TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância Da Sociologia Em Nossa Vida Atual

Dissertações: A Importância Da Sociologia Em Nossa Vida Atual. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/4/2013  •  2.879 Palavras (12 Páginas)  •  19.052 Visualizações

Página 1 de 12

Universidade Anhanguera – Uniderp

Centro de Educação a Distância

Curso Superior Pedagogia EAD

Atividade Supervisionada - ATPS

Disciplina: Sociologia da educação

Prof. Marciane Mores Nunes

Tutor Presencial: Monica Prado

Adriana Carolina de Castro RA: 3319525784

Fabiana de Faria Gennipe RA: 3319525965

Bauru-SP – 2012

1. A importância da Sociologia em nossa vida atual

Pois podemos definir a sociologia como a ciência Humana que tem como objetos de estudo a sociedade, a sua organização social e os progressos interligados aos indivíduos em grupos, instituições e associações. Ela também estuda os fenômenos sociais, que vem a compreender as diferenças em suas formas de contribuição da Sociologia e suas culturas.

Já o termo Sociologia foi criado por volta de 1838 no século XVIII por Auguste Comte, que tinha em mente em unir os estudos aos homens com a História, a Psicologia e a Economia. A Sociologia somente conseguiu ganhar fundamentos como ciência através de Karl Marx, Émile Durkheim e Max Weber. Somente veio surgir como disciplina no século XVIII, tendo assim o inicio da Sociedade Moderna, trazendo com ela a Revolução Industrial e em seguida a Revolução Francesa em 1789.Desde então ela vem a ganhar força no Brasil nas décadas de 1920 e 1930 que analisavam temas como a abolição no Brasil.

Já nas décadas de 1940 e 1950 a Sociologia se preocupava diretamente com as classes trabalhadoras como seus salários e jornadas de trabalho.Na década de 1960 a Sociologia era totalmente voltada para a industria e para o movimento da reforma agrária não se esquecendo que 1964 os sociológicos voltava-se para os problemas sociopolíticos e econômicos da maneira de viver em pais sobre a pressão do regime militar.E finalmente em 1980 ela se rendia ao ensino médio que voltava se principalmente para o estudo da mulher e do trabalhador rural.

A Sociologia vem a nascer da própria sociedade e por isso vem a despertar interesses de categorias sociais ou até mesmo usado como funções ideológicas. Sua finalidade é de esclarecer por meios de suas pesquisas e conceitos sejam eles através de suas teorias ou até mesmo de seus métodos. Os sociólogos estudam e pesquisam grupos étnicos como os indígenas, aborígenes etc. Classes sociais (de trabalhadores, esportistas, empresários, políticos) gênero (homem, mulher, criança), violência (crimes violentos, ou não). Além de instituições como família, religião e escolas.

Mais a principal delas que eu gostaria de ressaltar neste momento é a educação e as contribuições que a Sociologia tem prestado para seu crescimento. Ela nos faz permitir entender melhor sua função na educação e até mesmo sua relação na cultura e na sociedade. A Sociologia é uma das maiores disciplinas para o educador, pois é dela que se dá o funcionamento e a estrutura das instituições educacionais. Através dela a educação vem a se fundir na vida social fazendo com que essas relações venham ser compreendidas.

Ela também estuda diversos fenômenos educacionais vejamos alguns exemplos:

• Processo social global = a em toda sociedade pois, é impossível viver sem se relacionar.

• Sistema escolar = é o conjunto de uma rede escolar e sua estrutura de sustentação sendo parte do sistema social mais global.

• Unidade sociológica = a sala de aula vista como subgrupo de ensino.

A Sociologia da educação abrange o estudo dos processos e das influencias sociais envolvidas nas atividades educacionais. No entanto a Sociologia permite que o aluno venha estar ainda mais antenado sobre os assuntos sociais, explicando assim a influencia da escola no comportamento e na personalidade dos alunos que permite estudar os padrões de interação entre as escolas os demais grupos sociais. Ela também contribui muito para socialização infantil, desenvolvendo analises que é conhecida por “instâncias socializadoras” onde é focada inteiramente na família e na instituição escolar.

Onde as amizades e interações entre pares são importantes nesse processo, mais por outro lado elas são tratadas a partir da perspectiva psicológica que trabalha com o desenvolvimento de cognitivas infantil.

Como o jogo que é visto de uma maneira de se socializar com as teorias das ações sociais trazendo consigo as maneiras das análises sociológicas, fazendo com que as crianças venham se interagirem umas com as outras.

Com tudo isso a Sociologia vem para ajudar a escola e o professor a entender os desafios colocados de sua realidade social que possibilita ao aluno em fazer com que seus conhecimentos possam crescer cada vez mais.

1.2 Sociologias e suas contribuições para a educação.

A Sociologia da Educação é a vertente da Sociologia que estuda a realidade socioeducacional. Sendo assim ela oportuniza aos seus pesquisadores compreender que a educação se dá no contexto de uma sociedade. Também nos faz compreender e caracterizar a inter-relação ser humano/sociedade/educação, à luz de diferentes teorias sociológicas.

A sociologia permite entender melhor a função da educação e sua relação com a sociedade e a cultura. Mas o que é sociedade? Sociedade é o conjunto de pessoas que compartilham propósitos, preocupações e costumes, e que interagem entre si constituindo uma comunidade ou, ainda, o conjunto de seres humanos no sentido de pessoas convivendo em grupo o que, neste caso, faz da sociedade um objeto de estudo da sociologia. Toda sociedade possui seus mecanismos próprios, ou seja, possui um sistema familiar, um sistema cultural com suas normas (o que deve ser obedecido, quem deve ser respeitado), hábitos e costumes. Neste sentido, a sociologia preocupa-se com a dinâmica das sociedades.

Auguste Comte foi a primeira pessoa que usou esse termo o qual designou a sociologia como ciência da sociedade. Depois de Comte, veio Émille Durkheim, Karl Marx e Max Weber. Podemos dizer que a sociologia é uma ciência que não reduz a estudar os fenômenos sociais, mas também procura entender os processos e estruturas que contribuem para o funcionamento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.2 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com