TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A MARY SHERIDAN

Por:   •  12/7/2020  •  Trabalho acadêmico  •  3.352 Palavras (14 Páginas)  •  1.357 Visualizações

Página 1 de 14

1. INTRODUÇÃO

O desenvolvimento psicomotor é um processo dinâmico e contínuo, sendo constante a ordem de aparecimento das diferentes funções. Contudo, a velocidade de passagem de um estádio a outro varia de uma criança para outra e, consequentemente, a idade de aparecimento de novas aquisições também difere.

As escalas de desenvolvimento e os testes servem como “padrão de referência da normalidade”, contribuindo para vigiar a saúde infantil e, ao mesmo tempo, motivar e encorajar os pais / educadores, que convivem e observam a criança no seu contexto natural, a levantarem questões e a participarem na promoção do desenvolvimento dos seus filhos. Este trabalho se propõe a apresentar a história de Mary Sheridan, sua trajetória e a sua Escala de avaliação do desenvolvimento.

2. DESENVOLVIMENTO

Mary Sheridan nasceu em 1899, a filha mais velha de um clinico geral

irlandês de Liverpool e enfermeira de distrito. Desde de cedo, demonstrou interesse em medicina e teve a sorte de obter uma bolsa de estudos na Faculdade de Medicina da Universidade de Liverpool, onde se formou com honras em 1923. Entre vários de seus ilustres contemporâneos estava o Dr. Henry Cohen de Birkenhead, que se tornou amiga e apoiadora de toda a vida. Após trabalhar em casa na enfermaria real de Liverpool e um breve período como assistente na clínica de seu pai, a Dra. Sheridan optou por seguir uma carreira em pediatria.

A Universidade de Liverpool foi uma das primeiras a admitir mulheres como

estudantes de medicina, no entanto o preconceito contra as mulheres médicas ainda era forte e isso alimentou o compromisso inicial do Dra. Sheridan com o feminismo. Ela iniciou sua carreira no emprego relativamente humilde de assistente de escola médica em Manchester. Aqui ela encontrou pela primeira vez a grave privação de saúde, moradia e educação de muitas crianças das áreas mais pobres da cidade. Ela ficou perturbada ao descobrir que a escolaridade dessas crianças estava sendo dificultada pelo diagnóstico tardio de problemas auditivos, de fala e visuais. Ela logo viu que, para poder reconhecer os primeiros sintomas e sinais dessas condições, era essencial familiarizar-se com o progresso do desenvolvimento na primeira infância e, mais particularmente, com a faixa de normalidade. Por experiência prática, ela descobriu que os testes aceitos de inteligência e amadurecimento das crianças eram, em muitos aspectos, inadequados. Isso a levou a descobrir por si mesma quais deveriam ser os parâmetros normais do desenvolvimento de uma criança em diferentes idades e qual a melhor forma de detectar condições de desvantagem nos estágios iniciais.

A Dra. Sheridan estava particularmente preocupado com o atraso da fala e

da linguagem na criança pequena e como isso foi afetado pela falta de audição. Para facilitar seu trabalho, ela se licenciou em Discurso e Drama da Royal Academy of Music. Ela sempre se interessou por literatura e teatro e se orgulhava de descender de Richard Brinsley Sheridan, o famoso dramaturgo do século XVIII. Encorajada por William Armstrong, diretor do teatro de repertórios de Liverpool, ela escreveu e se apresentou com sucesso uma série de peças: 'A Cidade dos Navios' (Liverpool e o tráfico de escravos), 'Senhorita Linley de Bath' (fuga de RB Sheridan com sua esposa), 'A Casa à Moor' (paróquia de Brontes e Haworth) e 'O sexo corajoso' (mulheres médicas e feminismo).

Ela continuou seu trabalho em Manchester durante a guerra, tornando-se

uma escola secundária MO e publicando uma série de artigos sobre atraso de fala e idioma. Sua experiência no campo da pediatria do desenvolvimento foi reconhecida pelo Dr. George Godber, mais tarde Diretor Médico da Inglaterra, e logo após a guerra ela foi convidada a ingressar no departamento de crianças do Ministério da Saúde. Aqui, ela continuou sua pesquisa e publicou: 'The Child's Hearing for Speech' (1948) e, em seguida, o trabalho seminal sobre desenvolvimento infantil pelo qual ela se tornaria famosa: 'Do nascimento aos cinco anos: progresso do desenvolvimento infantil'. Seguiram-se as publicações subsequentes 'Brincadeira na primeira infância: do nascimento aos seis anos', 'Brincadeira espontânea na primeira infância' e ' A criança deficiente e sua casa '. Estes foram ilustrados com desenhos baseados nas muitas fotografias que o Dr. Sheridan tirou de crianças em clínicas ou em jogo.

Para facilitar o diagnóstico precoce, a Dra. Sheridan desenvolveu a Escala de avaliação do desenvolvimento de Mary Sheridan que, de forma modificada, permaneceram em uso em clínicas e escolas de saúde infantil até o presente. Ela foi uma das primeiras defensoras da triagem de todos os bebês e crianças pequenas quanto a condições potencialmente prejudiciais e da criação de registros de 'risco'. Suas publicações sobre desenvolvimento infantil ainda são amplamente utilizadas para treinar médicos, enfermeiros e visitantes de saúde em clínicas e hospitais. Professora inspiradora, a Dra. Sheridan continuou sua vida profissional enfatizando a importância de observar a criança e registrar o que ela realmente faz, bem como a necessidade vital de ouvir as preocupações da mãe sobre o crescimento e o progresso da criança.

A Dra. Sheridan se aposentou do Departamento de Saúde em 1964, a

importância de seu trabalho ser reconhecido pelo prêmio de uma EFC. Ela continuou a pesquisa e palestras como consultora emérito em pediatria no Hospital Guys e no centro de Nuffield para fala e audição. Sua excelente contribuição para o campo da pediatria

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.3 Kb)   pdf (68.3 Kb)   docx (20.6 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com