TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A LOGISTICA INTERNACIONAL

Por:   •  13/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  563 Palavras (3 Páginas)  •  1.381 Visualizações

Página 1 de 3

Aluna:

Universidade Veiga de Almeida

Matricula:

LOGISTICA INTERNACIONAL

  1. Escolher algum tipo de produto, comentando aspectos de custo e risco e eleger o modal de transporte a ser utilizado, informando o terminal de origem, no exterior, e o de destino, no Brasil.  
  2. Enquadrar a importação em algum regime aduaneiro especial e destinar a mercadoria a algum modelo de armazenagem alfandegada. 

Produto Escolhido: Guarda-chuva

Pais de Origem: China – Ningbo

Pais de Destino: Brasil – Rio de Janeiro

Tipo de Modal: Aéreo

A empresa Wolpi´s comercial importadora, voltada à importação de produtos inovadores,tem como objetivo a importação de Guarda-chuva mini com proteção ,utilizado em bolsas . Este produto evita carregar algo grande pelas ruas ou se aborrecer por ter um guarda chuva que cabe na bolsa mas não protege direito da chuva,alem do mais,possui uma espécie de capa impermeável que evita que o guarda chuva molhe bolsas ao ser guardado ou fique pinçando após ser utilizado..

Muitas empresas nacionais não conseguem reduzir seus custos e fabricar os mesmo produtos com preços iguais ou inferiores ao das indústrias estrangeiras, principalmente as asiáticas que fabricam produtos em grande escala a baixíssimo custo. Para resolver esse problema, as empresas nacionais acabam investindo em importações, o que às vezes também encarece a mercadoria que será vendida. Por isso, decidimos  investir  em produtos personalizados, diferentes, que ainda não chegaram a existir no Brasil, para que assim, o cliente aceite pagar o preço mais elevado.

Toda importação que entra no Brasil, deve ser registrada no Siscomex. Em alguns casos, existe a necessidade de licenciamentos prévios especiais, tendo que ser anuído por órgãos governamentais específicos para cada área de atuação. Ex.: produtos alimentícios (ANVISA); Maquinários (ABIMAQ); Produtos florestais (IBAMA- MAPA). No caso especifico de nosso produto proposto (guarda-chuva), não existe a necessidade de autorizações previas para realizar importação.

Nosso investimento inicial seria de 1.000 peças, com um transit time de aproximadamente 45 dias. Esperamos lucrar 100% do valor investido, que será reaplicado através de uma nova aquisição, dessa vez com o dobro da quantidade inicial.

Optamos por utilizar o Incoterm EX-WORKS e o modal aéreo por ser mais rápido, e sendo a retirada por nossa responsabilidade após a mercadoria estar disponibilizada, assumindo assim todos os custos e riscos envolvidos na operação. A urgência no recebimento do produto neste caso é devido a pequena quantidade inicial para começarmos a distribuição local e verificarmos a aceitação de nosso produto no mercado.

Quando a mercadoria chega ao Brasil é necessário fazer a sua nacionalização, ou seja, o desembaraço, que é a liberação da mercadoria junto à Receita Federal para sua retirada do recinto alfandegário (porto, aeroporto, porto seco, etc.). Neste momento são pagos os tributos federais e estaduais, e a mercadoria pode passar por fiscalização física e documental. O processo de desembaraço é feito por um despachante aduaneiro credenciado na receita federal. Em seqüência, é feito o despacho, um procedimento pelo qual é processado o desembaraço das mercadorias. Nesta etapa também é verificada a exatidão dos dados declarados sobre a mercadoria importada. É um procedimento obrigatório para toda a mercadoria que ingresse no país, em caráter definitivo ou não. Como ferramenta utiliza-se o SISCOMEX - Sistema Integrado de Comércio Exterior.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (78 Kb)   docx (297.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com