TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância Da Educação Em Direitos Humanos

Monografias: A Importância Da Educação Em Direitos Humanos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/4/2014  •  1.172 Palavras (5 Páginas)  •  982 Visualizações

Página 1 de 5

RESUMO

O presente artigo traz discussões sobre a importância da educação em direitos humanos e a necessidade de abordagem desse tema na escola. É resultado de uma pesquisa bibliográfica intensa que buscou relacionar a educação em direitos humanos com a pedagogia libertadora proposta por Paulo Freire. Desse modo, foi possível explanar sobre a importância da educação, e principalmente a importância da educação em direitos humanos, feita a partir de práticas libertadoras e emancipatórias ao sujeito, buscando a formação de indivíduos que possam intervir na sociedade, transformando-a.

Palavras – Chaves: Direitos Humanos, prática pedagógica, pedagogia libertadora, emancipatória, sujeito, cidadãos, indivíduos.

1 – INTRODUÇÃO

Este artigo tem por objetivo explanar sobre a importância da educação em direitos humanos como pratica promotora da socialização dos sujeitos.

As constantes discussões a respeito dos Direitos Humanos trazem a necessidade de reflexões sobre a importância da prática educacionais voltadas para esse assunto.

Pensamos na Educação em Direitos Humanos como prática pedagógica que instigue nos corações e mentes uma consciência e uma sensibilidade para com os direitos humanos.

A Educação para os Direitos Humanos que tenha eficácia deve buscar a

transformação das atitudes e comportamentos individuais e assim promover o respeito pelos direitos humanos.

Acreditamos que a grande função da Educação em Direitos Humanos é despertar o senso crítico dos educandos e o diálogo é primordial nesse contexto.

Para a concretização deste escrito nos reportamos a uma intensa pesquisa bibliográfica.

2 – DESENVOLVIMENTO

Acreditamos que o diálogo é condicionante fundamental para uma boa interação entre o professor e o aluno.

Freire (1967, p. 66) diz que “O diálogo é uma relação horizontal. Nutre-se de amor, humildade, esperança, fé e confiança.”

Observando essa citação percebemos que o diálogo está vinculado ao fator afetivo, dessa forma acreditamos que o aluno será respeitado enquanto sujeito do processo educativo.

Os Direitos Humanos são frutos de uma construção histórica que se faz a partir de organização e luta.

Benevides, 2000, diz que:

Os direitos humanos são naturais e universais, pois estão profundamente ligados à essência do ser humano, independentemente de qualquer ato normativo, e valem para todos; são interdependentes e indivisíveis, pois não podemos separá-los, aceitando apenas os direitos individuais, ou só os sociais, ou só os de defesa ambiental.

A constituição de 1988, quando consagra os Direitos Humanos como universais e indivisíveis repassa ao Estado e aos cidadãos a responsabilidade, mesmo

implicitamente, de educar e ser educado.

Então a escola é o local fundamental para essa educação em Direitos Humanos.

A autora diz ainda:

A educação em Direitos Humanos parte de 3 pontos essenciais: primeiro, é uma educação de natureza permanente, continuada e global. Segundo, é uma educação necessariamente voltada para a mudança, e terceiro, é uma inculcação de valores, para atingir corações e mentes e não apenas instrução meramente transmissora de conhecimentos. (2000)

Dessa forma, acreditamos que a educação em direitos humanos só acontecerá mediante práticas progressistas – libertárias, onde temos um paradigma educacional que propõe a transformação social por meio da educação.

Pensamos que os pressupostos da pedagogia progressista – libertária caminham no sentido de propiciar que o aluno questione os conceitos transmitidos pelas instituições escolares.

O grande representante da Pedagogia Libertária no Brasil foi Paulo Freire e sua obra é de grande importância para a educação nacional e mundial.

Paulo Freire era um humanista convicto, sendo assim, defendeu sempre o que acreditava ser melhor à raça humana.

Por isso, acreditamos que a educação pautada nos princípios libertários da teoria proposta por Freire é um passo para a educação em direitos humanos que busque despertar nos alunos o interesse pelo debate sobre esses direitos.

Percebemos que a

concepção de educação proposta por Paulo Freire é uma educação libertadora e transformadora. Observamos que Paulo Freire em toda a sua obra não se refere diretamente aos direitos humanos, mas diz que “uma das primordiais tarefas da pedagogia critica, radical e libertadora é trabalhar a legitimidade do sonho ético – político da superação da realidade injusta.” (2000, p.43)

Quando falamos em educação em direitos humanos é preciso perceber que estamos falando em educação para a cidadania. E essa educação para a cidadania deve ser entendida como a formação do sujeito cidadão participante da sociedade, solidário, consciente de seus direitos e deveres.

Sabemos que esse processo de educar em direitos humanos não é uma tarefa fácil e exige do professor disposição, interesse e comprometimento com a prática pedagógica libertária.

Sobre isso Freire, 1996 diz que: “Não posso ser professor sem me pôr diante

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com