TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Agentes Economicos

Monografias: Os Agentes Economicos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/2/2014  •  346 Palavras (2 Páginas)  •  467 Visualizações

Página 1 de 2

A atividade econômica caracteriza-se por uma grande produção de bens e serviços para que possa satisfazer as necessidades humanas. Os homens são os executores da produção. As atividades produtivas numa sociedade contemporânea realizam-se por meio de numerosas unidades de produção ou empresas.

Os setores econômicos são agrupados em três grandes setores, o setor primário abrange as atividades que se realizam próximas às bases dos recursos naturais, como atividades agrícolas e extrativas, o secundário inclui as atividades industriais e o terciário o de serviços.

A empresa é a unidade de produção básica. Contrata trabalho e compra fatores com o fim de fazer e vender bens e serviços. As empresas podem possuir diferentes naturezas jurídicas, podem ser individual ou social, que são subdivididas em Limitada, Sociedade Anônima e Cooperativa. A forma de organização empresarial mais comum é a sociedade anônima. O Capital da S.A está dividido em ações.

As famílias ou unidades familiares consomem bens e serviços, e oferecem seus recursos – fundamentalmente trabalho e capital – às empresas.

Ao longo do século XX, as funções públicas ampliaram-se e diversificaram-se em setores como saúde, educação e transportes. Com frequência, o setor público atua como empresário e oferece certo bens, os bens públicos. Bens públicos são bens proporcionados a todas as pessoas a um custo que não é maior que o necessário para fornecimento a uma só pessoa.

O setor público estabelece um marco jurídico-institucional no qual se desenvolve a atividade econômica. É responsável também pelo estabelecimento da política econômica.

Um índice de preços proporcioa uma medida adequada do nível médio de preços. Obtém-se dividindo o valor monetário de um conjunto de bens e serviços em um período dado de tempo, e seu valor monetário em um determinado período-base, multiplicando, ao final, o resultado por cem.

A variação percentual de uma variável, durante um período de tempo determinado, define-se como resultado da diferença entre o valor no instante de tempo considerado e o calor no instante de tempo inicial e multiplicado por 100.

A taxa de crescimento de uma variável é a taxa percentual por período em que aumenta ou diminui a referida variável.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com