TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Intradermoterapia na Gordura Localizada

Por:   •  17/6/2022  •  Resenha  •  715 Palavras (3 Páginas)  •  106 Visualizações

Página 1 de 3

CENTRO UNIVERSITÁRIO DA SERRA GAÚCHA

ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE ESTÉTICA

FARMACOLOGIA DOS INVASIVOS

Juliana da Silva Favero Dal Pozzo

RESENHA CRÍTICA

Identificação das alunas: Giovana Danieli Flores e Thalita de Favere

Tema: Intradermoterapia na Gordura Localizada

Data: 09 de janeiro de 2021

 

O estudo de Patrícia de Oliveira Ozores Barroso Rinaldi, intitulado “USO DE FORMULAÇÕES INJETÁVEIS NO TRATAMENTO DA GORDURA LOCALIZADA”, publicado na Revista Next Scientific, em 2019, teve por objetivo avaliar os resultados obtidos em 2 pacientes submetidos a sessões de intradermoterapia, com ativos medicamentosos no tratamento da gordura localizada.

Segundo a autora os conceitos de felicidade e sucesso estão associados a um corpo “perfeito” onde o principal vilão é o sobrepeso, que pode causar grande desconforto às pessoas, instigando-as a buscar procedimentos estéticos. Corroborando a isso, Poli e Capoani (2007) enfatizam que a modernidade avança progressivamente em todos os espaços da sociedade direcionando-se à busca por esses “corpos perfeitos”, as ações para suprir esta expectativa, que é determinada nos padrões de beleza, estão se tornando cada vez mais comum. Além disso, é evidente que as mulheres sentem esses efeitos muito mais que os homens. Contudo, com o avanço dos tempos, o embelezamento corporal ganha cada vez mais espaço entre o público masculino (MARCUZZO; PICH; DITTRICH, 2012).

Lofeu et. al. (2015) relata que o corpo humano possui capacidade limitada para armazenar carboidratos e proteínas, e a gordura contida no interior dos adipócitos representa o armazenamento de calorias nutricionais que excedem a utilização corporal. Dessa forma, a gordura localizada pode surgir e, com mais facilidade em regiões como flancos, abdômen, etc., levando ao incômodo estético visual, além de problemas de saúde.

Esse incômodo pode ser resolvido com recursos como a Intradermoterapia, que consiste em injeções intradérmicas de substâncias farmacológicas diluídas na área a ser tratada (SEVERO; VIERA, 2018).

O estudo caracterizou-se por uma pesquisa qualitativa, de caráter exploratório, por meio do estudo de caso de 2 pacientes (1 mulher e 1 homem) na faixa de idade de 30-40 anos com gordura localizada. Foram realizadas sessões semanais de intradermoterapia, sendo no total 4 sessões em cada paciente.

O paciente número 1 foi homem, fototipo IV, 43 anos de idade; utilizou-se a mescla de Gordura Localizada 1 da Next Pharma, que contêm na sua formulação: resveratrol, desoxicolato de sódio, sinetrol e cafeína.  Já o paciente número 2 foi mulher, fototipo V, 36 anos de idade; utilizou-se a mescla de Gordura Localizada 2 da Next Pharma, que contêm na sua formulação: desoxicolato de sódio, benzopirona, cafeína e l-carnitina.  

Como resultado e conclusão o artigo traz que houve uma redução significativa de todas as medidas dos pacientes de forma rápida e segura, obtendo assim um resultado positivo para o estudo, o que demonstra a relevância do tema abordado, visto que, até o momento existem poucas contribuições científicas na área da Estética referentes a esses assuntos. O ponto negativo foi a falta de uma discussão estruturada correlacionando os achados com outros artigos, além de mais informações sobre os ativos utilizados no procedimento, o que enriqueceria o embasamento teórico da técnica utilizada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (89.5 Kb)   docx (9.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com