TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Influencia Da Midia No Tribunal Do Juri

Artigo: A Influencia Da Midia No Tribunal Do Juri. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/9/2013  •  310 Palavras (2 Páginas)  •  738 Visualizações

Página 1 de 2

1 INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem como objetivo analisar a influência que a pressão da mídia exerce sobre as decisões do Tribunal do Júri e do Juiz Penal. Demonstra que podem ser influenciados e sua opinião pode ser manipulada, como seres humanos que são, pelos meios de comunicação social de forma consciente ou inconsciente. Também falará sobre o Tribunal do Júri que muitas vezes, assim como o Juiz Penal, formam previamente sua opinião influenciados pela mídia ou por sua consciência. Para tanto, utilizaremos dois grandes casos de homicídio que demonstraram comoção nacional intensa, confirmando que a influência da mídia põe em risco a imparcialidade dos juízos de valores.

O primeiro é o caso Isabella de Oliveira Nardoni, de cinco anos de idade, jogada do sexto andar do Edifício London, por seu pai, Alexandre Nardoni e sua madrasta Ana Carolina Jatobá. O segundo é o caso da advogada Mércia Nakashima, assassinada por seu namorado e ex sócio, o advogado e ex policial militar, Mizael Bispo de Souza, primeiro júri popular a ser transmitido ao vivo via TV, rádio e internet no Brasil.

Os referidos crimes são contagiados de grande valor moral e ético pela sociedade que naturalmente se comove quando do seu acontecimento. Sem duvidas a sociedade ao se sensibilizar com o fato-crime tenta buscar o mais rapidamente explicações para o ocorrido.

O que não podemos, antes de tudo, é confundir opinião pública com clamor público, visto que este se manifesta em forma de paixão, onde a sociedade está ávida por vingança, elegendo sempre um responsável e deleitando-se com sua humilhação pública. Este sentimento é perigoso porque pode influir não só na opinião dos agentes do Ministério Público, mas também dos juízes e possíveis componentes do Tribunal do Júri, alterando seus juízos de valor e confundindo-os no momento de se fazer justiça com a imparcialidade necessária, como nos lembra Barosio citado por Sanguini

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com