TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Interdisciplinaridade

Dissertações: Interdisciplinaridade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/4/2013  •  465 Palavras (2 Páginas)  •  933 Visualizações

Página 1 de 2

Práticas Interdisciplinares na Escola

De um modo geral, a Interdisciplinaridade significa ligação, é uma disciplina caminhando ao lado de outra, ideia de conjunto, mas, sem fragmentação.

Para ser implantada na prática, a Interdisciplinaridade, precisa com o auxílio de todos os envolvidos ultrapassarem alguns obstáculos, como:

*Formação muito específica dos docentes, que não são preparados na Universidade para trabalhar;

*Ausência de espaços e tempos nas Instituições para refletir, avaliar e implantar inovações educativas;

*O docente deve ter jogo de cintura, dedicação e despertar para que todos ao fim saiam ganhando no processo de ensino aprendizagem com a aplicação da Interdisciplinaridade na sala de aula.

Devido a várias pesquisas é revelado que as principais dificuldades em implantar práticas interdisciplinares, ou, projetos interdisciplinares são: a falta de tempo para se reunir com os colegas; pesquisar e se dedicar a leituras; a falta de conhecimento em relação aos conteúdos de outras disciplinas; as dificuldades de relacionamento com a administração escolar e ausência de coordenação pedagógica entre as ações docentes, além do desinteresse e indisciplina dos alunos.

A Interdisciplinaridade tem ideia norteada por eixos básicos: a interação, a humildade, a totalidade, o respeito pelo outro e é também marcado pelo sentimento de interação consciente, clara, objetiva e não apenas pela interação de todos os elementos do conhecimento.

A Interdisciplinaridade na escola busca além de conseguir unir disciplinas diferentes, constrói ligações entre elas que vão, sobretudo além dos conteúdos ensinado.

Portanto, o primeiro e principal passo para construir um trabalho de caráter interdisciplinar é o cultivo de um saber interdisciplinar, isto é, de uma cultura geral ampla pelos docentes que pretendam desenvolver este trabalho, superam barreiras, dificuldades e obstáculos, para alcançar este desafio possível, que é a Interdisciplinaridade.

Conceitos da Interdisciplinaridade

Interdisciplinaridade Heterogênea: Baseia-se na quantidade de informações contidas nas diversas disciplinas, combinando diferentes programas de aprendizagem.

Pseudo – Interdisciplinaridade: Estabelecido em torno de uma estrutura de união, uma espécie de “metadisciplina”.

Interdisciplinaridade Auxiliar: Consiste no fato de uma disciplina tomar o auxílio de outra, referente ao seu método ou seus procedimentos.

Interdisciplinaridade Compósita: Este tipo se trata de resolver os grandes problemas ocasionados pela sociedade. Entretanto nenhuma destas disciplinas entra numa real interação, cada uma com sua autonomia contribuem para o resultado.

Interdisciplinaridade Unificadora: Procede de uma harmonia dos estudos das disciplinas, havendo integração teórica e dos métodos correspondentes.

Interdisciplinaridade Segundo o PCN

Quando falamos de interdisciplinaridade no ensino, não podemos deixar de considerar a contribuição dos PCN. Uma análise desse assunto nos revela a opção por uma concepção instrumental

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com