoluir na carreira, manter a empregabilidade e seu valor para empresa atua como um estímulo, o profissional sente-se motivado e as organizações se beneficiam de tal motivação, pois reduz a rotatividade e garante maior comprometimento de seus profissionais.

Gestão do Conhecimento

A Gestão do Conhecimento é um processo para a criação, captura armazenamento, disseminação e uso do conhecimento importante para a empresa. Por meio de suas práticas tem por objetivo organizar de forma estratégica os conhecimentos dos colaboradores e os conhecimentos externos, que são fundamentais para o sucesso da empresa.

Hoje, todos compram e vendem tudo em qualquer lugar do mundo, e estas oportunidades estão diversificando muito as escolhas dos consumidores. Quem não encontrar um diferencial perderá mercado e não conseguirá se mantiver na competitividade do seu negócio. É preciso estar atento a tudo que diz respeito ao negócio, tanto fatores externos como internos.

Exemplo de fatores externos: monitorar continuamente o que os concorrentes estão fazendo e o que pretendem fazer; saber o que há de novo no mercado, quais são s tendências. Esse processo de coleta de informações chama-se Inteligência Competitiva.

Exemplo de fatores internos: estimular os colaboradores a compartilhar seus conhecimentos, pois a história da empresa que carregam em si e o conhecimento do seu funcionamento podem gerar aprendizado, quando existe essa troca, surgem novos conhecimentos.

Capital Intelectual

Gestão de Capital Intelectual é quando buscamos conhecer o conhecimento que as pessoas da nossa empresa possuem e como podemos agregar este conhecimento aos produtos e serviços do nosso negócio.

Quando falamos em conhecimento, não qualquer tipo de conhecimento, ele tem que ser útil para a empresa. Exemplo: um colaborador pode ser ótimo pianista, mas esta habilidade não tem utilidade para o local onde trabalha.

O Capital Intelectual é dividido em:

Capital Humano: o conhecimento do colaborador que criam soluções para os clientes. Exemplo: o funcionário cuja sugestão gera ganhos à empresa.

Capital Estrutural: é a parte que pertença à empresa como banco de dados e manuais de procedimentos.

Capital de Clientes: as relações que criam e mantêm com seus clientes. Exemplo: o prestígio da empresa e sua marca.

Gestão de Competências

Busca de forma organizada e continua, identificar quais são os conhecimentos, as habilidades e atitudes que as pessoas precisam ter ou desenvolver para atender os objetivos da empresa.

Está associada às realizações das pessoas, aquilo que elas produzem, colocar em prática o que se sabe em determinado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com