TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância Da Pesquisa Acadêmica.

Artigos Científicos: A Importância Da Pesquisa Acadêmica.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/2/2015  •  947 Palavras (4 Páginas)  •  442 Visualizações

Página 1 de 4

A importância da pesquisa científica no desenvolvimento da minha formação acadêmica.

Introdução:

A disciplina de metodologia científica é vista com pouca importância por grande parte dos alunos em vistas a outras disciplinas de sua grade curricular. A disciplina quando levada a sério se torna uma ferramenta juntamente com a pesquisa científica para a vida acadêmica do aluno. A disciplina citada vai muito além da preparação para o TCC (trabalho de conclusão de curso), como muitos estudantes pensam.

A chegada ao ensino superior trás muitas mudanças aos alunos pode citar um exemplo referente ao assunto como a diferença da apresentação dos trabalhos, visto que os métodos são mais rigorosos e exige assimilação, reflexão, análise para a construção de um novo texto. Os trabalhos acadêmicos levam o aluno a pesquisa, a busca pelo conhecimento. Dessa forma se verifica que a pesquisa científica tem um papel fundamental na vida acadêmica pois leva a promoção do conhecimento, a novas respostas a partir de críticas e reflexão.

A importância da pesquisa acadêmica:

A formação acadêmica além da sala de aula

A formação acadêmica sai dos limites da sala de aula, assim ao longo do curso de graduação o aluno irá enriquecer seus conhecimentos com leituras de temas específicos, participação em palestras e eventos científicos, estágios e pesquisas em grupos de interesse.

Com a chegada dos trabalhos acadêmicos solicitados pelos professores o aluno é levado a pesquisa, a busca pelo conhecimento, dessa forma a pesquisa e a leitura são estimuladas. Muitas vezes o estudante não tem o hábito da leitura em seu cotidiano, ao se adaptar a essa realidade irá descobrir muitas fontes de leituras de conhecimento científico seja na internet, em bibliotecas, em periódicos especializados, e em diversos materiais nas já citadas pesquisas.

“Ao dar inicio a  sua vida  universitária  o estudante precisa começar a formar sua biblioteca pessoal. [...].” Entende-se que a vida universitária  necessita de muita leitura, pois temos como rica fonte de informação,  a internet,  mas também  os livros impressos,  as revistas  científicas  e todo  suporte que possa conter uma informação, de acordo com as peculiaridades de cada curso.  Severino (2002).

Compreende-se o verdadeiro conhecimento através da busca por respostas identificadas através da crítica, da reflexão. Logo a pesquisa contribui de maneira significativa no processo de aprendizagem. A prática da pesquisa na vida acadêmica é também importante para inovação de conceitos é fundamental na formação continua de diversos profissionais.

Sabemos então que a pesquisa é fundamental e a iniciação científica deve ser estimulada pelos profissionais da educação. Além de complementar a formação acadêmica a iniciação científica é uma forma de introduzir os alunos a uma nova forma de pesquisa e serem pesquisadores bolsistas do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico). Nos programas de iniciação científica mantidos pelos órgãos de fomento à pesquisa, são desenvolvidos trabalhos orientados em diversas áreas do conhecimento. Desde os primeiros anos da graduação o estímulo à pesquisa leva ao estudante uma grande opção de conhecimentos.

“Enquanto ensino, contínuo buscando, procurando. Pesquiso para conhecer o que ainda não conheço e comunicar ou anunciar a novidade.” (Freire,2004)

Iniciação Científica

A partir das pesquisas realizadas na iniciação científica aprendem - sem conceitos muito além dos adquiridos em sala de aula, se tem a oportunidade de realizar a teoria e a prática, uma gama de possibilidades. Vemos que muitas instituições são comprometidas com a prática da pesquisa, pois avaliam que ela tem grande importância para a formação. Durante toda a experiência de vida acadêmica

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com