TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Invençao Dos Direitos Humanos

Pesquisas Acadêmicas: A Invençao Dos Direitos Humanos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/6/2014  •  748 Palavras (3 Páginas)  •  1.238 Visualizações

Página 1 de 3

RESENHA: A INVENÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS

A obra em questão fala sobre os direitos humanos, explorando o tema em seu todo, inserido na sociedade moderna. Analisa os quesitos e aspectos históricos dos direitos fundamentais, das revoluções, da Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão e trazendo então a idéia de Direitos Humanos Fundamentais.

A Autora traz a controvérsia de que mesmo sendo uma concepção que vem perdurando desde o século XVIII, o simples fato de terem sido declarados, não é o suficiente para serem respeitados, sendo preciso uma longa e árdua estrada pela frente para que haja a conscientização que tais Direitos só vêem para melhorar o cotidiano de quem convive em sociedade.

O livro é dividido em cinco capítulos: Torrentes de emoções- Lendo romances e imaginando a igualdade, Ossos dos seus ossos- Abolindo a tortura, Eles deram um grande exemplo- Declarando os direitos, Isso não terminará nunca- As conseqüências das declarações, A força maleável da humanidade- Porque os direitos humanos fracassaram a princípio, mas tiveram sucesso no longo prazo.

No primeiro capítulo (Torrentes de emoções- Lendo romances e imaginando a igualdade), faz alusão aos romances como sendo um bom começo para se entender e “gostar” dos Direitos humanos. Cita o exemplo de Jean-Jaques Rousseau com sua obra “Júlia ou A nova Heloísa (1761)”, mostra a semelhança, igualdade entre os seres humanos, que apesar de se diferenciarem por questões físicas, se igualam quando o assunto é sentimentos, sensações, intimidades, e, assim se abordava melhor o assunto dos Direitos humanos, que na época ainda não tinha seu espaço por plenitude total, era por meio de mensagens embutidas, onde a necessidade da indagação era precisa que se passava o assunto.

O segundo capítulo (Ossos dos seus ossos- Abolindo a tortura), trata sobre o delicado um delicado assunto, a tortura, algo que desde os primórdios vem assombrando a humanidade, mesmo que nos dias atuais seja menos visíveis, ainda é real e muito! Mostra que no século XVIII a tortura era feita pelo Estado para fins de se obter informações e que hoje a repulsa sobre esse ato já é grande, porém ainda não o extinguiu.

Aborda no Terceiro e Quarto capítulos (Eles deram um grande exemplo- Declarando os direitos e Isso não terminará nunca- As conseqüências das declarações) os movimentos e as conseqüências dos mesmos que trouxeram a tona uma ótica de melhor análise sobre os direitos humanos. Traça uma linha que esboça desde o começo a idéia da concepção dos direitos humanos. A Declaração da Independência Norte-Americana foi o começo sobre as primeiras compreensões sobre dos direitos humanos, escrito por Thomas Jefferson, em 1776, trazia a idéia do direito a Vida, a Liberdade e a busca da Felicidade. Em 1789 Thomas Jefferson junto com o Marquês de Lafayette fizeram uma declaração francesa, chamada Declaração do Homem e do Cidadão, trazendo os direitos inalienáveis e sagrados do homem, uma soberania que o homem jamais havia conquistado. Essa nascente desencadeou vários acontecimentos, como: a concessão dos direitos civis em 1792, a emancipação dos escravos na França em 1794, os britânicos aboliram a escravidão em suas colônias em 1833, e, um dos grandes marcos na história, com o avanço do reconhecimento de direitos ao gênero feminino,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com