TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância Da Educação Infantil Na Vida Da Criança

Casos: A Importância Da Educação Infantil Na Vida Da Criança. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/5/2013  •  2.564 Palavras (11 Páginas)  •  1.414 Visualizações

Página 1 de 11

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

PEDAGOGIA

CLEDINA TORRES KNEBEL

HILDA SANTOS ANDRADE

LIDIANNE ALBUQUERQUE DA SILVA

TALITA NOGUEIRA GONDIM CRUZ

A importância da Educação Infantil na vida da criança

Boa Vista

2012

CLEDINA TORRES KNEBEL

HILDA SANTOS ANDRADE

LIDIANNE ALBUQUERQUE DA SILVA

TALITA NOGUEIRA GONDIM CRUZ

A importância da Educação Infantil na vida da criança

Trabalho apresentado ao Curso de Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas: Educação de criança de 0 á 5 anos-Profª Rosely Montagnini / Ludicidade na Educação-Profª Marlizete Bonafini/ Organização na Ed. Infantil- profªEdilaine Vagula/ Linguagem Oral e Escrita-Profº Alexandre Villas e Ensino e Alfabetização-Profª Raquel Franco.

Boa Vista

2012

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 O APRENDIZADO NA EDUCAÇÃO INFANTIL 4

3 ALFABETIZAÇÃO E LINGUAGEM 4

4 LUDICIDADE 6

5 CONSIDERAÇÕES FINAIS 7

6 REFERENCIAS 8

1 INTRODUÇÃO

Nosso trabalho tem como objetivo mostrar as formas e a importância do aprendizado, da Linguagem e da Ludicidade na Educação Infantil, bem como os métodos para alcançar tais ideais.

Sabe-se que a criança aprende desde o seu nascimento, em suas relações com os pais, familiares e vivências culturais. Quando chega à Escola, novos conteúdos lhe são apresentados, ela estabelece relações com o que já sabe e isso desperta o seu interesse. Por isso a necessidade de estimular o seu conhecimento através de brincadeiras onde ativamos no educando a criatividade, o desenvolvimento, o raciocínio lógico, a participação, a alegria e a descontração na construção espontânea do conhecimento.

Quanto a Linguagem, a criança aprende a falar no convívio com os mais experientes. Ao criarem palavras podem cometer “erros” que na verdade demonstram uma certa compreensão da língua que ouvem. As crianças desde muito cedo, portanto, pensam e elaboram hipóteses sobre a linguagem. A tarefa da educação infantil é ampliar, integrar a fala da criança em contextos comunicativos para que ela se torne um falante cada vez mais competente. Para isto, é necessário atribuir intenção comunicativa à fala da criança prestando muita atenção ao que diz, aprendendo sobre o jeito particular das crianças se expressarem.

Para aprender a criança precisa pensar sobre a escrita e seus usos a partir de informações provenientes de diversos tipos de intercâmbios sociais, isto é, quando presenciam diferentes atos da escrita e leitura por parte dos adultos ou crianças mais experientes: quando essas pessoas lêem jornais, receitas culinárias buscam informações e um catálogo ou quando escrevem uma carta para um parente distante. A criança também aprende sobre a escrita quando começa a usá-la em suas brincadeiras, imitando a professora ou médico, por exemplo, ou quando começa a tentar escrever seu nome.

2 O APRENDIZADO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

A educação infantil consiste no desenvolvimento de um trabalho na formação de crianças, cujo objetivo é que elas se tornem aptas para viver numa sociedade democrática, multidiversificada e em constante mudança.

Na escola consideramos desafiador conseguir adaptar uma prática pedagógica que atenda essas necessidades. Então, diversificam-se as atividades visando proporcionar um trabalho mais adequado possível. São trabalhadas atividades como: hora do conto, da música, do jogo, brincadeira, pintura e hora do aprender, entre outras.

As historinhas infantis são atividades presente em todo o currículo da infância, quer seja nos espaços escolares ou informais. Ao contar uma história à criança no seu mundo imaginário, estará aprendendo sua estrutura e aos poucos, passa a atribuir significado a mesma; por isso a história deve ser envolvente e despertar interesse, para ajudá-la a se desenvolver intelectualmente. Em sala de aula é comum encontrar a “sacola do conto”, onde ficam guardados os livros infantis para atividades de leitura.

A recreação torna-se a preferida entre as atividades educativas. Por ser lúdica e prazerosa, pela agitação que é sua característica principal. Por envolver maior quantidade de pessoas permite a integração e socialização. Os ensinamentos em atividades recreativas como esperar a vez de jogar, ou

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.2 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com