TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A LOGÍSTICA COMO FERRAMENTA DE DIFERENCIAÇÃO PARA O COMÉRCIO B2C NO BRASIL NA BUSCA DA SATISFAÇÃO DO CLIENTE

Pesquisas Acadêmicas: A LOGÍSTICA COMO FERRAMENTA DE DIFERENCIAÇÃO PARA O COMÉRCIO B2C NO BRASIL NA BUSCA DA SATISFAÇÃO DO CLIENTE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/9/2014  •  2.783 Palavras (12 Páginas)  •  448 Visualizações

Página 1 de 12

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO TOCANTINS

CAMPUS PORTO NACIONAL

GLEISON LOPES DE MACEDO

A LOGÍSTICA COMO FERRAMENTA DE DIFERENCIAÇÃO PARA O COMÉRCIO B2C NO BRASIL NA BUSCA DA SATISFAÇÃO DO CLIENTE

PORTO NACIONAL-TO

2013

GLEISON LOPES DE MACEDO

A LOGÍSTICA COMO FERRAMENTA DE DIFERENCIAÇÃO PARA O COMÉRCIO B2C NO BRASIL NA BUSCA DA SATISFAÇÃO DO CLIENTE

Projeto de pesquisa apresentado ao Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Estado do Tocantins - Campus de Porto Nacional, como requisito para aprovação na Unidade Curricular de Projeto (TCC- Projeto), ministrado pela Professora Mestre Gisláne Barbosa

PORTO NACIONAL-TO

2013

SUMÁRIO

1.0 INTRODUÇÃO 4

1.1 Tema 4

1.2 Delimitação do tema 4

1.3 Problema 4

1.4 OBJETIVOS DA PESQUISA 5

1.4.1 Objetivo geral 5

1.4.2 Objetivos específicos. 5

2.0 JUSTIFICATIVA 5

3.0 REFERENCIAL TEÓRICO 6

3.1 Evolução da logística 6

3.2 Comércio eletrônico 7

3.2.1 Comércio B2C no Brasil 8

3.3 Logística do comércio eletrônico 9

3.3.1 Desafios logísticos 11

3.3.1.1 Desafios no estoque 11

3.3.1.2 Desafios na entrega de mercadorias. 12

4.0 METODOLOGIA 13

5.0 CRONOGRAMA 13

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 14

1.0 INTRODUÇÃO

1.1 Tema

A logística como ferramenta de diferenciação para o comércio B2C.

1.2 Delimitação do tema

No inicio a internet surgiu como uma das formas das forças armadas norte-americanas de manter as comunicações em caso de ataques inimigos que destruíssem os meios convencionais de telecomunicações. Logo ela ganhou outros patamares e hoje é uma grande fonte de informação e interação entre pessoas.

Com o surgimento da internet, muitas transformações foram percebidas ao longo dos anos. Entre essas mudanças surgiu um novo modelo para a aquisição de mercadorias: o comércio eletrônico.

O comércio eletrônico ganhou força e se tornou principal meio de compras no mundo. Diante dessa realidade O mercado eletrônico é cada vez mais competitivo, os concorrentes, outrora internacionais agora podem estar bem ao seu lado, compartilhando as mesmas dificuldades e buscando incessantemente os mesmos objetivos. Portanto qualquer fator que gere vantagem competitiva tornou-se fundamental e definitivo para a prosperidade ou mesmo para a sobrevivência dos negócios virtuais. Surge então a necessidade de reduzir custos e ao mesmo tempo satisfazer seu cliente.

Neste contexto a logística é colocada como ferramenta chave para o sucesso das empresas eletrônicas. A logística teria o papel de reduzir custos através da gestão de estoque e armazenagem e aumentar o nível de serviço oferecido ao cliente atingindo seu objetivo máximo, de entregar o produto certo, na hora certa e no lugar certo.

1.3 Problema

Consumidores buscam cada vez mais comodidade e facilidade na execução da compra o que proporcionou um crescimento evolutivo do comércio eletrônico. Diante dessa realidade aumentou a dificuldade na previsão da demanda.

Sem conhecer qual será sua possível demanda um dos grandes problemas enfrentado pelas empresas virtuais em relação à satisfação do cliente é a disponibilidade do produto e a entrega eficiente dos mesmos. Nesse contexto o trabalho a ser elaborado terá como problemática a seguinte pergunta: como a gestão de estoque e de transporte eficiente pode ajudar as empresas integrantes do comercio B2C brasileiro a melhorar o nível de serviço ao cliente?

1.4 OBJETIVOS DA PESQUISA

1.4.1 Objetivo geral

Este trabalho terá por objetivo demonstrar como a gestão de estoque e de transporte gerenciada de maneira correta pode ajudar as empresas virtuais do comércio B2C no Brasil a melhorar o nível de serviço logístico prestado ao cliente.

1.4.2 Objetivos específicos.

 Descrever a logística e sua evolução;

 Descrever o comércio eletrônico apresentando o modelo B2C no Brasil;

 Descrever os principais desafios das empresas virtuais no gerenciamento do seu estoque e na entrega de seus produtos.

2.0 JUSTIFICATIVA

O comércio eletrônico tem constituído um novo e bem sucedido modelo de negócio a partir do crescimento da internet. A consolidação do comércio eletrônico especificamente o modelo B2C, demonstra a sua importância para a economia mundial. A logística também evolui muito desde que se integrou nas atividades produtivas das organizações. Hoje, ela busca a integração de todos os envolvidos na cadeia buscando atingir o seu objetivo máximo que é a satisfação do cliente final.

Especialmente no comércio B2C, com grande número de pedidos pequenos, a alta diversidade de itens à venda e a demanda instável a busca por diferencial competitivo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.3 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com