TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância Da Comunicação No Relacionamento Interpessoal

Exames: A Importância Da Comunicação No Relacionamento Interpessoal. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/11/2014  •  3.218 Palavras (13 Páginas)  •  236 Visualizações

Página 1 de 13

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 REFERENCIAL TEÓRICO 4

2.1 RELACIONAMENTO INTERPESSOAL – 4

3 CONCLUSÃO...........................................................................................................7

REFERÊNCIAS 8

Dentro do contexto organizacional, o desenvolvimento das pessoas depende do relacionamento interpessoal, que conseqüentemente interfere na motivação dos colaboradores, pois ela funciona como uma ferramenta de auxílio nesse processo, criando estratégias que possam atuar como força impulsionadora do comportamento dos indivíduos que a compõe. Nesta perspectiva pode determinar o foco do trabalho e o que se pretende identificar, como as pessoas reagem ao desempenharem determinadas funções, independente do cargo hierárquico que ocupam dentro da organização, conseqüentemente melhorando seus níveis de desempenho pessoal e profissional. Na visão de Bergamini (1980), com o desenrolar de muitos programas de desenvolvimento de pessoal, o caminho a ser percorrido deveria desenvolver, nesses elementos suas habilidades interpessoais.

A expressão “relações interpessoais” por si só é muito ampla e exige uma definição operacional para o seu desenvolvimento. A ocorrência de uma relação entre os indivíduos implica necessariamente na existência de pelo menos duas pessoas que podem ser dois estranhos, dois amigos, dois colegas de estudo ou de trabalho, chefe e subordinado, marido e mulher, pai e filho, etc. Parece evidente que a unidade de trabalho é uma dupla ou a “Social Dyad” da Psicologia Social, embora esta inclua o indivíduo frente às suas posses ou elementos do meio que não precisam ser exclusivamente pessoas, (SILVA, 1997). As relações interpessoais se desenvolvem em decorrência dos processos de interação, que corresponde às situações de trabalho compartilhadas por duas ou mais pessoas, as atividades coletivas e pré-determinadas a serem executadas, bem como interações e sentimentos recomendados, tais como: comunicação, cooperação, respeito, amizade, etc.

À medida que as atividades e interações prosseguem, os sentimentos despertados podem ser diferentes dos indicados inicialmente e então, inevitavelmente, os sentimentos positivos de simpatia e atração provocarão aumento de interação e cooperação repercutindo favoravelmente nas atividades e ensejando maior produtividade (CHANLAT, 1993)

Assim, o relacionamento interpessoal está diretamente relacionado com a motivação que se caracteriza como sendo uma ferramenta indispensável para a organização, pois serve para diagnosticar o nível motivacional das pessoas, apresentando quais os fatores e aspectos que elas levam em consideração para estarem motivados ou não, isto significa que nem todas as pessoas estão dispostas a desempenhar as mesmas funções da mesma forma, porque existem razões diversas que as motivam. No entanto, o assunto vem sendo muito discutido por sua importância, pois foi o marco inicial que identificou o ser humano como diferencial no mundo dos negócios. Além disso, se faz necessário estar atento ao cultivo de um clima organizacional propício para o desenvolvimento de boas relações que promovam a comunicação, a qualidade e a produtividade.

Percebe-se que as organizações e seus colaboradores precisam se atualizar constantemente para acompanharem as mudanças e tendências do mundo dos negócios para assim estarem pré-dispostos a correr riscos e encarar desafios, unindo esses dois fatores estando envolvidos e motivados com o processo do qual fazem parte, devido a empresa não ser uma entidade isolada em setores. Ela é formada por uma equipe, por isso, deve levar em consideração que somente as pessoas podem agregar valor, através de seu trabalho, conhecimento, visão e experiência de vida. Sem as pessoas de nada adiantaria a existência de uma organização, pois é com elas que se trabalha e para elas.V CONVIBRA – Congresso Virtual Brasileiro de Administração.

Neste contexto, a presente pesquisa tem como objetivo verificar a importância do relacionamento entre as pessoas no contexto organizacional, assim como seus fatores desencadeadores.

2 REFERENCIAL TEÓRICO

2.1 Relacionamento interpessoal

A vertente da administração que trabalha com psicologia organizacional tem seu surgimento na época da primeira guerra, quando o quadro das forças armadas dos Estados Unidos estava carente e escasso de mão-de-obra capaz de suprir suas necessidades. Assim sendo, fazia-se um esforço intenso e diferenciado na área do recrutamento de pessoal, pois era preciso encontrar pessoas adequadas para executar as funções das forças armadas nos tempos de guerra.

Para atender essa urgente necessidade, os psicólogos foram levados a criar testes que avaliassem as mais variadas aptidões e os diversos graus de inteligência do pessoal a ser recrutado. O material criado pelos psicólogos mostrou-se indispensável às empresas que, por sua vez, tiveram que se expandir em busca de novos mercados (ZANELLI, 2002).

Cada vez mais a administração, dentro das organizações, têm seu trabalho voltado ao patrimônio humano, isto é, ao comportamento do indivíduo no trabalho, tanto individual, quanto em equipe. Estão envolvidos em uma série de ocupações como um todo e não em setores fragmentados, desde o assessoramento e implantação da política de recursos humanos, como de cargos e salários, segurança de trabalho, recrutamento e seleção de pessoal, entrevista de desligamento, acompanhamento de pessoas e o clima organizacional. É necessário que ele motive as pessoas ao resgate do talento do ser humano dentro do ambiente organizacional (MARCOLIN, 2003).

O que se verifica, na prática, é que a vida cotidiana é caracterizada pela vida em grupo, pois a todo o momento o indivíduo está se relacionando com outras pessoas (BOCK; FURTADO; TEIXEIRA, 1999).

Baseada nesse conhecimento se observa que o homem faz parte de um conjunto de sistemas interligados que estão em constante processo de inter-relação com os demais sistemas que compõem este universo, tais como, família, escola, trabalho e outros. Este homem é visto como uma unidade que pensa, sente, deseja, age e necessita de integração harmoniosa entre corpo e mente, para que possa expressar a sua personalidade, características e valores pessoais. A necessidade de resgatar o valor dos sentimentos vivenciados pelas pessoas (BARRETO, 2002).

Em todo grupo de trabalho existem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.7 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com