TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Interação Dos Agentes Econômicos Rosseti

Trabalho Escolar: A Interação Dos Agentes Econômicos Rosseti. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/3/2014  •  1.387 Palavras (6 Páginas)  •  1.103 Visualizações

Página 1 de 6

A Interação dos Agentes Econômicos

ROSSETI (2007, p. 168-183).

1 – A interação dos agentes econômicos fundamenta-se em dois fatores: a diversidade das necessidades humanas e a diversidade das capacidades pessoais. Mostre como esses fatores levaram à especialização, à divisão do trabalho e às trocas. E relate os benefícios dai decorrentes.

R: a diversidade das necessidades humanas que conduz á organização de sistemas de trocas e a diversidade de capacitações das pessoas e nações , determinadas por heranças culturais ou por vocações naturais, que conduz á especialização e á divisão social do trabalho, a diversidade das necessidades os primeiros agrupamentos humanos , trocaram a vida nômade por formas mais sedentárias, exigiam suprimento de bens e serviços produtos destinados a alimentação e a proteção instrumentos para caça e pesca e também para a devesa do grupo quando ocorria invasões em seus territórios, o sistema de troca contribuía para atender as necessidades quando um individuo tem um produto x poderia troca ló por outro produto ele era utilizado por não haver moeda na época. Com a divisão do trabalho e da especialização os serviços produzidos pelos próprios produtores foi substituído por maquinas e com isso aumentou a produção, facilitando mais e mais as trocas.

2 – Conceitue o escambo e explique porque esse sistema de trocas exige os dois seguintes requisitos:

R: Escambo é a transação onde todas as partes envolvidas oferece um bem ou presta um serviço para receber o mesmo retorno do bem ou do serviço prestado sem envolver dinheiro por exemplo u comerciante trocando dois pacotes de arroz por um serviço prestado pelo jardineiro.

a) Existência de necessidades coincidentemente inversas entre os parceiros de troca;

R:ex : se um produtor de trigo necessita de lã, ele deve encontrar outro que dispõe de lã e deseja exatamente o trigo ao se encontrarem deverão chegar a um acordo sobre a relação de troca, expressão que significa a relação de troca, expressão que significa a relação de valor entre os produtos para a efetivação da troca , no caso quanto de lã será dado em troca de quanto de trigo .Isto ,considerando_ se apenas dois produtores e dois produtos. Mas, se existirem dez produtores, cada qual levando ao mercado um produto diferente dos demais , mas buscando, cada qual suprimentos de todos os outros nove além de se tornar mais, complexa a questão da coincidência, entre disponibilidades e necessidades o numero de relações de troca cresce.

b) Fixação das relações de valor entre os produtos envolvidos, para a efetivação das trocas – ou, mais simplesmente, fixação de relações de trocas.

R:” Há alguns anos, Mademoeselle Zélie , cantora do Théatre Lyrique de paris, deu um recetal nas ilhas Society, em toca de uma área de norma e de outros trechos , deveria caber –lhe a terça parte da receita , feitas as contas, verificou-se que lhe caberiam três perus , quarenta e quatro galinhas, cinco mil cocos, além de considerável , quantidade de cachos de bananas e centenas de limões e laranjas em Paris, a venda desses animais e frutas poderia ter proporcionado, uma receita de quatro mil francos ,mas nas ilhas Society, não existindo outras formas de moeda, Modemoiselle , foi forçada consumir uma parte , desses pagamentos em espécie , alimentando com o restante das frutas os próprios animais que havia recebido.

3 – Para o funcionamento de um sistema de escambo em que estejam envolvidos 10 produtos, torna-se necessária a fixação de 45 relações de trocas; se o número de produtos diferentes aumentar para 100, o número de relações de trocas que se torna necessário aumentará para 4.950. Explique as razões dessa escala progressiva e mostre por que ela representa um dos inconvenientes do escambo.

R: porque se a demanda do produto x sobe a demanda cai.

4 – O primitivismo do escambo é superado como emprego de mercadorias-moeda. A propósito dessa evolução, discuta os seguintes aspectos:

a) Características que as mercadorias-moeda devem reunir;

R:Serviu para facilitar o meio de trocas, mesmo não tendo todas as características exigidas da moeda, ela tinha aceitação geral e segura e poderia ser trocada pelos seus possuidores por quaisquer outros bens, ou serviços.

b) Motivo de ocorrência de grande variedade de mercadoria-moeda, em diferentes épocas e regiões;

definia pelos costumes e uso em cada região ou época utilização , o gado servia

c) Vantagens e benefícios sociais da utilização de mercadorias-moeda;

R: com a chegada da moeda os mercados ampliaram e o comércio evoluiu com seu emprego, a divisão social do trabalho e a especialização foram estimuladas , uma nova era caracterizada pela crescente intensificação das trocas indiretas entre os agentes econômicos . essas mercadorias ainda que não fossem diretamente , utilizada pelos que á recebia com , instrumentos de produção ou bens de consumo, tinham aceitação tao geral e segura que poderia ser tocadas por outros bens ou

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com