TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A UTILIZAÇÃO DA MATEMÁTICA FINANCEIRA NA VIDA PROFICIONAL DO ADMINISTRADOR

Artigo: A UTILIZAÇÃO DA MATEMÁTICA FINANCEIRA NA VIDA PROFICIONAL DO ADMINISTRADOR. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/4/2014  •  769 Palavras (4 Páginas)  •  483 Visualizações

Página 1 de 4

FACULDADE DE DESENVOLVIMENTO E INTEGRAÇÃO REGIONAL FADIRE

A UTILIZAÇÃO DA MATEMÁTICA FINANCEIRA NA VIDA PROFICIONAL DO ADMINISTRADOR

Calçado-PE

2013

Alison Adauto Mateus De Melo Lima

A UTILIZAÇAO DA MATEMÁTICA FINANCEIRA NA VIDA PROFICIONAL DO ADMINISTRADOR

Projeto de pesquisa apresentado á disciplina matemática financeira do curso de administração na faculdade de Desenvolvimento e Integração Regional FADIRE- calçado-pe desenvolvido sob a orientação da professora Roseane lemos.

Calçado-PE

2013

Sumário

1.0 Introdução....................................................................................01

2.0 Desenvolvimento.........................................................................02

3.0 Desenvolvimento.........................................................................03

4.0 Conclusão....................................................................................04

5.0 Referências bibliográficas...........................................................05

Introdução

A administração é um conjunto de normas, que tem por objetivo alcançar um resultado eficaz e retorno financeiro, de forma metodológica, onde há necessariamente o uso da matemática. O administrador utiliza-se de um raciocínio logico matemático critico viabilizando resultados de forma clara e objetiva.

A observação, frequente entre estudiosos de ciência naturais deu motivo muitas vezes, a enunciação de leis , que estabeleceram relações entre certas causas e efeitos .Essas relações são expressas frequentemente por formulas , equações ou mesmo função. (VERAS , 1999).

01

Desenvolvimento

A Matemática Financeira tem extrema importância para a tomada de decisões na empresa e, sua aplicação quando bem desenvolvida, traz maior rentabilidade possibilitando o processo de maximização nos resultados.

A Matemática Financeira também pode ser aplicada em diversas situações cotidianas como calcular as prestações de um financiamento de um móvel ou imóvel optando pelo pagamento à vista ou parcelado, além de fornecer o instrumental necessário à avaliação de negócios, de modo a identificar os recursos mais atraentes em termos de custos e os mais rentáveis no caso de investimentos financeiros ou de bens de capital.

A teoria da administração tem recebido muitas influências das ciências exatas, especificamente da matemática. Modelos matemáticos têm proporcionado soluções em diversos problemas, ou situações empresariais na área pessoal ou recursos humanos, na área de produção de marketing e principalmente na área de finanças.

O administrador tem a seu alcance inúmeras ferramentas que facilitam o processo de tomada de decisão nas organizações. Algumas em destaque são: A programação linear, modelos de prognósticos e modelos financeiros, mas não só, há uma serie de instrumentos quantitativos que se tornam cada vez mais importantes na formação de um administrador e que requer uma boa base matemática. Outrossim , além de fazer parte de todo patrimônio cognitivo da humanidade( Santos,Capelari & Sperandio, 1998).

Atualmente é requerido de um administrador o desenvolvimento do raciocínio logico numérico. Este será aplicado no cotidiano em questões como: Saber estruturar variáveis , criar e gerenciar projeções de valores no tempo, conhecer as principais metodologias de avaliação de investimentos , compreender o conceito de risco/retorno e quantifica-lo etc. Em diversas decisões administrativas, principalmente nas financeiras por intermédio de equação matemáticas e então proceder o estado do comportamento pretérito

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com