TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância Da Comunicação No Relacionamento Interpessoal E Organizacional

Monografias: A Importância Da Comunicação No Relacionamento Interpessoal E Organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/10/2014  •  995 Palavras (4 Páginas)  •  275 Visualizações

Página 1 de 4

1 INTRODUÇÃO

O presente trabalho apresenta a importância da comunicação nas organizações, abordando como ela influencia nos resultados das empresas, como pode ser percebida internamente e externamente e como ela deve ser o espelho da imagem da organização.

Sendo assim, no decorrer deste trabalho, é possível compreender como a correta utilização das ferramentas de comunicações pode influenciar de forma positiva ou negativa nas operações. E como estas ferramentas devem ser usadas para que empregadores e empregados obtenham uma comunicação clara e objetiva.

O objetivo geral de trabalho é focalizar a importância de uma comunicação eficiente para o desenvolvimento e interação organizacional.

2 COMUNICAÇÃO

Comunicação é o processo pelo qual a informação circula em um ambiente social, segundo Terciotti (2009) “Comunicação é o ato de compartilhar informações entre duas ou mais pessoas, com a finalidade de persuadir ou de obter um entendimento comum a respeito de um assunto ou de uma situação”.

Portanto, a comunicação constitui um processo dialógico, marcado pela interação, em que mensagens circulam entre emissores e receptores, é inquestionável a sua importância na construção de relações interpessoais, ou seja, no estabelecimento de contato entre diferentes indivíduos integrantes da sociedade.

3 COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL

A comunicação empresarial é a propagação de informações dentro de uma organização que visa atender seu público, tanto interno (composto pelos colaboradores da empresa (funcionários, fornecedores, parceiros, gestores etc.)) quanto externo (composto pela sociedade como um todo (políticos, consumidores e fomentadores de opinião etc.)). Ela é um dos fatores mais importante, pois influi diretamente no direcionamento das ações da organização.

A comunicação deve ser pensada de modo estratégico, planejada e avaliada continuamente, para que chegue a todos de forma claras e transparentes. Na empresa BRASKEM ela é feita de forma estreita e constante entre a equipe de comunicação e as outras áreas da companhia, e são realizadas reuniões para consolidar as informações coletadas antes de divulgá-las. Após a divulgação é feito um acompanhamento pelas equipes de relações de investidores e de comunicação.

Este tipo de ferramenta de comunicação usado pela BRASKEM evita problemas e transtornos causados pela má comunicação entre seus setores: bons relacionamentos geram bons resultados, ao passo que maus relacionamentos podem acarretar consequências prejudiciais, isso afeta diretamente nos resultados da empresa tendo em vista que qualquer ação começa com a comunicação. Uma falha no processo de comunicação pode causar perdas financeiras além de mal estar entre os funcionários de uma organização. Num primeiro momento a perda financeira parece ser o principal problema que um processo ineficaz de comunicação pode gerar, porém, quando se põe em risco o clima organizacional é muito difícil recuperá-lo.

Com planejamento voltado para comunicação à empresa consegue monitorar as ações de forma mais próxima otimizando o alcance dos resultados esperados, os clientes internos podem ver, na comunicação, uma ferramenta para a obtenção de informações sobre tudo aquilo que pode afetar o seu posicionamento dentro da instituição e os clientes externos têm na comunicação um meio de valorização, uma vez que, por meio dela, eles são observados como peças fundamentais a serem consideradas nas ações decorrentes do processo de gestão da empresa.

A empresa poderia utilizar também outra ferramenta de comunicação como, por exemplo: Pesquisa de Clima Organizacional. Segundo Roberto Coda (1997) “A pesquisa de clima organizacional é o instrumento pelo qual é possível atender mais de perto às necessidades da organização e do quadro de funcionários a sua disposição, à medida que caracteriza tendências de satisfação e insatisfação”. Com a pesquisa de clima organizacional a empresa obtém informações de forma mais espontânea onde os próprios envolvidos fazem as colocações, tornando a comunicação mais direcionada.

3.1 DISCURSO X PRÁTICA

Rokermann (2014) diz: “para garantir o alinhamento do discurso, a equipe de comunicação desenvolveu um trabalho de posicionamento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com