TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância Do Departamento Pessoal E Suas Funções Na Empresa

Casos: A Importância Do Departamento Pessoal E Suas Funções Na Empresa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/11/2014  •  395 Palavras (2 Páginas)  •  426 Visualizações

Página 1 de 2

O departamento pessoal é imprescindível para o bom funcionamento da empresa sabendo que é responsável pela organização e manutenção do arquivo que contém toda a documentação, expedida durante a realização das rotinas, exigidas pelo governo. Além do cumprimento das normas de higiene e segurança do trabalho, atendimento da fiscalização trabalhista e da justiça do trabalho.

Tem a função de mostrar para o colaborador que a empresa em que ele desenvolve suas atividades é um local organizado e estruturado, estando assim este departamento apto aaguçar para a empresa quando um colaborador está se destacando ou quando precisa ser ajudado ou mais capacitado.

Em empresas de pequeno porte, a prática do departamento pessoal é feita por escritórios de contabilidade. Este setor tem como suas responsabilidades, admitir, treinar, desenvolver, motivar, orientar e fazer o desligamento de funcionários, dentre outras.

O processo de admissão, por exemplo, é dividido em etapas. Primeiramente ocorre a abertura de vagas, a definição do perfil do candidato, definiçãoda melhor forma de divulgar a vaga. Em seguida, acontece a recepção dos currículos para a análise e seleção dos candidatos.

O departamento pessoal, também é responsável por integrar os novos colaboradores à empresa logo após sua admissão, treinando, supervisionando, acompanhando e tirando esclarecendo eventuais duvidas.

É ele o setor responsável por controlar a presença dos colaboradores, calcular salários, impostos, benefícios, folha de pagamento, de acordo com a legislação trabalhista.

Existem empresas que tem a visão na modernidade, uma tendência do mundo corporativista é a valorização das pessoas, isso está associado ao Departamento de Recursos Humanos, pois é este que vai cuidar da idoneidade da empresa frente aos seus colaboradores e a estes o seus direitos frente à empresa.

Estas empresas estão preocupadas com o futuro e para isso investem no presente de forma criativa, porém constante; se distinguindo das demais e obtendo resultados promissores.

Investir em departamento pessoal não significa ter um departamento direcionado apenas à admissões, demissões, treinamentos, recrutamentos, avaliações, visto que em algumas empresas não se tem grande fluxo de pessoal. A empresa pode por exemplo, investir em Recursos Humanos tendo como base um plano de carreira, em que o colaborador possa participar e crescer junto com a empresa.

O Profissional de Recursos Humanos diferencia-se por desenvolver uma postura de liderança autorizada perante sua equipe, onde os colaboradores o recorrem tendo a convicção de que realmente ele saberá o que fazer, e não como uma autoridade que somente quer as atividades realizadas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com