TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Interaçao Dos Agentes Economicos

Casos: A Interaçao Dos Agentes Economicos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/3/2014  •  2.395 Palavras (10 Páginas)  •  1.112 Visualizações

Página 1 de 10

A Interação dos Agentes Econômicos

ROSSETI (2007, p. 168-183).

1 – A interação dos agentes econômicos fundamenta-se em dois fatores: a diversidade das necessidades humanas e a diversidade das capacidades pessoais. Mostre como esses fatores levaram à especialização, à divisão do trabalho e às trocas. E relate os benefícios dai decorrentes.

Desde tempos imemoriais, as necessidades dos homens já eram diversificadas. E com o aumento demográfico e a necessidade de proteção, provocaram a mudança da vida nômade para formas sedentárias de organização social, onde exigiu a diversificação de bens e serviços. E assim, passou a se exigir capacitações diferenciadas (guerreiros, agricultores, artesãos, sacerdotes). Dedicando-se preponderantemente a uma das atividades e satisfazendo necessidades individuais e do grupo através de primitivos sistemas de trocas. Surgiram, assim, três importantes fatores de contribuição ao progresso econômico: especialização, divisão de trabalhos e as trocas. Através desse trinômio, possibilitou-se o aperfeiçoamento em todos os campos, e conduziu-se a formas mais eficientes e complexas de produção.

Através desse processo, obtiveram-se dois benefícios visíveis; sendo eles, Maior eficiência (Vocações naturais conduzem a vantagens recíprocas para troca),, e Ganho de escala (As grandes escalas resultam da divisão social do trabalho. No universo da produção, cada um faz a sua parte operando em grande escala e Diversificação).

2 – Conceitue o escambo e explique porque esse sistema de trocas exige os dois seguintes requisitos:

a) Existência de necessidades coincidentemente inversas entre os parceiros de troca;

b) Fixação das relações de valor entre os produtos envolvidos, para a efetivação das trocas – ou, mais simplesmente, fixação de relações de trocas.

Escambo é a troca direta, sem intervenção de um instrumento monetário. Era praticado regularmente nos primórdios da evolução econômica. Como ainda não haviam sido desenvolvidos instrumentos monetários, as trocas eram realizadas em espécie: produto por produto, produto por serviço, serviço por serviço.

No requisito de necessidades coincidentes inversas, era quando o produtor de “A” desejasse o produto “B”, deveria encontrar outro produtor com as necessidades inversas a sua, ou seja, produtor de “B”, querendo adquirir produto “A”. Além disso, haveria necessidade de que ambos chegassem a um acordo sobre a exata relação

3 – Para o funcionamento de um sistema de escambo em que estejam envolvidos 10 produtos, torna-se necessária a fixação de 45 relações de trocas; se o número de produtos diferentes aumentarem para 100, o número de relações de trocas que se torna necessário aumentará para 4.950. Explique as razões dessa escala progressiva e mostre por que ela representa um dos inconvenientes do escambo.

Devido à necessidade de realizar tantas trocas, decorrentes da diversidade de produtos, para satisfazer a todos. Assim, o escambo torna-se impraticável. Uma forma ineficiente e penosa se transação.

4 – O primitivismo do escambo é superado como emprego de mercadorias-moeda. A propósito dessa evolução, discuta os seguintes aspectos:

a) Características que as mercadorias-moeda devem reunir;

b) Motivo de ocorrência de grande variedade de mercadoria-moeda, em diferentes épocas e regiões;

c) Vantagens e benefícios sociais da utilização de mercadorias-moeda;

d) Principais problemas apresentados pelas mercadorias-moedas.

As mercadorias-moeda devem reunir as seguintes características: Relativamente raras (para que tivessem valor); Atendiam a necessidades essenciais e comuns (para serem aceitas sem

dificuldades ou restrições). Os usos e costumes é que definiram, assim, quais mercadorias, em cada época e região, seriam empregadas como instrumentos de troca. O gado exerceu essa função no mundo antigo. Esse o motivo pelo qual o gado, a riqueza e a moeda têm, na maioria dos idiomas, raízes comuns. Além do gado, muitas outras mercadorias serviram como moeda.

Entre elas, as mais citadas são o sal, o tabaco, as peles curtidas, os peixes secos, a lã, a seda, o açúcar. Na Guiné, durante largo espaço de tempo, os escravos, o algodão e o linho foram utilizados como mercadorias- moeda. No Norte da Europa, prevaleceram os peixes secos, além de gado, tecidos, manteiga. Nas Ilhas Britânicas prevaleceram o gado. Na Rússia, também, além, de peles de esquilo e de marta. No Canadá e na Virgínia, respectivamente, o tabaco e as peles foram mercadorias- moeda, durante a colonização. Na China, o chá, o sal e o arroz foram importantes mercadorias- moeda. Na Austrália, o rum, o trigo e as carnes-secas. Essas mesmas mercadorias, e ainda cereais, tabaco, madeira e gado, foram empregados como instrumentos de troca na época colonial nos Estados Unidos. Apesar da evolução apresentada pelo uso desses primeiros instrumentos monetários, nenhum deles preenchia as características essenciais exigidas da moeda.

Entre os principais problemas relacionados ao uso das primeiras mercadorias-moeda, ressaltam os relacionados à homogeneidade e divisibilidade. Essas mercadorias, na maior parte dos casos não eram homogêneas: o valor do gado varia em função da idade, da pureza e da raça e de características genéticas herdadas de cruzamentos; o valor do chá, do açúcar e mesmo da lã dependem de sua procedência e qualidade. Além disso, em muitos casos, as mercadorias- moedas apresentavam-se sob a forma de unidades indivisíveis, dificultando o pagamento exato das trocas efetuadas. Por fim, numerosas mercadorias-moeda eram perecíveis, dificultando o exercício de uma das mais importantes funções dos instrumentos monetários: a de servirem também como reservas de valor.

5 – Os inconvenientes decorrentes da utilização de mercadorias-moeda, como os cereais, gado, o sal, as fibras e outros produtos semelhantes, levaram os povos mais desenvolvidos a instituir SISTEMAS MONETÁRIOS BASEADOS EM METAIS. Justifique essa afirmação, destacando as vantagens da utilização dos metais (sobretudo os preciosos) para fins monetários.

Como Adam Smith registrou, os povos compreenderam que os metais, em sua maior parte, eram raros, duráveis, fracionáveis e homogêneos. E ainda apresentavam um grande valor

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.9 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com