TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância do lúdico para a vida das crianças na Educação Infantil

Por:   •  8/12/2017  •  Trabalho acadêmico  •  737 Palavras (3 Páginas)  •  297 Visualizações

Página 1 de 3

TEMA: O lúdico na educação infantil.

Delimitação do tema:

A importância do lúdico para a vida das crianças na Educação Infantil.

Qual a importância do lúdico na educação infantil:

O lúdico na Educação Infantil é muito importante, pois busca compreender a importância dos jogos e brincadeiras como auxilio eficiente na construção do conhecimento infantil através de estimulações necessárias na produção de sua aprendizagem.

Justificativas:

Eu escolhi este tema porque queria entender melhor sobre lúdico na educação infantil, através dele eu pude perceber a importância de trabalhar o lúdico desde sempre com as crianças, este trabalho foi muito importante para mim através dela descobri que a criança que brinca será um adulto mais resolvido. O lúdico é muito importante para o desenvolvimento integral da criança, e merece atenção dos pais e dos educadores.

Objetivo;

Analisar a importância da inserção de jogos lúdicos, como um modelo prático de vivência e consciência, visando uma melhor prática no desenvolvimento da criança.

Demonstrar a importância do lúdico na vida da criança com o intuito de ter uma sociedade que se volte para esse trabalho.

Estudar as possibilidades e os limites das crianças para desenvolverem atividades utilizando instrumentos práticos e teóricos nas suas atividades.

Refletir sobre maneiras de estimular, através de jogos recreativos, vírgula a curiosidade da criança para que ela aprenda brincando.

Fundamentação teórica

Este trabalho esta embasado nos autores como:

. Para Vygotsky (1994) “ele vê o brinquedo como o meio principal do desenvolvimento da criança”.

Segundo ele o desenvolvimento ocorre ao longo da vida e que as funções psicológicas superiores são construídas ao longo dela.

Segundo ele, a criança usa as comunicações coma as pessoas como formas privilegiadas de acesso a informações: aprende a regra do jogo, por exemplo, através dos outros.

(1988,PG127) Segundo ele A brincadeira sempre aparece de forma educativa e organizada, através do brincar as crianças aprende a tomar decisões, ser mais companheira, ela aprende a conviver em grupo, compreende o mundo que vive, construindo e compartilhando significados, assim como motivação atitudes para sua sociabilidade e autonomia.

Ele não estabelece fases para explicar o desenvolvimento.

Ele fala que o nível de desenvolvimento real é aquele que a criança brinca sozinho, realiza tarefas sozinho, engatinha sozinho, e que o proximal, é aquele que a criança depende da ajuda de outra pessoa para brincar,exemplo: precisa da ajuda de outra pessoa para andar, aprende a regra do jogo, por exemplo, através dos outros e não como o resultado de um engajamento individual na solução de problemas.as maiores capacidades de uma criança são conseguidas através do brinquedo ,capacidade de conhecimento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (45.4 Kb)   docx (12.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com