TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Interdisciplinaridade e Alfabetização Cientifica

Por:   •  26/9/2022  •  Resenha  •  1.816 Palavras (8 Páginas)  •  55 Visualizações

Página 1 de 8

Prezado(a) Aluno(a), nesta atividade você fará:

  1. Uma Resenha Crítica sobre o texto postado na plataforma – “Interdisciplinaridade e Alfabetização Científica: um ensaio sobre os dois lados da mesma moeda”;

De forma sucinta, Resenha Crítica é a apresentação do conteúdo de uma obra, acompanhada de uma avaliação crítica. Isto consiste em expor com clareza o conteúdo da obra, o propósito da obra e o método que segue para, em seguida, desenvolver uma apreciação crítica do seu conteúdo. Para a elaboração do comentário crítico, que pode ser feito em termos de concordância ou discordância, é fundamental levar em conta opiniões de outros autores e confrontá-las com as defendidas pelo autor. Se for o caso, também pode avaliá-la quanto ao resultado de sua prática experimental.

É importante lembrá-lo que a resenha crítica não é um mero resumo do texto ou ainda um fichamento.

A resenha deve possuir as qualidades de um texto escrito com qualidade, como: simplicidade, clareza, concisão, propriedade vocabular, precisão vocabular, objetividade e impessoalidade. Além disso, deve apresentar imparcialidade e discussão científica. No que se refere à imparcialidade, você deve julgar as ideias do artigo sem paixão, devendo posicionar-se criticamente como um juiz e apresentar tanto os aspectos positivos quanto os negativos do texto e do tema. Como todo trabalho acadêmico, a resenha deve ter uma análise científica, na medida que a análise precisa de dialogar com outros trabalhos e autores. Nesse sentido, a leitura e releitura do texto escolhido é essencial para a execução de uma boa Resenha, bem como a anotação de pontos principais e de perguntas que podem ser utilizados na confecção da mesma.

ESTRUTURA BÁSICA DA RESENHA CRÍTICA

 Capa

  Identificação da obra (dados bibliográficos do texto que você vai resenhar, divisão em capítulos ou seções, número de páginas do texto completo).

  Descrição da obra (resumo das ideias do autor: 3 a 5 parágrafos).

 Apreciação Crítica (opinião sobre o texto lido: argumente baseando-se em teorias de outros autores, fazendo comparações. Utilize, em média, 4 a 6 parágrafos, porém não há um limite estabelecido).

  Considerações Finais (você já leu, já resumiu e já deu sua opinião, agora é hora de analisar para quem o texto realmente é útil. Utilize elementos sociais e pedagógicos, baseie-se na idade, na escolaridade, na renda etc.). (3 a 5 parágrafos)

 Referências Bibliográficas. (coloque as referências que você se baseou para analisar criticamente o texto selecionado)

Resenha Crítica:

“Interdisciplinaridade e Alfabetização Científica: um ensaio sobre os dois lados da mesma moeda”.

Nuria Pons Vilardell Camas

Marcelo Lambach

 Fernando Roberto Amorim Souza

O artigo “Interdisciplinaridade e Alfabetização Científica: um ensaio sobre os dois lados da mesma moeda” foi publicado em 16 de abril de 2021, no Ensino em Revista, disponível em: http://doi.org/10.14393/ER-v28a2021-17, possuindo 23 páginas, tendo como autores: Nuria Pons Vilardell Camas, professora Assistente da Universidade Federal do Paraná, Doutora em Educação: Currículo, no eixo Tecnologias e Educação (2008) PUCSP, Mestre em Educação no Ensino Superior, no eixo Educação a Distância e Formação de Professores (2002) PUCCamp, possui graduação em Letras pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (1985), especialista em Leitura Crítica (UNESP – 2000); Marcelo Lambach que possui doutorado e mestrado em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina (PPGECT-UFSC), especialização em TIC na Educação (PUC-RJ), especialização em Educação de Jovens e Adultos (UFPR), graduação em Química Licenciatura (UFPR) e graduação em Química Industrial (PUC-PR). Atualmente é docente Adjunto pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná campus Curitiba (UTFPR) e docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica (PPGFCET). Editor da Revista ACTIO: Docência em Ciências desde 2016. Coordenador de Estágio Obrigatório da Licenciatura em Química. Coordenador de Área do PIBID - Subprojeto de Química Licenciatura. Conselheiro Titular do Conselho de Graduação e Educação Profissional (COGEP) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR, Coordenou o PPGFCET de 2016 a 2018 e o autor Fernando Roberto Amorim Souza, professor do Instituto Federal do Paraná (IFPR). Licenciado em Geografia pelo Centro de Ensino Superior de Arcoverde (PE) e graduando em psicologia; Especialista em Gestão Ambiental - UFLA e em neuro aprendizagem - FCV; Mestre em Gestão e Avaliação da Educação Pública - UFJF. É doutorando no Programa de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Além da docência (experiência em todos os níveis educacionais) atuou como gestor público, destaque para Secretário Municipal de Educação de Ribeira do Pombal (BA), Diretor-Geral do Departamento de Educação a Distância do IFPR e como coordenador do Programa Rede e-Tec Brasil do Ministério da Educação. públicas sociais.

Inicialmente os autores trazem uma reflexão sobre o conceito de interdisciplinaridade e alfabetização científica no contexto educacional, onde muitas das vezes ambos os conceitos são associados como sinônimos. Porém um dos pontos principais é exatamente propiciar elementos e informações de modo que ajudem os leitores a refletirem sobre cada conceito de maneira individual, gerando assim novos diálogos sobre os temas.

A partir de então, é explanado o que vem a ser a alfabetização cientifica, iniciando o tema com uma pontuação importante e relevante, ao buscar explicar que se trata do ensino da ciência escolar, sendo esta responsável por direcionar os docentes ao processo de alfabetização cientifica, com o intuito de alcançar a formação dos estudantes que consigam participar de maneira ativa, consciente e crítica na sociedade em que pertencem. Aludindo ao conceito de alfabetização definido por Freire (2011), como algo que abrange não só técnicas e palavras, mas a consciência crítica cultural e literária, de modo que seja entendido que não é somente o ato de ler e escrever, o indivíduo deve ser capaz de organizar logicamente seus pensamentos, tendo consciência dos mesmos. Sendo assim, o processo de Alfabetização Cientifica inicia-se na infância, quando simples questionamentos e curiosidades são despertadas e com isso passam a entender o porquê de coisas simples do dia a dia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.2 Kb)   pdf (87.8 Kb)   docx (12.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com