TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância Dos Processos Seletivos Para As Empresas. Passo 1

Ensaios: A Importância Dos Processos Seletivos Para As Empresas. Passo 1. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/3/2014  •  500 Palavras (2 Páginas)  •  424 Visualizações

Página 1 de 2

A importância dos processos seletivos para as empresas.

Passo 1

O Recrutamento depende de técnicas e procedimentos para atrair candidatos qualificados e capazes de ocupar cargos de uma organização. Objetivando um sistema de formação, na qual a organização divulga ao mercado de recursos humanos oportunidades de emprego que oferece. Esse processo requer muitas etapas e planejamento. As fontes de recrutamento podem ser feitas interna ou externamente dentro de uma organização. Segue alguns exemplos de recrutamento: recomendação ou indicação de empregados; ex-empregados; anúncios em jornais ou revistas; sites corporativos ou de empregos; escolas e universidades; sindicatos e associações de classe; caçadores de talentos – headlunters e etc.

Já o termo “atração”, visa mudanças em buscar profissionais no mercado de trabalho. Algumas organizações investem para aperfeiçoar seus procedimentos. Este processo de seleção seria de “duas mãos”, ou seja, a empresa escolhe e é escolhida. Pesquisas Brasileiras mostram que se a organização demonstra interesse no seu empregado, no aspecto de propor mudanças, tanto organizacional, como plano de carreira, poder ter liberdade de ação, compreende-se que o interesse do mesmo acaba sendo mais pra esse lado do que propriamente pela remuneração. Todas as organizações que buscam profissionais capazes e competentes de atuarem em determinada função, devem cuidar de suas imagens. Isso influencia os conceitos que terão para o candidato potencial.

Buscar profissionais novos no mercado de trabalho, também pode acarretar em conhecimento para a empresa, isso se falando de candidatos externos, aqueles que vêm de outras fontes. Estes devem obter informações precisas sobre a empresa a qual será entrevistado. Obtendo essas informações o candidato ganhará um ponto a mais para o processo seletivo. Antes de se fazer a entrevista o ideal é buscar informações da empresa, na qual hoje você pode obter pela internet que é um meio amplo de informação. As próprias empresas buscam informações de seus candidatos pela internet, através de redes sociais e etc.

Existem 03 maneiras de recrutamento, o interno, o externo e por último o misto. O Recrutamento Interno é aquele que consiste em aproveitar o profissional que trabalha já na empresa, e que demonstra domínios que podem ser utilizados em alguma área. O Recrutamento Externo é aonde empresas buscam por meios de consultorias de RH, cartazes em Universidades, anúncios em jornais, revistas etc. E por último o Recrutamento Misto, que consiste nas duas modalidades mostradas acima, o interno e externo. Ou seja, é uma forma em que a empresa busca candidatos dentro ou fora dela, mesclando as formas de divulgação de vagas e captação de candidatos.

As ferramentas para divulgação de vagas em aberto, são de muita importância. Os profissionais de RH tem que ter um conhecimento amplo e distinguir estratégias eficazes de divulgação de vagas. Hoje os meios são variados, tanto virtualmente falando, como impresso num mural de uma faculdade por exemplo.

Todo processo de seleção de candidatos, deve ser bem elaborado e planejado, para que depois haja preocupações da empresa de ter contratado um candidato que não estava apto ao cargo. Isso geraria transtorno pra ambas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com